Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à legislação trabalhista, julgue os itens que se seguem.
Faltas ou ausências em decorrência de acidente de trabalho não podem ser consideradas para se recalcular o período de férias.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do contrato de trabalho, julgue os itens a seguir.
Por ser intuitu personae, inexiste contrato de trabalho em que o empregado seja pessoa jurídica.
Eduardo solicitou a sua demissão da empresa XCV, tendo em vista que lhe foi oferecida outra oportunidade de trabalho com salário superior ao que está recebendo. Neste caso, Eduardo
só poderá deixar de cumprir o aviso prévio se a empresa empregadora autorizar expressamente, não podendo sofrer qualquer desconto no pagamento de suas verbas rescisórias.
não poderá deixar de cumprir o aviso prévio, tendo em vista que o empregador necessita deste prazo para recompor o quadro de funcionários da empresa.
poderá deixar de cumprir o aviso prévio, mas não poderá sofrer qualquer desconto no pagamento de suas verbas rescisórias, sendo garantia social prevista na Carta Magna.
poderá deixar de cumprir o aviso prévio, mas o não cumprimento pode ensejar o desconto de até 30% do salário recebido pelo reclamante.
poderá deixar de cumprir o aviso prévio, mas o não cumprimento pode ensejar o desconto dos salários correspondentes ao prazo respectivo.
No que diz respeito à legislação trabalhista, julgue os itens que se seguem.
As faltas justificadas são consideradas, por lei, ausências legais, e, por esse motivo, não podem ser descontadas ao se calcular o período de férias.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
À luz da Constituição Federal de 1988, julgue os seguintes itens.
Prescreve em cinco anos o direito de ação do empregado quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.
A empresa FIGA celebrou contrato de experiência com Ana pelo prazo de 30 dias. Quando terminar o prazo contratado a empresa pretende prorrogar o referido contrato. Neste caso, a empresa
poderá prorrogar o contrato uma única vez pelo prazo máximo de 60 dias.
não poderá prorrogar o contrato sob pena de ser considerado o contrato por prazo indeterminado.
poderá prorrogar o contrato quantas vezes forem necessárias desde que obedeça o prazo máximo total de 120 dias.
poderá prorrogar o contrato uma única vez pelo prazo máximo de 90 dias.
poderá prorrogar o contrato quantas vezes forem necessárias desde que obedeça o prazo máximo total de 90 dias.
No que diz respeito à legislação trabalhista, julgue os itens que se seguem.
Um empregado que ainda não tenha completado um ano de serviço, caso seja dispensado sem justa causa, não deverá receber qualquer valor a título de férias.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A Empresa Alfa e Ômega contratou Alfredo, com 17 anos de idade, para trabalhar como vigia noturno. A empregadora justificou a contratação no período noturno alegando que, dessa forma, não haveria choque com o horário escolar de Alfredo.
Na situação hipotética acima apresentada, o contrato
é válido, desde que tenha havido aceitação de Alfredo
é válido, pois não prejudica as atividades escolares de Alfredo.
não é válido, pois menores de 18 anos não podem trabalhar, em nenhuma hipótese.
não é válido, pois a Constituição Federal veda o trabalho de menores de 18 anos em jornada noturna.
Expirado normalmente o contrato, a empresa pagará ao safrista, a título de indenização do tempo de serviço, importância correspondente a, em relação ao salário mensal,
1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias.
1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 20 (vinte) dias.
1/12 (um doze avos) por mês de serviço ou fração superior a 100 (cem) dias.
1/14 (um quatorze avos) por mês de serviço ou fração superior a 14 (quatorze) dias.
1/14 (um quatorze avos) por mês de serviço ou fração superior a 20 (vinte) dias.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A Empresa Mar Grande Ltda. convidou Antônio para trabalhar como auxiliar de serviços gerais. Ficaram acertadas previamente as condições de horário, salário e chefia. Porém, não foi anotada a carteira de trabalho de Antônio.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Constituem prova da existência do contrato de trabalho as anotações na carteira de trabalho, sem as quais não poderá ser caracterizado o vínculo.
Antônio não poderá pleitear o vínculo com a Empresa Mar Grande, pois foi omisso e sequer assinou um contrato de trabalho com a empresa.
A CLT admite a existência de contrato tácito ou expresso, de forma que Antônio pode buscar o reconhecimento do vínculo, independentemente de anotações na carteira de trabalho, desde que prove a existência de subordinação, pagamento de salário e permanência.
Para que a empresa Mar Grande seja vitoriosa em eventual ação judicial movida por Antônio, pleiteando vínculo empregatício, basta que alegue a negativa do fornecimento da carteira de trabalho por parte de Antônio para as devidas anotações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...