Lista completa de Questões de Direito Trabalho da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Duração do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
À luz da CLT sobre a duração do trabalho, assinale a alternativa correta.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Artigo 17 da Consolidação das Leis do Trabalho apresenta a seguinte redação: Na impossibilidade de apresentação, pelo interessado, de documento idôneo que o qualifique, a Carteira de Trabalho e Previdência Social será fornecida com base em ________________________ , lavrando-se, na primeira folha de anotações gerais da carteira, termo assinado _____________________ .
Assinale a alternativa que contém os termos que completam, correta e respectivamente, o texto do artigo.
certidão emitida por Cartório de Registro Civil pelo oficial do Cartório emitente da certidão.
certidão emitida por juiz do trabalho pelo juiz responsável pela emissão da certidão.
declaração do empregador por representante do empregador.
declarações verbais confirmadas por 2 (duas) testemunhas pelas mesmas testemunhas.
certidão emitida por procurador da justiça do trabalho pelo procurador.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Artigo 17 da Consolidação das Leis do Trabalho apresenta a seguinte redação: Na impossibilidade de apresentação, pelo interessado, de documento idôneo que o qualifique, a Carteira de Trabalho e Previdência Social será fornecida com base em ___________, lavrando-se, na primeira folha de anotações gerais da carteira, termo assinado ___________ .
Assinale a alternativa que contém os termos que completam, correta e respectivamente, o texto do artigo.certidão emitida por Cartório de Registro Civil pelo oficial do Cartório emitente da certidão.
declaração do empregador por representante do empregador.
declarações verbais confirmadas por 2 (duas) testemunhas pelas mesmas testemunhas.
certidão emitida por procurador da justiça do trabalho pelo procurador.
Direito Trabalho - Identificação Profissional - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
De acordo com o artigo 29 da Seção IV da CLT, a Carteira de Trabalho e Previdência Social deverá ser obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, e este deverá fazer as devidas anotações em um prazo de
quarenta e oito horas.
doze horas.
setenta e duas horas.
vinte e quatro horas.
trinta e seis horas.
Direito Trabalho - Jornada de trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Capítulo II da Consolidação das Leis do Trabalho estabelece, no Artigo 58-A, que: Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a
dez horas semanais.
quinze horas semanais.
vinte horas semanais.
vinte e cinco horas semanais.
trinta horas semanais.
Direito Trabalho - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do Trabalho é a CLT, cuja sigla significa
Conjunto das Leis Trabalhistas.
Compilação das Leis dos Trabalhadores.
Consolidação das Leis do Trabalho.
Controle das Leis Trabalhistas.
Códigos das Leis do Trabalho.
Direito Trabalho - Jornada de trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho, no que diz respeito à jornada de trabalho, assinale a alternativa correta.
Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte horas de trabalho semanais.
Os empregados sob o regime de tempo parcial poderão prestar horas extras, até o limite de 02 (duas) horas diárias.
Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
A duração do trabalho não poderá exceder do limite legal ou convencionado, ainda que para atender à realização ou conclusão de serviços inadiáveis ou cuja inexecução possa acarretar prejuízo manifesto.
Se ocorrer interrupção do trabalho, resultante de causas acidentais ou de força maior, que determinem a impossibilidade de sua realização, a duração do trabalho poderá ser prorrogada pelo tempo necessário até o máximo de uma hora por dia, em período não superior a vinte dias no ano.
Direito Trabalho - Férias - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Eusébio trabalha no almoxarifado do IAMSPE, cumprindo uma jornada de 08 (oito) horas diárias de trabalho, de segunda a sexta-feira, e com 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho. Durante esse período, faltou ao serviço por 14 (quatorze) dias intercalados. Ele já tem adquirido o direito a férias na proporção de
30 (trinta) dias corridos.
24 (vinte e quatro) dias corridos.
20 (vinte) dias corridos.
18 (dezoito) dias corridos.
12 (doze) dias corridos.
Direito Trabalho - Férias - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nos termos do que dispõe a Consolidação das Leis do Trabalho, pode-se afirmar que:
aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas de uma única vez.
nos serviços permanentes de datilografia, escrituração ou cálculo, a cada período de 60 (sessenta) minutos de trabalho consecutivo corresponderá um repouso de 10 (dez) minutos deduzidos da duração normal do trabalho.
entre duas jornadas de trabalho haverá um período de até 08 (oito) horas consecutivas para descanso.
o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, com prejuízo do salário, nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular.
o empregado que contar com mais de 10 (dez) anos de serviço na mesma empresa poderá ser despedido por motivo de falta grave ou circunstâncias de força maior.
Direito Trabalho - Normas Gerais de Tutela do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), artigo 29, que a Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá um prazo para nela anotar, especificamente, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver. Este prazo para devolução foi fixado em
96 horas.
48 horas.
36 horas.
24 horas.
12 horas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...