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É hipótese de não-incidência do ICMS:
saída de mercadoria a consumidor final, não contribuinte do tributo, localizado em outro Estado da federação
saída de mercadoria a contribuinte do tributo, localizado em outro Estado da federação.
saída de mercadoria a entes com personalidade de direito público.
sobre o valor total da operação, quando a mercadoria for agregada de serviço compreendido na competência tributária dos Municípios.
serviços prestados no exterior.
Em nosso sistema tributário a seletividade, em função da essencialidade dos produtos fabricados ou comercializados, é atributo exclusivo do
IPI.
ICMS.
IPI e do ICMS.
IR, do IPI e do ICMS.
IPI, do ICMS e do ISS.
Os tributos consistentes na coleta de recursos para certas áreas de interesse do poder público, na Administração direta ou indireta, ou na atividade dos entes que colaboram com a Administração, tendo destinação certa e finalidade predeterminada; e aqueles instituídos no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, sendo qualificados pela promessa de restituição relacionam-se, respectivamente,
aos impostos gerais e às taxas.
às contribuições extrafiscais e às contribuições de melhoria.
aos empréstimos compulsórios e às contribuições especiais.
às contribuições sociais e aos empréstimos compulsórios.
às contribuições de movimentação financeira e às contribuições parafiscais.
Em nosso sistema tributário, as operações relativas à importação e comercialização dos derivados de petróleo e combustíveis
são imunes à tributação.
estão sujeitas somente a impostos, por imperativo constitucional.
estão sujeitas somente ao ICMS.
estão sujeitas somente ao ICMS e impostos aduaneiros.
estão sujeitas ao ICMS, impostos de importação e exportação, CIDE e COFINS
A progressividade é uma técnica impositiva que, em nosso país, pode ser utilizada
em todos os tributos do nosso sistema tributário.
nos impostos federais e municipais.
nos impostos que incidem sobre a renda e sobre o patrimônio imobiliário.
nos impostos que incidem sobre a circulação de riquezas.
em todos os impostos que incidem sobre o consumo.
Dentre outras, são causas de suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário, respectivamente,
a remissão, a imunidade e a decadência.
a transação, o pagamento e a evasão.
o depósito integral, a compensação e a isenção.
a isenção, a anistia e a moratória.
a conversão de depósito em renda, a elisão e a prescrição.
É certo que o princípio da capacidade contributiva
encontra-se intrinsecamente ligado ao da igualdade tributária e aplica-se apenas aos impostos, e não às taxas, empréstimos compulsórios e contribuição de melhoria.
confunde-se com a capacidade econômica e incide somente sobre taxas, empréstimos compulsórios, contribuições de melhoria, e não sobre impostos.
não se confunde com a capacidade econômico-financeira e aplica-se apenas às contribuições sociais de intervenção no domínio econômico e taxas em geral.
não está relacionado ao da igualdade tributária e incide indistintamente sobre todos os tributos e contribuições parafiscais, desde que presente a capacidade financeira.
confunde-se com a capacidade econômico-financeira e aplica-se obrigatoriamente aos tributos da União e facultativamente aos dos Estados e Municípios.
Quando a forma de captação de recursos pelo governo não modifica os preços relativos determinados pelo mercado temos a
eficiência.
eqüidade.
neutralidade
progressividade.
regressividade.
Considerando a União, os Estados e os Municípios como componentes do federalismo e a necessidade de serem estabelecidas
I. as competências tributárias;
II. a repartição das receitas tributárias;
III. a atribuição das responsabilidades públicas por gastos.
Pode-se afirmar que o maior problema enfrentado no Brasil é o
indicado no inciso I.
indicado no inciso II.
indicado no inciso III.
indicado no inciso I e II.
da compatibilização entre os incisos I e II com o inciso III.
Com base na teoria da tributação, é INCORRETO afirmar:
O princípio do benefício afirma que o contribuinte deve contribuir com uma quantia proporcional aos benefícios gerados pelo consumo dos bens públicos.
O conceito da neutralidade afirma que o imposto não deve provocar distorção na alocação de recursos da economia.
O conceito de simplicidade relaciona-se com a facilidade da operacionalização da cobrança do tributo.
O princípio da eqüidade vertical afirma que as contribuições dos contribuintes devem diferenciar-se conforme suas respectivas capacidades de pagamento.
O princípio da eqüidade horizontal afirma que quem recebe menos renda deve pagar uma proporção maior de impostos relativamente às pessoas com renda mais alta.
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