Questões sobre Estruturas de Mercado

Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O que uma firma faz, em um oligopólio, não tem impacto nas outras firmas que formam esse oligopólio.

( ) Toda firma, em um mercado monopolisticamente competitivo, enfrenta uma curva de demanda que é perfeitamente elástica.

( ) O principal elemento, no modelo de Cournot, é que cada firma determina seu produto com base na suposição de que a outra firma não irá variar sua produção.

( ) As firmas, em um mercado monopolisticamente competitivo, têm lucro econômico zero, no equilíbrio de longo prazo.

( ) O preço que maximiza o lucro do monopólio é mais alto, e o produto é maior do que em condições competitivas.

A seqüência correta é:

  • A. F F V V F
  • B. F F V V V
  • C. V V F F F
  • D. V V F V V
  • E. V V F F V

O nível ótimo de produção, para o monopólio puro, ocorre quando

  • A. a receita marginal é igual ao custo marginal.
  • B. o preço é igual ao custo marginal.
  • C. o preço é igual ao custo médio de curto prazo mínimo.
  • D. o preço é máximo.
  • E. o preço é mínimo.

O estudo do comportamento dos produtores é fundamental à compreensão do mecanismo de tomada de decisão pelas empresas. A esse respeito, assinale opção correta.

  • A.

    O fato de o aumento da demanda por MBA (Master Business Administration) ter expandido a demanda por professores de finanças, elevando o salário desses profissionais, explica, em parte, a inclinação positiva da curva de oferta de longo prazo para as universidades que oferecem esses programas.

  • B.

    Empresas aéreas com baixa taxa de ocupação de seus assentos não estão maximizando seus lucros.

  • C.

    Para firmas competitivas que atuam no ramo da indústria têxtil, aumentos no preço do algodão elevam o custo marginal e o preço do produto.

  • D.

    No curto prazo, se o preço de mercado do produto fabricado por determinada firma for inferior ao custo médio total, então essa firma interromperá suas atividades e sairá do mercado.

O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a cartelização das grandes empresas produtoras de suco de laranja, apontada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), é dificultada pelo fato de essas firmas se confrontarem com uma curva de demanda horizontal e transacionarem um produto homogêneo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Políticas de discriminação de preços adotadas pelos monopólios funcionam melhor quando o consumo dos bens é diferido no tempo, como é o caso dos bens de capital, porque essa característica, além de facilitar a revenda, amplia as possibilidades de arbitragem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A demanda de um bem normal num mercado de concorrência perfeita é função decrescente

  • A.

    do número de demandantes do bem.

  • B.

    do preço dos insumos utilizados em sua fabricação.

  • C.

    do preço do bem complementar.

  • D.

    do preço do bem substituto.

  • E.

    da renda dos consumidores.

A demanda pelo produto fabricado por um monopolista é dada pela função inversa P = 4.000 – 20 Qd, onde P = preço e Qd = quantidade demandada. A sua função de custo total (CT) é CT = 2.000 + 100 Q + 10 Q2, onde Q = quantidade produzida. A quantidade produzida que maximiza o lucro do monopolista é

  • A.

    100

  • B.

    95

  • C.

    92

  • D.

    85

  • E.

    65

Algumas companhias americanas, monopolistas no fornecimento de serviços de energia elétrica, ao contrário das brasileiras, cobram tarifas mais baixas à medida que o consumo do cliente aumenta. O objetivo dessas empresas com essa prática é

  • A.

    captar uma parcela do excedente do consumidor.

  • B.

    praticar discriminação de preços de terceiro grau.

  • C.

    reduzir seu ônus tributário relativo aos impostos sobre a renda.

  • D.

    regular sua participação no mercado.

  • E.

    evitar a acusação de práticas abusivas de poder de monopólio.

Na agricultura, a presença de muitos estabelecimentos agrícolas, aliada a relativa homogeneidade do produto e à inexistência de barreiras à entrada, faz que esse mercado seja uma boa ilustração da concorrência perfeita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os lucros puros obtidos nos mercados monopolistas fazem que haja uma redistribuição da renda e do poder de compra em favor da empresa que atua nesse mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...