Lista completa de Questões de Direito Tributário da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as disposições contidas no Regulamento do ICMS, assinale a opção que encerra uma proposição não verdadeira.
Constitui direito de crédito fiscal o valor do imposto cobrado nas operações anteriores às isentas ou não tributadas, relativamente a produtos agropecuários, sempre que as saídas posteriores a estas forem tributadas.
É permitido o aproveitamento do crédito do ICMS em caso de devolução de mercadoria feita por pessoa física, em virtude de garantia.
Os créditos acumulados do ICMS, que remanescerem após compensação prevista no regime normal de apuração do imposto, podem ser utilizados, a critério do sujeito passivo, para pagamento de débitos próprios ou para transferência a outras empresas situadas no Estado.
Para fins de inscrição do Cadastro de Contribuintes do ICMS consideram-se estabelecimentos distintos os que, pertencentes à mesma pessoa e situados no mesmo local, exerçam atividades que, pela sua natureza, são incompatíveis.
Tendo ocorrido o recolhimento do ICMS por substituição tributária, ficam desoneradas de tributação as operações internas subseqüentes com as mesmas mercadorias.
Direito Tributário - Extinção do crédito tributário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
É correto afirmar que, por meio da ___________, opera-se a dispensa legal de pagamento do tributo devido, pressupondo crédito tributário regularmente constituído.
isenção
prescrição
remissão
anistia
decadência
Assinale, entre as opções abaixo, a que, completando a proposição a seguir, resulta numa afirmativa incorreta.
Constitui obrigação acessória, para o sujeito passivo, prevista na legislação do ICMS,
exibir a outro contribuinte, quando solicitada, a Ficha de Inscrição Cadastral – FIC, nas operações que com ele realizar.
sempre que solicitado, entregar ao adquirente o documento fiscal correspondente às mercadorias cuja saída efetuar.
facilitar à fiscalização o acesso aos livros, documentos, levantamentos e mercadorias em estoque.
emitir o documento fiscal próprio sempre que promover a saída de mercadorias.
comunicar ao Fisco Estadual quaisquer irregularidades de que tiver conhecimento.
Direito Tributário - Extinção do crédito tributário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Não obstante o pagamento seja a forma mais comum de extinção do crédito tributário, o Código Tributário Nacional prevê outras causas extintivas. Assim, é correto afirmar que são causas ou formas extintivas do crédito tributário, entre outras, as seguintes:
a compensação, a transação, a anistia e a dação em pagamento.
a prescrição, a dação em pagamento e o depósito do montante integral.
a decadência, a novação e a decisão administrativa irreformável.
a consignação em pagamento, a dação em pagamento e a concessão de medida liminar em ação direta de inconstitucionalidade.
a dação em pagamento em bens imóveis, a decisão judicial passada em julgado, a transação e a compensação.
Tendo em vista as normas da legislação relativa ao ICMS, assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) A concessão e revogação de benefícios fiscais do ICMS é feita por meio de convênios celebrados e ratificados pelos Estados e pelo Distrito Federal.
( ) A legislação do ICMS contém previsão para concessão de benefício fiscal sob forma de crédito presumido.
( ) Os benefícios fiscais aplicáveis à circulação de mercadorias alcançam a prestação de serviços de transporte com ela relacionados.
F, F, F
V, V, F
V, F, F
V, F, V
F, V, V
Em caso de imposto não exigido em auto de infração, prevê o Regulamento do ICMS do Estado do Pará que o recolhimento fora do prazo fixado na legislação
é acrescido de juros de mora de 1% ao mês, a partir do mês seguinte ao do vencimento.
será atualizado monetariamente com base no IGP-M.
pode ser pago sem a multa moratória se o atraso não for superior a 5 (cinco) dias.
é acrescido da multa moratória que pode variar de 5% a 30%.
sujeita-se à multa de mora que não excederá a 15%.
Entre os livros fiscais previstos no Regulamento do ICMS, não se inclui
Registro de Selo Especial de Controle.
Registro de Controle de Mercadorias Importadas.
Registro de Controle da Produção e do Estoque.
Movimentação de Produtos.
Movimentação de Combustíveis.
Não constitui penalidade prevista no Regulamento do ICMS, a ser aplicada aos contribuintes que não cumprirem exigências ou condições impostas pela legislação:
Multa.
Cassação de Regime Especial.
Proibição de transacionar com o Estado.
Perdimento das mercadorias.
Sujeição a regime especial de fiscalização e pagamento.
Assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) Caracteriza reincidência a prática da mesma infração por parte do mesmo sujeito passivo respondida anteriormente mediante procedimento fiscal e transitada em julgado a decisão definitiva na esfera administrativa.
( ) Ocorrendo a reincidência, nos termos da legislação do ICMS, dentro de um período inferior a cinco exercícios da prática da mesma infração anterior, a multa será elevada em 20% na primeira ocorrência, e em 40% nas demais ocorrências.
( ) Para ter direito à redução da multa aplicada em auto de infração o sujeito passivo, além de não apresentar impugnação, deve pagar integralmente o crédito tributário dentro de 15 dias contados da data em que se considera feita a notificação.
( ) Constituem penalidades previstas no regulamento do ICMS a cassação de Regime Especial e a proibição de firmar contratos de qualquer natureza e outros atos que importem em transação com o Estado do Pará.
V,F,F,V
V,V,F,F
F,V,F,V
F,F,V,F
V,F,F,F
Assinale as proposições abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) Têm legitimidade para formular consulta sobre interpretação da legislação do ICMS o sujeito passivo e as entidades representativas de categorias econômicas ou profissionais.
( ) Não será admitida a petição de consulta que se refira a mais de uma matéria relativa ao ICMS.
( ) Para que a consulta tenha o caráter de denúncia espontânea em relação ao débito vencido, é necessário que o sujeito passivo efetue o recolhimento no prazo de 20 dias contados da ciência da decisão.
( ) A consulta não suspende o prazo de recolhimento em relação ao imposto já destacado em nota fiscal. ( ) O juízo de admissibilidade da consulta é efetuado em instância única.
( ) A solução da consulta é efetuada em duas instâncias, a primeira pelo setor de tributação e estudos econômicos da SEFA e a segunda pelo Secretário Executivo de Estado da Fazenda.
V, V, V, V, F, F
V, V, F, V, F, F
F, F, V, F, V, V
V, F, F, V, V, F
V, F, F, V, V, V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...