Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. A pessoa jurídica Infalível Serviços Gerais Ltda. contratou Paulo para o cargo de torneiro mecânico. No contrato de trabalho estava previsto acordo de compensação de horas extraordinárias, em conformidade com convenção coletiva celebrada com a participação do sindicato da categoria. Nessa situação, sendo rescindido o contrato de trabalho de Paulo, as horas extraordinárias trabalhadas e não compensadas serão acrescidas ao valor total do aviso-prévio, como hora normal, para fins de indenização.
Dentre as hipóteses citadas a seguir, indique aquela que não autoriza o trabalhador a movimentar sua conta vinculada do FGTS.
Rescisão do contrato de trabalho de aposentado, por seu pedido, em razão de novo vinculo empregatício após a aposentadoria.
Suspensão total do trabalho avulso por período igual ou superior a 90 (noventa) dias, devidamente comprovada.
Aposentadoria concedida pela Previdência Social.
Extinção normal do contrato a termo.
Aquisição de equipamento destinado à atividade de natureza autônoma.
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada. A pessoa jurídica Êta encerrou suas atividades em virtude de instabilidade financeira em 15 de abril de 2005. Nesse caso, os empregados de Êta não têm direito ao aviso prévio.
Analise as afirmativas sobre a figura do empregador como sujeito do contrato de trabalho e assinale a alternativa correta.
I. Quando equipara ao empregador, para fins da relação de emprego, as instituições de beneficência, os profissionais liberais, as associações recreativas e instituições sem fins lucrativos, ao admitirem trabalhadores como empregados.
II. Como qualquer instituição assistencial, sem fins lucrativos, que possua trabalhadores enquadrados na condição de empregados.
III. Quando o Estado estrangeiro e os entes de direito público externo, como pessoas jurídicas de direito internacional cometam atos de gestão de natureza contratual ou correlata.
IV. Na hipótese de substituição de uma pessoa jurídica na exploração de concessão de serviço público, ainda que não caracterizada a sucessão de empregadores.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
Apenas as afirmativas III e IV estão erradas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas afirmativa V está errada.
O Enriquecimento de Cargo (ou ampliação de cargo) constitui uma forma de procurar contínua congruência entre o desenvolvimento profissional do ocupante do cargo e a natureza, as características, atribuições e responsabilidades desse cargo. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. Enriquecimento Vertical.
II. Enriquecimento Horizontal ou Lateral.
III. Enriquecimento Sistematizado.
Somente a afirmativa I está certa.
Somente a afirmativa I está certa.
Somente a afirmativa III está certa.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Somente as afirmativas I e III estão certas.
Nos casos de paralisação temporária ou definitiva do contrato de trabalho motivado por ato de autoridade municipal, estadual ou federal:
I. E pela promulgação da lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade empresarial, as verbas trabalhistas de natureza rescisória ficarão a cargo do governo responsável.
II. Não há que se falar em "factum principis" quando a ação do poder público visa resguardar o interesse maior da população, com prática de ato previsível no exercício do poder discricionário, a todo tempo passível de revogação por ato unilateral, como acontece na concessão de transporte público.
III. A ocorrência de força maior motivada por ato de autoridade pública faz parte do risco empresarial, não isentando, no entanto, o poder público das indenizações de natureza trabalhista, próprias da rescisão, na cessação da atividade empresarial.
IV. O Tribunal do Trabalho competente notificará a pessoa de direito público apontada pelo empregador como responsável pela paralisação do trabalho, para que, no prazo de trinta dias, alegue o que entender devido, passando a figurar no processo como denunciado a lide.
Apenas a afirmativa V está certa.
Apenas as afirmativas I e IV estão certas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas a afirmativa II está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Em relação à Descrição de Cargos e à Análise de Cargos é possível afirmar que:
I. a Descrição de Cargo se refere aos requisitos do cargo, às especificações do cargo, aos requisitos que serão exigidos do seu ocupante.
II. a Análise de Cargos se refere ao conteúdo do cargo, às tarefas ou atribuições que lhes são inerentes e, também, ao como, quando e onde executá-las.
III. são Métodos de Análise e Descrição de Cargos: Observação direta; Entrevista; Questionário; Métodos Mistos.
Somente a afirmativa I é certa.
Somente a afirmativa II é certa.
Somente a afirmativa III é certa.
Somente as afirmativas I e II estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
No tocante à exigibilidade, os Benefícios Sociais devidos ou concedidos pelas organizações, aos seus empregados, podem ser assim classificados:
I. vinculados, desvinculados ou impositivos.
II. espontâneos ou legais.
III. vinculados, impositivos e concessivos.
Somente a afirmativa I está certa.
Somente a afirmativa II está certa.
Somente a afirmativa III está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Os Benefícios Sociais devidos ou concedidos pelas organizações, aos seus empregados, quanto aos objetivos que lhes são inerentes podem ser assim classificados:
I. monetários e não monetários.
II. cumprimento de determinações legais de co-responsabilidade social.
III. assistenciais, recreativos e supletivos.
Somente a afirmativa I está certa.
Somente a afirmativa II está certa.
Somente a afirmativa III está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Direito Trabalho - Normas Especiais de Tutela do Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Acerca do contrato de trabalho, assinale a opção correta.
O grupo econômico é considerado empregador único, por isso não é possível o reconhecimento da coexistência de mais de um contrato de trabalho, mesmo em havendo ajuste em contrário, quando, na mesma jornada, o empregado prestar serviços para mais de uma empresa dele integrante.
Considerando o regime próprio a que é submetido o policial militar, mesmo que preenchidos os requisitos legais, não é viável o reconhecimento de vínculo de emprego com empresa privada, especialmente porque a concomitância de prestação de serviços pode dar ensejo a certa penalidade disciplinar.
Independentemente da permanência dos traços concernentes à subordinação jurídica, o empregado eleito para ocupar cargo de diretor tem o contrato de trabalho suspenso, motivo pelo qual não há cômputo do período em questão como tempo de serviço.
Desde que presentes os requisitos da pessoalidade, onerosidade, habitualidade e da subordinação jurídica, necessário se torna o reconhecimento da existência de vínculo de emprego em relação àquele que é nomeado para o exercício das funções de oficial de justiça ''ad hoc''.
As anotações apostas na Carteira de Trabalho e Previdência Social pelo empregador-contratante gozam de presunção relativa de veracidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...