Lista completa de Questões sobre Férias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à concessão das férias, é INCORRETO afirmar:
O empregado estudante, menor de 18 anos, terá direito a fazer coincidir suas férias com as férias escolares.
Sempre que as férias forem concedidas após o prazo previsto em lei, o empregador pagará em dobro a respectiva remuneração.
A época da concessão das férias será a que melhor consulte os interesses do empregado.
A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 dias.
Somente em casos excepcionais as férias serão concedidas em 2 períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 dias corridos.
As férias anuais serão concedidas nos doze meses subsequentes ao período aquisitivo, sendo que as faltas injustificadas ocorridas nesse período de aquisição acarretam a diminuição da proporção dos dias de férias. Assim sendo, a Consolidação das Leis do Trabalho considera como faltas justificadas
até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento de cônjuge.
até 5 (cinco) dias consecutivos, em virtude de casamento.
por 2 (dois) dias, em cada 06 (seis) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
até 5 (cinco) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva.
por 7 (sete) dias, para o pai em caso de nascimento de filho.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho.
Segundo entendimento consolidado pelo TST, mesmo que concedidas as férias nos doze meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito, será devido o pagamento em dobro da remuneração de férias, incluído o terço constitucional, quando o empregador não efetuar o pagamento da remuneração das férias até dois dias antes do início do respectivo período de gozo.
No que se refere à remuneração do empregado, julgue os itens a seguir. As férias do empregado devem ser remuneradas em dobro caso sua concessão ultrapasse o período de doze meses subsequentes ao do período aquisitivo.
Luana, José e Linda são empregados da empresa PAR Ltda.. Entre o ano de 2012 e o ano de 2013, durante o período aquisitivo de férias, Luana deixou o seu emprego, mas foi readmitida 90 dias após a rescisão contratual; José permaneceu no gozo de licença, com percepção de salários, por 25 dias e Linda, em razão de problemas de saúde causados por cirrose hepática, percebeu da Previdência Social prestações de auxílio-doença por 4 meses descontínuos. Nestes casos, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
O empregado, no período aquisitivo de férias, faltou quatro dias seguidos em razão de falecimento da sua mãe, oito dias seguidos para celebrar seu casamento e de lua de mel, dois dias para doação voluntária de sangue. No período concessivo respectivo, ele terá direito a usufruir de
24 dias de férias.
30 dias de férias.
18 dias de férias.
16 dias de férias.
somente 15 dias de férias em razão do excesso de faltas.
No lojinha Xérox e companhia trabalham desde 2008 apenas duas empregadas, Loira e Linda, que são, respectivamente, mãe e filha. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, Loira e Linda
não terão direito de gozar férias no mesmo período, em razão do evidente prejuízo para o serviço.
terão direito de gozar férias no mesmo período uma vez que são membros da mesma família.
só terão direito de gozar férias no mesmo período quando completarem cinco anos de serviço para a mesma empresa.
só terão direito de gozar férias no mesmo período se Linda for estudante de ensino médio ou superior.
só terão direito de gozar férias no mesmo período se Loira possuir mais de sessenta anos de idade.
Todo empregado terá direito ao gozo de um período de férias
anual, sem prejuízo da remuneração, na proporção de trinta dias corridos, desde que tenha no máximo 10 faltas injustificadas, no período aquisitivo.
cuja época de concessão será a que melhor atender os interesses do trabalhador.
salvo se, no curso do período concessivo, tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente do trabalho ou de auxílio-doença por mais de seis meses, embora descontínuos.
devendo o pagamento da remuneração das férias ser efetuado até o 5º dia útil do mês subsequente.
podendo converter um terço do período de férias a que tiver direito, em abono pecuniário.
No que se refere às estabilidades provisórias, julgue os itens que se seguem à luz do entendimento sumulado pelo Tribunal Superior do Trabalho.
A indenização pelo não deferimento das férias no tempo oportuno deverá ser calculada com base na remuneração devida ao empregado na época em que este completou seu período aquisitivo.
Com referência a prescrição e decadência nas relações de trabalho, julgue os itens seguintes.
No que concerne às férias, a prescrição quinquenal, durante o vínculo empregatício, se inicia a partir do período aquisitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...