Lista completa de Questões sobre Normas Gerais de Tutela do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é obrigatória para:
o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, sem que haja caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.
o exercício de qualquer emprego, exceto de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.
o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.
o exercício de qualquer emprego, exceto de natureza rural, sem que haja caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.
apenas para o exercício da atividade rural.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social será emitida:
pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou, mediante convênio, pelos órgãos municipais da administração direta ou indireta.
pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou, mediante convênio, pelos órgãos federais, estaduais e municipais da administração direta ou indireta.
pelas Delegacias Regionais do Trabalho tão somente.
pelas Delegacias Regionais do Trabalho ou, mediante convênio, pelos órgãos estaduais da administração direta ou indireta.
pelas Agências dos Correios e Lotéricas credenciadas.
As Carteiras de Trabalho e Previdência Social serão entregues:
aos interessados pessoalmente, mediante recibo.
a qualquer pessoa, mediante recibo.
aos interessados pessoalmente, sem a necessidade de recibo.
a qualquer pessoa, sem a necessidade de recibo.
apenas ao procurador autorizado.
Assinale a alternativa incorreta.
É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social.
As anotações concernentes à remuneração devem especificar o salário, qualquer que seja sua forma e pagamento, seja ele em dinheiro ou em utilidades, bem como a estimativa da gorjeta.
A falta de cumprimento pelo empregador do disposto neste artigo acarretará a lavratura do auto de infração, pelo Fiscal do Trabalho, que deverá, de ofício, comunicar a falta de anotação ao órgão competente, para o fim de instaurar o processo de anotação.
O descumprimento do empregador que efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social o levará a responsabilidades de natureza administrativa tão-somente.
As anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social serão feitas na data-base, a qualquer tempo, por solicitação do trabalhador e no caso de rescisão contratual. ou necessidade de comprovação perante a Previdência Social.
Entre 2 (duas) jornadas de trabalho, necessariamente deverá haver um período mínimo de:
10 (dez) horas consecutivas para descanso.
11 (onze) horas consecutivas para descanso.
13 (treze) horas consecutivas para descanso.
14 (quatorze) horas consecutivas para descanso.
15 (quinze) horas consecutivas para descanso.
Identifique qual das afirmativas abaixo esta correta, para a seguinte expressão: A ocorrência de faltas no período aquisitivo pode provocar a redução do período de férias na seguinte proporção:
Até 6 dias de faltas = 30 dias corridos de férias.
De 7 a 13 dias de faltas = 24 dias corridos de férias.
De 14 a 23 dias de faltas = 18 dias corridos de férias.
De 24 a 32 dias de faltas = 12 dias corridos de férias.
Mais de 32 dias de faltas = 6 dias corridos de férias.
Uma hora noturna de trabalho e computada como se tivesse?
60 (sessenta) minutos.
52 (cinqüenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos.
55 (cinqüenta e cinco) minutos e 30 (trinta) segundos.
50 (cinqüenta) minutos diurnos mais 20% (vinte por cento).
60 (sessenta) minutos mais 20% (vinte por cento).
Considera-se noturno, para os efeitos do Artigo 73 – CLT, o trabalho realizado no horário das:
20h às 05h.
22h às 05h.
23h às 06h.
00h às 06h.
18h às 05h.
Para estabelecimento da proporcionalidade do período de gozo de férias regulamentares, não serão consideradas as seguintes faltas ao serviço, exceto:
suspensão preventiva para responder a inquérito administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou absolvido.
permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias.
tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxilio doença por ate 6 (seis) meses, embora descontínuos.
no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar, previstas na letra 'c', do Artigo 65, da Lei n° 4.375.
nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
Após cada período de 12 (doze) meses de trabalho, inicia-se o seguinte período:
aquisitivo de férias.
abono pecuniário de férias.
concessivo de férias.
gozo de férias.
Nenhum das alternativas acima está correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...