Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Lei nº 5.172/66, Código Tributário Nacional, no artigo 97, determina que a instituição de tributos será estabelecida por:
Medida Provisória;
Lei;
Emenda Constitucional;
Ato Administrativo;
Resolução do Congresso Nacional.
Marque a alternativa correta:
O Tributo pode ter ou não natureza de penalidade.
Tributo é qualquer prestação pecuniária, compulsória, em moeda ou cujo valor nele se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade vinculada dos entes tributantes, entre os quais, os municípios.
O Tributo não precisa ser instituído por lei, bastando uma portaria para criá-lo.
Integram o Sistema Tributário do Município do Crato os impostos, as taxas, as contribuições sociais de melhoria e as tarifas públicas.
Sobre o Tributo, analise os itens abaixo e marque a alternativa correta.
I É toda prestação pecuniária facultativa, em moeda ou cujo valor nele se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito.
II Só pode ser cobrado pelo Município com a autorização da União.
III Só pode ser cobrado se instituído em lei e mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
IV Só poder ser cobrado mediante atividade administrativa discricionária.
Somente o item IV está correto.
Somente os itens I e III estão corretos.
Somente os itens I, II e IV estão corretos.
Somente o item III está correto.
Direito Tributário - Extinção do crédito tributário - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
No que diz respeito ao parcelamento disposto no Código Tributário Nacional, assinale a opção CORRETA:
O parcelamento afasta o cumprimento da obrigação acessória.
O parcelamento constitui uma das modalidades de extinção dos créditos tributários prescritas pelo Código Tributário Nacional.
O parcelamento é uma modalidade de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
O parcelamento extingue o crédito tributário de forma fracionada e continuada, quando a legislação tributária não dispuser a respeito.
Nos termos do Código tributário Nacional, assinale a alternativa incorreta:
A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a imposto nem ser calculada em função do capital das empresas.
As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição e é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária.
Para efeito de instituição e cobrança de taxas, consideram-se compreendidas no âmbito das atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, aquelas que, segundo a Constituição Federal, as Constituições dos Estados, as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios e a legislação com elas compatível, competem a cada uma dessas pessoas de direito público.
O imposto, de competência dos Municípios, sobre a propriedade predial e territorial urbana tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
Quanto ao direito do contribuinte à restituição de tributos pagos indevidamente, é CORRETO afirmar que:
O direito de pleitear restituição de tributos extingue-se com o decurso do prazo de dois anos, contado da data em que se tornar definitiva a decisão administrativa ou passar em julgado a decisão judicial que tiver reformado, anulado, revogado ou rescindido a decisão condenatória.
A restituição de tributos que comportem, por sua natureza, transferência do respectivo encargo financeiro, será feita a quem comprove ter efetuado o pagamento indevido, tenha ele assumido ou não o referido encargo financeiro.
De acordo com o Código Tributário Nacional, a reforma, a anulação, a revogação ou a rescisão de decisão condenatória, à vista da qual se tenha efetuado o recolhimento, afinal tido por indevido também podem ensejar a restituição.
O sujeito passivo tem direito, independentemente de prévio protesto, à restituição total ou parcial do tributo pago indevidamente ou a maior, não sendo tal direito, contudo, extensível à restituição de juros de mora e penalidades pecuniárias.
Direito Tributário - Interpretação e integração da legislação tributária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente aplicará sucessivamente para efeitos de interpretação e integração da legislação tributária:
os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público, os tratados internacionais e a equidade.
a analogia, os princípios gerais do direito tributário, os tratados internacionais e a razoabilidade.
os princípios gerais do direito tributário, os princípios gerais do direito público, a analogia e a proporcionalidade.
a analogia, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a equidade.
a equidade, os princípios gerais de direito público, os princípios gerais de direito tributário e a analogia.
Atenção: As questões de números 76 a 80 referem-se a Direito Tributário.
A empresa Expresso Turismo Ltda., estabelecida no Município de Xiririca do Sertão, realiza transportes de passageiros em diversas rotas municipais, intermunicipais e interestaduais. A referida empresa foi autuada em 12.07.2012 pelo Município de Xiririca da Serra, pelo não recolhimento do imposto sobre serviço − ISS, supostamente incidente sobre todas as suas operações de transporte de passageiros. O objeto dessa autuação
é legítimo, pois a cobrança do ISS incidente sobre os serviços de transporte de passageiros é da competência dos Municípios onde está sediada a empresa contribuinte.
é legítimo apenas no que tange às operações de transporte intramunicipal.
é legítimo em relação às operações de transporte intermunicipais.
é ilegítimo, pois todas as operações de transporte de passageiros são tributadas pelo ICMS, de competência dos Estados.
é legítima apenas quanto às operações de transporte intramunicipal e intermunicipal.
Direito Tributário - Interpretação e integração da legislação tributária - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Interpreta-se de maneira mais favorável ao contribuinte:
a legislação tributária que disponha sobre a suspensão do crédito tributário.
a legislação tributária que disponha sobre a extinção do crédito tributário.
a legislação tributária que disponha sobre infrações ou penalidades, nas hipóteses de dúvidas quanto à autoria, imputabilidade ou punibilidade.
a legislação tributária que disponha sobre dispensa do cumprimento das obrigações tributárias acessórias.
a legislação tributária que disponha sobre outorga de isenção.
Direito Tributário - Administração tributária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, acerca de tributos recolhidos na fonte pela administração pública federal.
A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social não poderá contratar com o poder público nem receber incentivos fiscais, salvo os benefícios creditícios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...