Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As sociedades sem personalidade jurídica, quando demandadas, poderão opor ao fisco a inexistência de sua constituição formal?
Segundo decorre do Código Tributário Nacional, silvícola, enquanto durar sua incapacidade civil, é passível de ter capacidade tributária?
Certa pessoa dedicada ao comércio ambulante, sem endereço fixo, somente encontrado junto à sua banca de comércio, poderá ser considerada pela autoridade fiscalizadora como sem domicílio fiscal?
Não, Sim, Não
Sim, Sim, Não
Sim, Não, Sim
Não, Não, Não
Sim, Sim, Sim.
A pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o cumprimento da obrigação é o:
sujeito passivo da obrigação principal.
sujeito passivo da obrigação acessória.
sujeito ativo da obrigação.
contribuinte ou responsável.
sujeito responsável.
O imposto territorial rural incidente sobre um imóvel, em cujo título aquisitivo conste ter sido quitado, sub-roga-se na pessoa do respectivo adquirente?
Neste caso, o tabelião em cujas notas foi feita a escritura responde pelo imposto?
A incorporação de uma instituição financeira por outra, a bem da segurança do sistema financeiro, e mediante o assentimento da autoridade competente, extingue as obrigações da incorporada?
Sim, Sim, Sim
Sim, Sim, Não
Sim, Não, Sim
Não, Não, Não
Não, Sim, Não
A capacidade tributária:
depende da capacidade civil das pessoas naturais.
depende de estar a pessoa jurídica regularmente constituída.
depende, em certos casos, da capacidade civil das pessoas naturais.
independe da capacidade civil das pessoas naturais.
depende da regularização das pessoas jurídicas.
Avalie a correção das afirmações abaixo. Atribua a letra V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa( s). Em seguida, marque a opção que contenha tais letras na seqüência correta.
1- Em regra, respondem pelo pagamento do crédito tributário os bens gravados por ônus real ou cláusula de inalienabilidade ou impenhorabilidade, seja qual for a data da constituição do ônus ou da cláusula.
2- Aplica-se ao lançamento a legislação que, posteriormente à ocorrência do fato gerador da obrigação, tenha outorgado ao crédito maiores garantias ou privilégios, para o efeito de atribuir responsabilidade tributária a terceiros.
3- Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas, ou seu começo, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública por crédito tributário regularmente enviado para inscrição como dívida ativa e posterior execução.
V, V, V
V, V, F
V, F, F
F, F, F
F, F, V
Para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes, as convenções particulares relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos:
não podem, salvo disposições de lei em contrário, ser opostas à Fazenda Pública.
podem sempre ser opostas à Fazenda Pública.
nunca podem ser opostas à Fazenda Pública.
podem, a critério da autoridade fazendária, ser opostas à Fazenda Pública.
podem ser opostas à Fazenda Pública em casos especiais definidos em decretos.
Diz o Código Tributário Nacional que "a legislação tributária, observado o disposto nesta Lei, regulará, em caráter geral, ou especificamente em função da natureza do tributo de que se tratar, a competência e os poderes das autoridades administrativas em matéria de fiscalização da sua aplicação". A legislação mencionada, salvo disposição em contrário, aplica-se, exclusivamente,
a pessoas naturais ou jurídicas que sejam contribuintes do imposto a que alude a norma respectiva.
a pessoas naturais ou, quando se trate de pessoa jurídica, a seus diretores ou representantes legais.
a todas as pessoas que se achem em seu campo de incidência, inclusive às que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal.
a pessoas jurídicas que sejam contribuintes ou responsáveis por tributos em geral ou pelo tributo específico a que se refira.
a pessoas naturais ou jurídicas não imunes, inclusive às que sejam isentas ou não tributadas por força de norma infraconstitucional (leis, decretos etc.).
Segundo o CTN, o contribuinte e o responsável são, respectivamente:
o titular da competência para efetuar o pagamento do tributo, inclusive penalidades pecuniárias.
o sujeito passivo que tem relação pessoal e direta com o fato gerador e o sujeito passivo, que sem se revestir na condição de contribuinte, tenha obrigação decorrente de disposição expressa de lei.
as pessoas ligadas ao fato gerador.
o sujeito passivo indireto e o sujeito passivo direto.
a mesma coisa.
Assinale, abaixo, a opção que, segundo decorre do Código Tributário Nacional, contém afirmação falsa.
A dívida regularmente inscrita goza da presunção absoluta de certeza e liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída, dispensando a autoridade exeqüente, portanto, do ônus de provar sua legitimidade.
A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no artigo anterior ou o erro a eles relativo são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente.
A nulidade poderá ser sanada até a decisão de primeira instância, mediante substituição da certidão nula, devolvido ao sujeito passivo, acusado ou interessado, o prazo para defesa, que somente poderá versar sobre a parte modificada.
À certidão positiva, de que conste a existência de créditos não vencidos, o Código Tributário Nacional atribuiu o mesmo efeito de certidão negativa.
A certidão de que conste a existência de créditos vencidos mas que estejam em curso de cobrança executiva em que tenha sido efetivada a penhora, ou cuja exigibilidade esteja suspensa, tem efeito de certidão negativa.
As isenções tributárias são instituídas por:
decretos e regulamentos.
portaria ministerial.
normas complementares.
leis ordinárias.
práticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...