Lista completa de Questões de Direito Processual Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O direito ao silêncio do acusado e o valor da confissão harmonizam-se, segundo a sistemática atual do Código de Processo Penal, com fundamento nas seguintes regras:
o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, estabelecendo escala de preponderância para as provas periciais e verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão e nem poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
o silêncio, que não importará em confissão, não poderá ser interpretado em prejuízo da defesa, sendo ao juiz vedada qualquer alusão ao silêncio do acusado na sentença que venha a proferir.
o valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância, sendo que o silêncio do acusado não importará confissão, mas poderá constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.
o valor da confissão deverá ser compatibilizado exclusivamente com a prova colhida sob princípio do contraditório, sendo vedada qualquer alusão a eventual silêncio do réu na sentença condenatória.
o princípio constitucional da presunção de inocência impede que o juiz faça qualquer consideração na sentença a interrogatório e/ou confissão extrajudicial, não podendo nem mesmo tal circunstância interferir na sua livre apreciação das provas.
Direito Processual Penal - Ação Penal - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Em se tratando de procedimento de rito ordinário ou sumário é INCORRETO afirmar
A denúncia alternativa oferecida, apresentando duas versões contra o mesmo réu, deixando que uma delas prevaleça ao final, não pode ser considerada inepta para fins de sua rejeição liminar.
Verificado que o réu se oculta para não ser citado, o Oficial de Justiça certificará a ocorr ência e procederá a citação com hora certa, na forma estabelecida no Código de Processo Civil.
O Magistrado que presidiu a instruçãoaudiência, torna-se vinculado ao feito, devendo proferir a sentença, em homenagem ao princípio da identidade física do Juiz.
Recebida a denúncia e ofertada a resposta aos termos da acusação, sendo o Réu inimputável, o Juiz não poderá absolvê-lo sumariamente, ainda que verificada a exist ência manifesta de causa excludente de culpabilidade.
Direito Processual Penal - Ação Penal - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Marque a opção INCORRETA.
Tratando-se de ação penal de natureza privada, prevalecem as seguintes normas, princípios e fundamentos:
Da indivisibilidade.
Da indisponibilidade.
Da oportunidade.
Da conveniência.
No processo penal a defesa apresenta-se sob dois aspectos: defesa técnica e autodefesa. Há manifestação da autodefesa nos seguintes atos:
interrogatório, comparecimento no ato de produção de prova e possibilidade de recurso.
interrogatório, comparecimento à audiência de instrução e julgamento e possibilidade de recurso.
defesa preliminar, interrogatório e possibilidade de recurso.
defesa preliminar, interrogatório, comparecimento à audiência de instrução e julgamento.
defesa preliminar, interrogatório, comparecimento no ato de produção de prova e possibilidade de recurso.
Direito Processual Penal - Ação Penal - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a opção correta conforme dispõe o Decreto-Lei nº 3689/41.
O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado poderão requerer qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.
Nos atestados de antecedentes que lhes forem solicitados, a autoridade policial mencionará as anotações referentes a instauração de inquérito contra os requerentes.
Se o indiciado for menor, ser-lhe-á nomeado tutor pela autoridade policial.
A autoridade policial poderá mandar arquivar autos de inquérito.
Nos crimes em que couber ação pública, os autos do inquérito serão remetidos ao juízo competente, onde aguardarão a iniciativa do ofendido ou de seu representante legal, ou serão entregues ao requerente, se o pedir, mediante traslado.
Direito Processual Penal - Inquérito Policial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O inquérito policial não pode ser instaurado
de ofício, quando se tratar de ação penal pública incondicionada.
de ofício, quando se tratar de ação penal pública condicionada.
por requisição da autoridade competente.
pela lavratura do auto de prisão em flagrante
por provocação do ofendido, nas ações penais privadas.
Direito Processual Penal - Inquérito Policial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O arquivamento do inquérito policial pode ser
determinado de ofício pelo juiz.
promovido pelo delegado de polícia, caso não seja possível apurar a autoria do delito.
realizado pelo promotor de justiça, encaminhando-se os autos ao Conselho Superior do Ministério Público para homologação
requerido pelo promotor de justiça, mas fica sujeito ao controle do juiz.
determinado pelo promotor de justiça, não sendo necessária qualquer outra providência ulterior
É prova lícita
a interceptação telefônica determinada pela autoridade policial
a apreensão de carta particular no domicílio do indiciado, sem consentimento do morador
a confissão do indiciado obtida mediante grave ameaça por parte dos policiais
a busca pessoal, realizada sem mandado judicial, quando houver fundada suspeita de flagrante
a declaração do advogado do indiciado acerca de fatos de que teve ciência profissionalmente
Direito Processual Penal - Ação Penal - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
É certo afirmar:
I. O Processo Penal é regido por uma série de princípios e regras que outra coisa não representam senão postulados fundamentais da política processual penal de um Estado, podendo-se dentre eles citar: da verdade real; da legalidade; da oficialidade; da iniciativa das partes; da inadmissibilidade de provas admitidas por meios ilícitos; ne eat judex ultra petita partium (o juiz não pode dar mais do que foi pedido, não pode decidir sobre o que não foi solicitado); do favor rei.
II. A representação é irretratável após o oferecimento da denúncia. Portanto, até o oferecimento da denúncia pode ser retratada.
III. Sobre a aplicação da Lei Processual no Tempo, é correto afirmar que sendo a norma mista, terá aplicação imediata, independentemente da possibilidade ou não de se cindir as matérias.
IV. Do ponto de vista constitucional e processual é correto afirmar que a ação penal é de direito público, apesar de ser classificada subjetivamente como "pública" e "privada", sendo que a "pública" pode ser incondicionada ou condicionada.
Analisando as proposições, pode-se afirmar:
Somente as proposições I e IV estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições II e IV estão corretas.
Somente as proposições I e III estão corretas.
Acerca das perícias, julgue os itens a seguir, tendo como base o CPP e a CF.
I Quando não houver perito oficial para realizar perícia, duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica relacionada à natureza do exame, poderão fazê-la.
II As partes podem indicar assistente técnico, que atuará a partir de sua admissão pelo juiz e após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais, tendo acesso ao material probatório no ambiente do órgão oficial.
III No crime de homicídio, como a infração deixa vestígios, é necessário o exame de corpo de delito, podendo suprilo a prova testemunhal ou a confissão do acusado.
IV Na perícia grafotécnica, a pessoa a quem se atribua o escrito será intimada a comparecer e a autoridade mandará que escreva as palavras ditadas, sob pena de se não o fizer incorrer no crime de desobediência.
V O juiz fica adstrito ao laudo elaborado pelos peritos oficiais, não podendo rejeitar as conclusões apontadas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...