Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que indique entre as obrigações tributárias federais, as declarações de apresentação obrigatória para as pessoas jurídicas em geral, quando previsto na legislação:
DACON , DCTF, DIPJ, DIMOB, DIRF
DIRF, DIPJ, GIA, DIME, DACON
DLG, DIME, CPMF, DIPJ, DIRF
CPMF, DCTF, DIPI, DIMOB, DIRF
A Contabilização do Imposto de Renda presumido no fi nal de cada trimestre será efetuada:
a débito da conta adiantamento com imposto de renda e a crédito da conta despesa com imposto de renda.
a débito da conta despesa com imposto de renda e a crédito da conta reserva para o imposto de renda.
a débito da conta despesa com imposto de renda e a crédito da conta provisão para o imposto de renda.
a crédito da conta despesa com imposto de renda e a débito da conta provisão para o imposto de renda.
Quando não é possível o cálculo do imposto de renda, utilizando-se o critério do lucro real ou presumido, o fi sco impõe outra modalidade de cálculo denominada:
lucro agregado
lucro ajustado
lucro arbitrado
lucro atribuído
Para a determinação da base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro, a empresa poderá (observadas determinadas exigências legais previstas no RIR) optar pelas seguintes formas de tributação:
Lucro real, lucro presumido e simples.
Lucro real, lucro presumido e lucro arbitrado.
Lucro real, lucro ajustado líquido e lucro arbitrado.
Lucro realizado, lucro presumido e lucro arbitrado.
O imposto de renda devido trimestralmente poderá ser determinado com base nos critérios do lucro arbitrado. Entre as hipóteses para o arbitramento do lucro, abaixo, assinale-a incorreta.
O contribuinte optar indevidamente pelo lucro presumido.
O contribuinte deixar de apresentar à autoridade tributária os livros e documentos da escrituração comercial e fi scal, ou deixar de apresentar o Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a movimentação fi nanceira, quando optar pelo lucro presumido e não mantiver escrituração contábil regular.
O contribuinte mantém escrituração na forma das leis comerciais, fi scais, normas brasileiras de contabilidade, elaborada as demonstrações fi - nanceiras exigidas pela legislação fi scal e comercial e não apresenta indícios de fraudes e vícios em sua escrituração.
O contribuinte não mantiver escrituração na forma das leis comerciais e fi scais, ou deixar de elaborar as demonstrações fi nanceiras exigidas pela legislação fi scal, nos casos em que o mesmo se encontre obrigado ao lucro real.
A tributação por benefício postula que o ônus do tributo recaia sobre:
os mais ricos;
quem efetivamente usufrui do serviço público ou benefício propiciado pelo tributo;
todos os contribuintes;
os que obtenham em geral mais serviços públicos;
os mais pobres.
São impostos de competência dos Estados os incidentes sobre a:
importação de produtos estrangeiros; exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados; produtos industrializados; operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; propriedade territorial rural;
transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos; operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicação; propriedade de veículos automotores;
propriedade predial e territorial urbana; transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis; serviços de qualquer natureza;
transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direito; propriedade predial e territorial urbana;
propriedade de veículos automotores; propriedade territorial rural.
O montante do produto da arrecadação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem, e que, segundo a Constituição, pertencem a esses entes governamentais, é
pago diretamente à união.
pago à União pela rede bancária.
recolhido à União.
transferido para a União, mas retorna a tais entes, por inclusão, quando do cálculo da entrega do produto da arrecadação dos impostos a eles repartidos.
excluído da parcela do produto da arrecadação do respectivo Fundo de Participação.
A respeito do poder de tributar das entidades federativas, julgue os itens a seguir.
Cabe a lei complementar federal dispor sobre o fato gerador e a base de cálculo dos impostos previstos na Constituição da República, inclusive do imposto sobre serviços (ISS) e do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).
Arnaldo, vendedor ambulante, mantém balcão de venda de produtos artesanais, em determinadas épocas do ano, em logradouro público (calçada, em local permitido), próximo à rodoviária de Maceió, funcionando dentro do horário normal do comércio.
Com base na situação hipotética apresentada acima e no Código Tributário do Município de Maceió que se encontra em vigor, julgue os itens de 126 a 135.O comércio eventual ou ambulante poderá ser licenciado, desde que não seja inconveniente ou prejudicial ao comércio estabelecido no município.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...