Lista completa de Questões sobre Ação Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São condições genéricas da ação penal:
Punibilidade concreta, tipicidade objetiva e legitimidade;
Representação do ofendido, tipicidade objetiva e legitimidade;
Punibilidade concreta, representação do ofendido e legitimidade;
Punibilidade concreta, tipicidade objetiva e representação do ofendido;
Todas as alternativas anteriores estão certas.
No dia 07 de julho de 2002, um Deputado Federal, por ciúmes, mata sua esposa no interior da residência do casal. Oferecida denúncia, é correto afirmar que:
Seu recebimento Independe de autorização de qualquer uma das Casas Legislativas Federais;
Seu recebimento, pelo S.T.F., depende de licença da Câmara Federal;
Seu recebimento, pelo S.T.J., depende de licença da Câmara Federal;
Seu recebimento, pelo S.T.F., depende de autorização do Congresso Nacional;
Seu recebimento, pelo S.T.J., depende de autorização do Congresso Nacional.
. Considere as seguintes afirmativas.
I- As omissões da denúncia, no processo comum, poderão ser supridas a todo o tempo, até o prazo do artigo 499 do CPP, último momento para serem requeridas diligências.
II- A nulidade da citação do réu, para comparecer ao interrogatório, deverá ser declarada mesmo que ele compareça ao ato.
III- Na ação penal pública, a nulidade da decisão condenatória de primeira instância poderá ser argüida nas contra-razões de recurso.
IV- Na ação penal privada, a nulidade por defeito de representação poderá ser sanada a todo tempo, inclusive após o transcurso do prazo decadencial, desde que já iniciada a ação.
V- No Tribunal do Júri, ocorrerá nulidade por ausência do quesito genérico sobre circunstâncias atenuantes, exceto se a pena for fixada no mínimo legal.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e IV.
Apenas I, II, III e IV.
Apenas I e V.
Apenas II, III e IV.
Apenas III e V.
Considere as seguintes afirmativas.
I- No processos de ação penal privada, o Ministério Público terá vista para a apresentação de alegações finais após o querelante.
II- O juiz, quando conclusos os autos para a sentença, somente poderá reabrir a instrução se houver pedido de alguma das partes, com a concordância da outra.
III- O Tribunal de Justiça poderá dar ao fato definição jurídica diversa da que constar da queixa ou da denúncia, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave.
IV- No processo comum, o Ministério Público, quando intimado da sentença absolutória por nota de expediente, terá o prazo recursal iniciado no dia útil seguinte ao da publicação no Diário Oficial.
V- A intimação da sentença condenatória poderá ser feita ao advogado constituído pelo réu, mesmo que este se encontre preso.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, II e IV.
Apenas I e III.
Apenas II, IV e V.
Nenhuma está correta.
A proposta de transação penal, ante os termos da Lei n.º 9.099/95, pode ser ofertada
pelo querelante, ou seu representante legal, nos crimes de ação penal privada.
pela vítima, ou seu representante legal, nos crimes de ação penal pública condicionada à representação.
pelo Promotor de Justiça, nos crimes de ação penal pública, condicionada à representação ou incondicionada, ou privada.
pelo Promotor de Justiça, somente nos crimes de ação penal pública, condicionada à representação ou incondicionada.
pelo Juiz de Direito, nos crimes de ação penal pública, condicionada ou incondicionada, ou privada.
Em hipótese de ação penal privada, de acordo com a Lei nº 9.099/95, a composição dos danos reduzida a escrito e homologada pelo Juiz de Direito acarreta
decadência do direito de representação.
decadência do direito de queixa.
perempção da ação penal.
renúncia do direito de queixa.
prescrição do direito de punir.
Marque a opção FALSA.
Considere os itens seguintes:
I. O prazo para oferecimento de queixa e representação nos crimes definidos na Lei de Imprensa segue a mesma regra indicada no Código de Processo Penal, ou seja, 6 (seis) meses a contar da data de ciência da autoria do fato. II. Para a concessão da progressão de regime deve-se observar a existência de alguns requisitos. Estes podem ser de natureza objetiva, como o cumprimento de pelo menos um sexto da pena no regime anterior e subjetivo, mais precisamente possuir bom comportamento carcerário. III. A lei de execução penal poderá ser aplicada aos presos provisórios no que couber, porém o chamado Regime Disciplinar Diferenciado não poderá ser aplicado, pois apresenta natureza sancionatória e só é aplicado àqueles que cumprem pena privativa de liberdade por condenação criminal transitada em julgado. IV. A forma de execução das penas restritivas de direito pode ser alterada pelo Juiz da execução penal, não podendo este modificar a pena originalmente imposta pelo Juízo que condenou definitivamente o réu. São corretos, apenas:Ainda acerca do processo penal, julgue os próximos itens. O funcionário público, ao ser acusado da prática de qualquer crime, terá o direito de, antes de ser recebida a denúncia ou queixa, apresentar defesa por escrito.
Ainda acerca do processo penal, julgue os próximos itens. O Ministério Público somente poderá desistir da ação penal antes da prolação da sentença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...