Lista completa de Questões sobre Varas do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem em relação à justiça do trabalho, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal.
Caso um servidor público federal regido pela Lei n.º 8.112/1990, em exercício em tribunal regional eleitoral, tenha ajuizado reclamação trabalhista contra a União, com o objetivo de condená-la ao pagamento de gratificação suprimida de seus vencimentos, a ação deverá ser julgada por uma das varas da justiça do trabalho da capital onde se encontre o referido tribunal.
De acordo com a CLT, com relação à competência em razão do lugar, não estando o empregado viajante comercial subordinado a agência ou filial, mas à matriz da empresa empregadora será competente para apreciar reclamação trabalhista a Vara
onde está localizada a matriz ou qualquer uma das agências ou filiais da empresa.
do local da última prestação de serviços realizada pelo reclamante.
do domicílio do reclamante, apenas.
do local da primeira prestação de serviços realizada pelo reclamante.
do domicílio do empregado ou a localidade mais próxima.
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, a respeito da competência.
Na hipótese de estarem correndo em separado ações conexas perante juízes que tenham mesma competência territorial, considerar-se-á prevento o juiz do processo no qual, em primeiro lugar, tiver ocorrido a citação válida.
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT 23ª Região) - 2008
Determinada ação foi processada e julgada perante uma das Varas do Trabalho de Rondonópolis. Em grau recursal (Recurso de Revista), o C. TST acolheu a preliminar de incompetência material da Justiça do Trabalho e determinou a remessa dos autos à Justiça Comum Estadual. Neste caso, conforme entendimento do STF, é CORRETO afirmar:
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da organização, da jurisdição e da competência da Justiça do Trabalho, julgue os seguintes itens.
As varas do trabalho serão criadas por lei, com jurisdição exercida por juiz do trabalho, titular ou substituto, singularmente, mas, nas comarcas em cuja sede não houver vara do trabalho instalada, os juízes de direito exercerão a jurisdição trabalhista, com recurso de suas sentenças em matéria trabalhista para o respectivo TRT.
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir.
Às secretarias das varas do trabalho, sob a supervisão do respectivo diretor, são atribuídas, entre outras funções, a guarda e a movimentação dos processos judiciais, a secretaria das audiências, a expedição de certidões, mandados e alvarás e a subscrição dos atos não decisórios, conforme as ordens do respectivo juiz.
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da organização, da jurisdição e da competência da justiça do trabalho, julgue os seguintes itens.
Nas reclamações trabalhistas, a competência dos juízes do trabalho se define, em regra, pela coincidência da circunscrição judiciária da respectiva vara do trabalho com a localidade onde o empregado tenha prestado seus serviços, ainda que contratado em outro local ou no estrangeiro. Contudo, o juiz do trabalho que não tenha competência territorial pode processar e julgar a causa, se não for oposta exceção de incompetência territorial.
É competente para conhecer e julgar reclamação trabalhista ajuizada por empregado, que tem domicílio em Caruaru e foi contratado em Recife, tendo prestado serviços em Cabo de Santo Agostinho para instituição bancária, cuja matriz está situada em São Paulo, a Vara do Trabalho de
Direito Processual do Trabalho - Varas do Trabalho - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com o inc. III do art. 652 da CLT, compete as Varas do Trabalho conciliar e julgar os dissídios
envolvendo trabalhadores avulsos.
envolvendo trabalhadores eventuais
envolvendo trabalhadores eventuais e avulsos.
resultantes de contratos de empreitadas em que o empreiteiro seja operário ou artífice.
envolvendo trabalhadores autônomos, eventuais e avulsos
Nos processos trabalhistas em que for pleiteada a reintegração no emprego de dirigente sindical, a apreciação da medida liminar será competência do
Presidente do Tribunal.
Juiz da Vara do Trabalho.
Juiz Relator a quem tiver sido distribuído o processo.
Juiz Presidente da Turma do Tribunal.
Juiz da Justiça Federal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...