Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às participações governamentais, ao imposto de renda de pessoa jurídica (IRPJ) e à contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL), julgue os itens a seguir.
Na apuração do IRPJ, é admitida quota de depreciação de prédios ou construções destinados à revenda ou não alugados nem utilizados pelo proprietário na produção dos seus rendimentos.
Samuel vendeu, por escritura pública, um imóvel para Sueli. Haviam débitos referentes ao imposto predial e territorial urbano. O contrato de venda e compra estipulou a transferência dessa responsabilidade (quitação dos débitos) para Rafael (então devedor de Samuel), mas que deixou de cumpri-la. Nesse caso, a responsabilidade da quitação do débito perante à Fazenda Pública do Município será
de Rafael, ou seja, o terceiro integrante no contrato.
de Samuel, ou seja, o vendedor do imóvel.
de Sueli, ou seja, a compradora e atual proprietária do imóvel.
do vendedor Samuel e da compradora Sueli.
da compradora Sueli e do terceiro Rafael.
Direito Tributário - Suspensão do crédito tributário - Universidade Federal Fluminense (FEC / UFF) - 2012
É a modalidade de suspensão do crédito tributário:
remissão.
compensação.
moratória.
transação.
conversão de depósitoemrenda.
Suponhamos que uma determinada sociedade empresarial, estando em débito com a Fazenda Pública Municipal em razão do não recolhimento do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS) relativo aos 3 últimos anos, promova o parcelamento do valor devido. Nessa situação, o parcelamento:
Extingue o crédito tributário;
Suspende a exigibilidade do crédito tributário;
Concede remissão ao crédito tributário;
Exclui o crédito tributário.
As hipóteses previstas no CTN para suspensão da exigibilidade do crédito tributário, não inclui:
O pagamento parcial do tributo;
A medida liminar em ação judicial;
O parcelamento;
O depósito do seu montante integral.
Acerca das modalidades de lançamentos tributários, marque a alternativa CORRETA:
O lançamento de ofício é aquele em que o contribuinte presta declarações ao fisco, e só depois este efetua o lançamento;
O lançamento por homologação é aquele em que o próprio fisco apura o montante devido e notifica o sujeito passivo para que pague;
O lançamento por declaração é aquele onde, antes de qualquer atividade do fisco, o sujeito passivo antecipa-se calculando e recolhendo o montante devido;
São 3 as modalidades de lançamentos tributários: por declaração, por homologação e o direto.
A fiscalização autuou a empresa Casa de Saúde Nossa Senhora da Boa − Fé S/A, para a cobrança de contribuição destinada à seguridade social, no período de 05/1999 a 12/2005. A notificação do Auto de Infração deu-se em 08.09.2006. A fiscalização verificou que houve antecipação de pagamento em todas as competências, contudo, restou comprovado, por provas acostadas aos autos do processo administrativo, que as contribuições foram pagas a menor, mediante esquema de fraude, que desviou dinheiro da empresa destinado a esses pagamentos.
Nesse contexto, com relação à decadência desses créditos previdenciários, é correto afirmar que,por força do disposto no art. 45 da Lei nº 8.212/91, não se operou a decadência. O direito da Seguridade Social apurar e constituir seus créditos extingue-se após 10 anos contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído.
nos termos do art. 150, § 4º, Código Tributário Nacional, já se operou a decadência de parte dos créditos lançados.
nos casos de fraude e comprovada má-fé do sujeito passivo, não se aplicam as regras de decadência do Código Tributário Nacional, podendo o Fisco a qualquer tempo buscar o crédito tributário, de forma a resguardar o interesse público na arrecadação do crédito tributário.
por aplicação do art. 173, I, do Código Tributário Nacional, já se operou a decadência de parte dos créditos lançados, porque foi apurada a fraude e comprovada a má-fé do sujeito passivo.
como o lançamento não se refere a tributos sujeitos a lançamento por homologação, deve ser aplicada a regra prevista no art. 173, I do Código Tributário Nacional.
Determinado contribuinte foi submetido à fiscalização, por Fiscais de Tributos Municipais, que lavraram auto de infração, por falta de pagamento do Imposto sobre Serviços (ISS), no montante de R$ 45.000,00, aplicando-lhe, ainda, a multa de 50% do valor do tributo devido. Nesse caso específico, a modalidade de lançamento utilizado foi:
Por homologação;
De ofício;
Por declaração;
Autolançamento.
Direito Tributário - Impostos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos pertence à competência impositiva
da União e dos Estados.
da União e dos Municípios.
da União e do Distrito Federal.
dos Municípios e do Distrito Federal.
dos Estados e do Distrito Federal.
No planejamento tributário desenvolvido pela empresa, o método legal utilizado para diminuir o peso da carga tributária é denominado
elusão fiscal
elisão fiscal
evasão fiscal
ilusão fiscal
distribuição fiscal
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...