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Considera-se instaurado o litígio tributário, para os efeitos legais, com:
a apresentação, pelo interessado, de impugnação a Auto de Infração e Nota ou Notificação de Lançamento
a apresentação ao contribuinte, pela autoridade fazendária competente, do Termo de início da ação fiscal
a expedição, pelos Correios, de Notificação de Lançamento encaminhada ao contribuinte
a lavratura de Auto de Infração ou de Notificação de Lançamento
Com referência à propositura pelo contribuinte de ação judicial relativa à mesma matéria objeto do litígio administrativo, é correto afirmar que:
não afeta o trâmite da impugnação ou do recurso interposto na esfera administrativa
importa desistência da impugnação ou do recurso interposto na esfera administrativa
implica a suspensão do processo administrativo até o trânsito em julgado da decisão prolatada na ação judicial
implica a suspensão da impugnação, mas não afeta o trâmite do recurso interposto na esfera administrativa
Não se considera feita a intimação do contribuinte quando a decisão for:
comunicada pessoalmente
publicada em edital
enviada por e-mail
enviada por fax
Com relação ao início do Procedimento Prévio de Ofício, é correto afirmar que:
confere ao contribuinte a oportunidade de regularizar sua situação perante o fisco, sem que lhe seja aplicada qualquer penalidade, desde que o faça antes da conclusão da ação fiscal
ocorre com o comparecimento espontâneo do contribuinte à repartição pública competente, a fim de promover sua regularização de sua situação junto ao fisco
importa na indisponibilidade de bens do contribuinte até o término da ação fiscal
ocorre, entre outras hipóteses, pela lavratura de Notificação de Lançamento
As inexatidões materiais devidas a lapso manifesto, existentes na decisão de primeira instância:
poderão ser corrigidas de ofício ou a requerimento do interessado
deverão ser objeto apenas de recurso voluntário, interposto pelo contribuinte
deverão ser objeto apenas de recurso de ofício, interposto pela autoridade lançadora
poderão ser ignoradas quando do julgamento de eventual recurso, de ofício ou voluntário
Indique a opção incorreta.
A manutenção de um sistema de controle permanente de estoques é admitida para efeito de apuração dos resultados do exercício.
A escrituração do livro Diário pode ser substituída pela escrituração obrigatória do livro Razão.
A avaliação dos estoques pelo método do custo médio ponderado é aceita para efeito de apuração dos resultados do exercício.
Os créditos de impossível realização devem ser expurgados do Ativo.
A perda de valor dos recursos minerais explorados deve ser reconhecida através de registro em contas de exaustão.
Assinale com F ou V as assertivas abaixo, conforme sejam falsas ou verdadeiras e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) Entendido o processo administrativo genericamente como "instrumento indispensável para o exercício da função administrativa", no sentido amplo " de modo a abranger a série de atos preparatórios de uma decisão final da Administração", pode-se considerar que o processo administrativo tributário alcança os relativos a consulta sobre interpretação da legislação tributária e pedido de isenção.
( ) O processo administrativo tributário decorrente de auto de infração e de notificação de lançamento constitui uma revisão interna da legalidade do ato administrativo, como manifestação da função de autocontrole da Administração Pública.
( ) O processo administrativo tributário insere-se no sistema jurídico brasileiro como um processo com função jurisdicional.
V, V, F
V, V, V
F, V, F
F, F, V
F, V, V
A empresa ALFA foi notificada de lançamento por falta de recolhimento de contribuição social de competência do INSS. Dentro do prazo legal, impugnou a exigência, alegando que deixou de efetuar o recolhimento amparada em autorização judicial e instruiu sua impugnação com cópia da petição inicial de ação objetivando não ser compelida a recolher a contribuição por não se caracterizar como sujeito passivo, bem como da liminar concedida. Argumenta, ainda, que, mesmo que não estivesse amparada em medida judicial, o lançamento, tal qual formalizado, não poderia prosperar, pois padece de erros na sua quantificação (determinação errônea da base de cálculo), conforme demonstra. Nesse caso, a autoridade julgadora deverá:
Não tomar conhecimento da impugnação porque, ao ingressar na justiça, o contribuinte renunciou à via administrativa para discutir o lançamento, determinando o encaminhamento do crédito, sem julgamento, para a cobrança.
Não tomar conhecimento da impugnação no que se refere à matéria submetida ao judiciário e decidi-la quanto à determinação da base de cálculo.
Sustar o andamento do processo até que sobrevenha a decisão definitiva na esfera judicial e só então, se for o caso, encaminhar o crédito para cobrança.
Não tomar conhecimento da impugnação e julgar o processo normalmente, em todos seus aspectos, pois as instâncias administrativa e judicial são independentes.
Cancelar o lançamento, porque estando o contribuinte amparado por liminar, o crédito não poderia ter sido formalizado.
Assinale a afirmativa correta.
A decisão irrecorrível, no processo administrativo tributário, contrária ao sujeito passivo, faz coisa julgada, não podendo ser submetida à apreciação do Poder Judiciário.
Na contagem dos prazos no processo administrativo tributário excluem-se os dias em que não seja normal o expediente no órgão em que corra o processo.
Não havendo pedido de revisão do acórdão de Câmara de Julgamento do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), o trânsito em julgado administrativo da decisão ocorre com a ciência do sujeito passivo.
Não sendo feito o depósito para recurso, o INSS não pode apreciar sequer a matéria de fato nele alegada.
De acordo com o Decreto que rege o processo administrativo de consulta sobre a legislação tributária federal, estando o sujeito passivo com dúvidas a respeito de dispositivo da legislação aplicável a fato em relação ao qual tenha sido intimado a cumprir obrigação, a apresentação de consulta suspende o procedimento fiscal em curso até a solução final da consulta.
Em relação aos conflitos referentes a exigências de contribuição social de competência do INSS e considerando a natureza jurídica do processo administrativo tributário, assinale, a seguir, a assertiva incorreta.
O sujeito passivo tem o direito de discutir o conflito concomitantemente nas vias administrativa e judicial, desde que a propositura da ação judicial seja anterior ao lançamento.
O sujeito passivo pode discutir o conflito inicialmente na via administrativa para, posteriormente, dirigir-se à via judicial.
O sujeito passivo pode, se o desejar, discutir o conflito apenas na via administrativa ou apenas na via judicial.
Os conflitos entre o INSS e o sujeito passivo podem ser solucionados tanto no âmbito administrativo como na esfera judicial.
A propositura, pelo sujeito passivo, de ação judicial que tenha por objeto idêntico pedido sobre o qual trate o processo administrativo importa renúncia à discussão na via administrativa.
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