Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) O que uma firma faz, em um oligopólio, não tem impacto nas outras firmas que formam esse oligopólio.
( ) Toda firma, em um mercado monopolisticamente competitivo, enfrenta uma curva de demanda que é perfeitamente elástica.
( ) O principal elemento, no modelo de Cournot, é que cada firma determina seu produto com base na suposição de que a outra firma não irá variar sua produção.
( ) As firmas, em um mercado monopolisticamente competitivo, têm lucro econômico zero, no equilíbrio de longo prazo.
( ) O preço que maximiza o lucro do monopólio é mais alto, e o produto é maior do que em condições competitivas.
A seqüência correta é:
O nível ótimo de produção, para o monopólio puro, ocorre quando
O estudo do comportamento dos produtores é fundamental à compreensão do mecanismo de tomada de decisão pelas empresas. A esse respeito, assinale opção correta.
O fato de o aumento da demanda por MBA (Master Business Administration) ter expandido a demanda por professores de finanças, elevando o salário desses profissionais, explica, em parte, a inclinação positiva da curva de oferta de longo prazo para as universidades que oferecem esses programas.
Empresas aéreas com baixa taxa de ocupação de seus assentos não estão maximizando seus lucros.
Para firmas competitivas que atuam no ramo da indústria têxtil, aumentos no preço do algodão elevam o custo marginal e o preço do produto.
No curto prazo, se o preço de mercado do produto fabricado por determinada firma for inferior ao custo médio total, então essa firma interromperá suas atividades e sairá do mercado.
O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
No Brasil, a cartelização das grandes empresas produtoras de suco de laranja, apontada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), é dificultada pelo fato de essas firmas se confrontarem com uma curva de demanda horizontal e transacionarem um produto homogêneo.
O estudo da microeconomia, que analisa o comportamento individual dos agentes econômicos, é fundamental para se avaliar a tomada de decisão no que se refere às questões econômicas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Políticas de discriminação de preços adotadas pelos monopólios funcionam melhor quando o consumo dos bens é diferido no tempo, como é o caso dos bens de capital, porque essa característica, além de facilitar a revenda, amplia as possibilidades de arbitragem.
A demanda de um bem normal num mercado de concorrência perfeita é função decrescente
do número de demandantes do bem.
do preço dos insumos utilizados em sua fabricação.
do preço do bem complementar.
do preço do bem substituto.
da renda dos consumidores.
A demanda pelo produto fabricado por um monopolista é dada pela função inversa P = 4.000 – 20 Qd, onde P = preço e Qd = quantidade demandada. A sua função de custo total (CT) é CT = 2.000 + 100 Q + 10 Q2, onde Q = quantidade produzida. A quantidade produzida que maximiza o lucro do monopolista é
100
95
92
85
65
Algumas companhias americanas, monopolistas no fornecimento de serviços de energia elétrica, ao contrário das brasileiras, cobram tarifas mais baixas à medida que o consumo do cliente aumenta. O objetivo dessas empresas com essa prática é
captar uma parcela do excedente do consumidor.
praticar discriminação de preços de terceiro grau.
reduzir seu ônus tributário relativo aos impostos sobre a renda.
regular sua participação no mercado.
evitar a acusação de práticas abusivas de poder de monopólio.
Na agricultura, a presença de muitos estabelecimentos agrícolas, aliada a relativa homogeneidade do produto e à inexistência de barreiras à entrada, faz que esse mercado seja uma boa ilustração da concorrência perfeita.
Os lucros puros obtidos nos mercados monopolistas fazem que haja uma redistribuição da renda e do poder de compra em favor da empresa que atua nesse mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...