Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta:
As decisões finais proferidas por órgãos administrativos encarregados da composição de pendências em matéria tributária:
como decorrência do princípio da inafastabilidade do controle judicial, não são definitivas para os sujeitos passivos, cabendo revisão pelo judiciário por iniciativa destes
são definitivas, apenas, para os contribuintes, cabendo o controle judicial relativamente ao sujeito ativo da obrigação.
o órgão julgador administrativo funciona como 1ª instância do judicial, não sendo definitiva a sua decisão.
são definitivas para os sujeitos passivos das obrigações tributárias, não comportando, em hipótese alguma, qualquer controle judicial.
somente são passíveis de revisão judicial quando favoráveis ao contribuinte.
Uma decisão judicial reconheceu ao contribuinte o direito de efetuar a compensação do imposto de renda mediante o aproveitamento de certa parcela do IPI que considerou indevida. O contribuinte efetuou o referido aproveitamento. O Auditor considerou errado o procedimento do contribuinte, porque a Fazenda havia recorrido da decisão do juiz de primeiro grau. Está certo o Auditor?
A isenção outorgada depois do fato gerador mas antes do lançamento exclui o crédito tributário?
É vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação relativa a representação fiscal para fins penais, obtida em razão do ofício?
Não, não, não
Sim, não, não
Sim, sim, não
Sim, não, sim
No interior de um certo Estado, na área urbana de seu município, são encontrados imóveis com edificações, alguns destinados à residência dos respectivos proprietários, e outros ao cultivo de produtos hortigrangeiros. Quanto à tributação de tais imóveis assinale a alternativa correta:
sobre os imóveis residenciais incide imposto predial, e sobre aqueles destinados ao cultivo de produtos hortigranjeiros, o imposto territorial rural.
em ambas as hipóteses incide o imposto predial, de competência do município.
sobre os imóveis residenciais incide o imposto predial urbano, e sobre aqueles destinados ao cultivo de produtos hortigranjeiros o imposto predial urbano e o territorial rural.
em ambas as hipóteses, por se tratar de imóveis situados no interior do Estado, incide o imposto territorial rural, de competência da União.
em ambas as hipóteses ocorre a incidência do imposto predial e do territorial rural, reduzidas as alíquotas correspondentes em 50%(cinqüenta per cento).
Assinale a opção errada entre as relacionadas abaixo.
Salvo disposição de lei em contrário, são os seguintes os efeitos da solidariedade tributária:
o pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais.
a isenção ou remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo.
a interrupção da prescrição, em favor de um dos obrigados, favorece aos demais.
a interrupção da prescrição, contra um dos obrigados, prejudica aos demais.
ao demandado assiste o direito de apontar o devedor originário para solver o débito e assim exonerar-se.
Quanto à competência tributária, assinale a alternativa correta:
é o poder de cobrar imposto.
é o direito de impor multas.
de acordo com a constituição, é o poder de instituir tributos.
é a faculdade que tem o Estado de apreender mercadorias.
nenhuma das respostas.
Compete aos Estados instituir, entre outros, impostos sobre:
a transmissão de bens imóveis a título oneroso, por ato entre vivos.
a transmissão de ações da sociedade para o acionista no ato da formação do capital.
a constituição de direitos reais de garantia incidente sobre imóveis.
a transmissão de bens imóveis a título gratuito.
a transmissão a título oneroso de bens móveis por natureza ou semoventes.
Tendo em conta as normas gerais de Direito Tributário, é INCORRETO afirmar:
Alberto vendeu a Francisco um terreno de sua propriedade, constando como cláusula contratual a obrigação de Francisco, no prazo de 10 anos, edificar, no referido terreno, um orfanato. Em caso de inadimplemento da condição, o bem voltaria ao patrimônio de Alberto. Considerando a transmissão da propriedade de bens imóveis como fato gerador do imposto municipal de transmissão, no caso descrito, a obrigação se constitui:
Com o implemento da condição contratual, que é de caráter suspensivo.
Com o lançamento do crédito tributário pela autoridade administrativa.
Quando o bem retornar ao patrimônio de Alberto pelo inadimplemento da condição resolutiva.
No décimo ano após a celebração do contrato com a consolidação do direito de propriedade de Francisco sobre o imóvel.
Com a celebração do contrato e consequente transmissão da propriedade de Alberto para Francisco, porque a condição constante do contrato é resolutiva.
É lícito ao ente tributante
instituir distinção em razão de ocupação profissional ou função exercida pelo contribuinte, desde que prevista em lei adequada denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.
cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da norma jurídica que os houver instituído ou aumentado, desde que expressa a lei que os tenha previsto.
estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, mediante cobrança de pedágios, interestaduais ou intermunicipais, pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público.
cobrar imposto no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
exigir ou aumentar tributo mediante decreto ou ato administrativo, desde que publicado antes do início do exercício em que será cobrado.
De acordo com o preceito do Código Tributário Nacional, não são normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...