Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para efeitos administrativos, a União poderá articular sua ação em um mesmo complexo geoeconômico e social, visando a seu desenvolvimento e à redução das desigualdades regionais. Nesse contexto, disporá sobre isenções, reduções ou diferimento temporário de tributos federais devidos por pessoas físicas ou jurídicas. Ela o fará mediante
resolução do Senado Federal.
decreto legislativo.
lei complementar.
lei ordinária.
lei delegada ou medida provisória.
Na ausência de disposição expressa, a autoridade competente para aplicar a legislação tributária utilizará sucessivamente:
a analogia, os princípios gerais do direito tributário, de direito público e a equidade.
a analogia e os costumes.
a analogia, os princípios gerais do direito público e a equidade.
a equidade, a analogia e os princípios.
a equidade, os princípios gerais do direito tributário, de direito público e a analogia.
Considerando a competência atribuída pela constituição aos municípios para instituírem impostos sobre serviços de qualquer natureza - ISS - assinale a alternativa correta:
apenas os municípios podem instituir imposto sobre serviços prestados por particulares.
os municípios, observado o principio da legalidade dos tributos, poderão instituir o ISS apenas com relação a serviços não compreendidos na competência tributária da União ou dos Estados.
quanto a competência municipal para instituição do ISS apenas o serviço de transporte intermunicipal de passageiros fica excluído.
quanto a competência municipal para instituição do ISS apenas os serviços intermunicipais de transporte de passageiros e comunicações ficam excluídos.
quanto a competência dos municípios para a instituição do ISS, apenas os serviços intermunicipais de comunicação ficam excluídos.
Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta.
( ) O legislador não poderá autorizar a desconsideração dos atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de eclipsar a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, desde que observados pelo sujeito passivo as normas próprias do direito privado.
( ) O CTN foi alterado, entre outros pontos, para esclarecer que a imunidade das instituições de educação e de assistência social só atinge aquelas sem fins lucrativos.
( ) A antecipação de tutela é figura mais recentemente introduzida no direito processual pátrio (1994), e o CTN lhe é anterior (1966), não se achando expressamente prevista neste como uma das modalidades de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
V, V, V
V, V, F
V, F, F
F, V, F
F, F, F
Lançamento é o procedimento administrativo vinculado em que o agente fiscal constitui o crédito tributário, apontando o fato gerador, identificando o sujeito passivo, o montante do tributo e se é o caso de imposição de penalidade. No que se refere ao instituto do lançamento tributário, assinale a opção correta.
Em tema de ação de repetição de indébito, observe o que segue:
I. A restituição vence juros não capitalizados a partir da data do pagamento indevido.
II. O direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos.
III. O sujeito passivo tem direito à restituição total ou parcial do tributo, desde que mediante prévio protesto.
IV. É também cabível essa espécie de ação no caso de pagamento espontâneo de tributo indevido.
Diante disso, conclui-se que APENAS são corretos os itens
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Quanto à cobrança judicial do crédito tributário, assinale a alternativa correta:
a cobrança judicial do crédito tributário não está, em hipótese alguma, sujeita a concurso de preferência
independentemente de qualquer exceção, o crédito tributário de qualquer esfera de governo prefere a qualquer outro.
a cobrança judicial do crédito tributário, se não está sujeita a concurso de credores, está a habilitação em falência.
na cobrança judicial o crédito tributário estará sujeito ao concurso de preferência, apenas, entre as pessoas jurídicas de direito público.
serão sempre pagos preferencialmente os créditos tributários habilitados em inventário àqueles que não o estejam.
Preencha as lacunas com as expressões oferecidas entre as cinco opções abaixo.
Se a lei atribui ao contribuinte o dever de prestar declaração de imposto de renda e de efetuar o pagamento sem prévio exame da autoridade, o lançamento é por _________.
Segundo os termos do CTN, na redação vigente a partir de 11 de janeiro de 2002, a lei pode circunscrever a aplicabilidade do ____________ a determinada região ou a determinada categoria de __________.
declaração / crédito tributário / ocupação profissional
declaração / regime aduaneiro / mercadorias
homologação / regime automotivo / empresas, segundo seu porte ou procedência
homologação / parcelamento / moeda de conta ou de pagamento
homologação / parcelamento / responsáveis ou contribuintes
Entre os aspectos da hipótese de incidência abaixo relacionados, assinale aquele relativo à base de cálculo.
Assinale a opção que apresenta resposta correta, considerando-se disposição expressa do Código Tributário Nacional.
Para fins de exclusão da responsabilidade por infração da legislação tributária, considera-se espontânea a denúncia da infração, se o agente apresentá-la à repartição fazendária competente, acompanhada do comprovante de pagamento integral do tributo e dos juros de mora devidos, no curso do prazo legal destinado à apresentação de impugnação ao pertinente lançamento de crédito tributário efetuado pela fiscalização tributária.
Em relação à solidariedade tributária passiva, é correto afirmar que a isenção e a remissão de crédito tributário não exoneram todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo.
O espólio é pessoalmente responsável pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da abertura da sucessão.
Os créditos tributários relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domínio útil ou a posse de bens móveis e imóveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestação de serviços referentes a tais bens, ou a contribuições de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do título a prova de sua quitação.
Não é admitida a atribuição de responsabilidade tributária a empregados de pessoas jurídicas de direito privado pelos créditos correspondentes a obrigações tributárias das empregadoras, resultantes de atos por eles praticados com excesso de poderes ou infração de lei.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...