Lista completa de Questões sobre Contrato Individual de Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Com relação à rescisão do contrato de trabalho, é correto afirmar, com fundamento na Consolidação das Leis do Trabalho:
Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, é incabível o pagamento de verbas indenizatórias.
No caso de rescisão do contrato de trabalho por morte de empregador, os empregados terão direito à percepção de verbas indenizatórias pela metade do valor integral.
O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização em face da prática de ato de improbidade, por parte de seu empregador, contra o Poder Público.
Ocorrendo motivo de força maior que determine a extinção da empresa, todos os empregados não terão direito à indenização pela rescisão contratual.
No caso de paralisação definitiva do trabalho motivada por ato de autoridade ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, o pagamento da indenização pela rescisão do contrato de trabalho dos empregados ficará a cargo do governo responsável.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho: A transferência do empregado pelo empregador para localidade diversa da que resultar o contrato de trabalho:
É sempre permitida ao empregador, desde que ocorra um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar esta situação.
É vedada para os empregados que exerçam cargos de confiança.
É sempre ilícita, mesmo nos casos de extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado, hipótese na qual deve ocorrer a rescisão do contrato sem justa causa.
É permitida nos casos de necessidade do serviço, hipótese na qual o empregador ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar esta situação.
Será custeada pelo empregado que receber pagamento suplementar não inferior a 25% da média salarial anteriormente percebida.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Pedro, que trabalhava como estoquista em uma distribuidora de alimentos, teve de afastar-se de seu emprego, em virtude de exigências do serviço militar. Uma semana após ter concluído a prestação desse encargo público, notificou seu empregador da intenção de retornar ao cargo do qual se afastara. Nessa situação, Pedro terá direito a retornar ao antigo cargo, sendo-lhe asseguradas todas as vantagens que foram atribuídas, durante o seu afastamento, à categoria a que pertencia.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética acerca do contrato individual de trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Pedro celebrou contrato de experiência por 60 dias com uma empresa de construção civil, findos os quais lhe foi proposta, e aceita, a prorrogação desse período por mais 30 dias. Nessa situação, atingido o termo final previsto e optando a empresa pela rescisão do contrato, não será devido o pagamento do aviso prévio.
Na hipótese em que o empregador alegar abandono de emprego, cabe ao
reclamante comprovar que foi efetivamente despedido.
Ministério Público verificar se há indícios do abandono.
empregado demonstrar que não abandonou o emprego.
juiz examinar a qual das partes caberá o ônus da prova.
empregador provar que se caracterizou o abandono.
Um empregado de empresa de financiamento trabalha no posto de atendimento recepcionando os interessados. Considerando a natureza de sua contratação, a alternativa que indica a carga horária diária e o adicional mínimo pelas horas extras é:
seis horas - 1/3 pelas horas extras
seis horas - 50% pelas horas extras
sete horas - 1/3 pelas horas extras
oito horas - 40% pelas horas extras
oito horas - 50% pelas horas extras
O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar não constituirá motivo para alteração do contrato de trabalho por parte do empregador. Mas, para que o empregado tenha direito a voltar a exercer o cargo do qual se afastou, é indispensável que a forma de notificação e o seu prazo máximo, em dias contados a partir da data em que se verificou a baixa, sejam:
telegrama - 30 dias
carta registrada - 15 dias
ofício do Ministério do Exército - 20 dias
citação do Ministério Público do Trabalho - 15 dias
aviso do sindicato profissional a que for filiado - 20 dias
O eletricitário, pela natureza da prestação diária de seu trabalho, tem direito à percepção do seguinte percentual de adicional de periculosidade e respectiva base de cálculo:
40% - salário contratual, incluído o adicional de horas extras
20% - totalidade das parcelas de natureza salarial
30% - totalidade das parcelas de natureza salarial
40% - salário contratual, excluídos os adicionais
Dentre outras possibilidades, a conta vinculada do FGTS poderá ser movimentada pelo trabalhador
a partir dos 65 anos de idade.
quando qualquer de seus dependentes for portador do vírus HIV.
quando despedido por justa causa.
por ocasião de seu casamento.
por ocasião de morte do cônjuge ou de dependente.
O contrato de experiência pode sera justado:
com duração máxima de um ano;
desconsiderando-se seu período de duração;
por qualquer período, desde que inferior a sessenta dias;
com duração máxima de noventa dias;
por prazo indeterminado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...