Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O argumento que pode ser utilizado como um aspecto positivo, do ponto de vista dos interesses sociais, em defesa da estrutura de mercado monopolista, é:
Não há possibilidade de manobras conspiratórias contra o interesse público.
Os interesses privados e públicos se equalizam pelo livre jogo das forças de mercado
Preços resultam do entrechoque da oferta e da procura, em mercados transparentes, atomizados e livres.
As empresas buscam maior rentabilidade, reduzindo custos totais médios e aprimorando os processos de produção.
O poder econômico pode ser mobilizado, potencialmente, para objetivos de interesse social, como o aprimoramento tecnológico e os investimentos de alto impacto na economia.
Considerando a teoria econômica com relação à oferta da firma, indique a afirmativa verdadeira:
nada se pode afirmar acerca da oferta da empresa no curto prazo, uma vez que nem todos os fatores de produção estarão sendo utilizados de uma forma ótima;
a curva de oferta de curto prazo de uma empresa competitiva será uma reta horizontal ao nível do preço de mercado;
a curva de oferta competitiva de uma empresa no curto prazo será composta pelo ramo ascendente da sua curva de custo marginal de curto prazo, para o nível de preços de mercado que for superior ao custo variável médio da empresa;
a curva de oferta de longo prazo de uma empresa que apresente retornos constantes de escala em toda a escala relevante de produção será uma linha positivamente inclinada;
normalmente, a curva de oferta de longo prazo de uma empresa competitiva será menos elástica do que a curva de oferta de curto prazo desta mesma empresa.
Com respeito aos preços, é correto afirmar que:
em um mercado perfeitamente competitivo, o markup é sempre maior que zero no longo prazo;
no equilíbrio de longo prazo de uma indústria perfeitamente competitiva, a curva de oferta da indústria será aproximadamente plana a um preço igual ao mínimo do custo médio de longo prazo;
em um mercado competitivo, é a renda econômica que determina o preço da empresa e não o contrário;
não pode ser estabelecida uma relação entre o markup e a elasticidade-preço da demanda;
como o monopolista sempre opera na região elástica de sua curva de demanda, segue-se que seu markup é sempre maior que zero e menor do que 1.
Dada a análise econômica dos mercados, indique a afirmativa verdadeira:
uma hipótese essencial do modelo de concorrência perfeita é a diferenciação de produtos;
no modelo de competição monopolística, há barreiras à entrada no longo prazo;
no modelo de competição monopolística, as empresas obtêm lucros extraordinários no longo prazo, apesar das barreiras à entrada;
no modelo de competição monopolística, o ajuste no longo prazo se dá pela entrada de novas empresas, o que reduz a demanda individual de cada empresa;
no modelo de competição monopolística, as empresas do setor produzem o nível de produto que corresponde ao mínimo do custo médio de longo prazo.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
A prática comum de oferecer ingressos de cinema mais caros após as 17 h é consistente com o comportamento de um monopolista que pratica discriminação de preços de terceiro grau.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
As firmas que atuam em concorrência monopolista utilizam práticas competitivas extrapreço, manifestadas pela publicidade agressiva e pelo lançamento de novos produtos e serviços, com o intuito de atrair novos clientes e permanecer no mercado.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
No equilíbrio competitivo de longo prazo, a expansão da demanda é compatível com a redução do preço do produto, desde que, nessa indústria, prevaleça a lei dos rendimentos decrescentes.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens subseqüentes.
Em razão da existência de importantes economias de escala, decorrente, em parte, da existência de elevados custos fixos, a monopolização dos sistemas de abastecimento de água pode aumentar a eficiência e reduzir os custos médios de produção e provisão da água tratada, comercializada por esses sistemas.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
O fato de que as tentativas de cartelização no sentido de monopolizar um determinado mercado constituam exceções, mesmo em indústrias onde existam poucas empresas, decorre, em parte, da fragilidade dos acordos colusivos, da ameaça de entrantes potenciais no mercado bem como da existência de leis antitruste.
A respeito do estudo da economia industrial, importante para se compreender o funcionamento das empresas nos mercados em que elas atuam, assinale a opção correta.
A escala mínima de eficiência relaciona-se com o padrão das economias de escala que predominam no setor, porém, essa escala não influencia a estrutura de mercado que prevalece nessa indústria.
Em presença da lei de rendimentos decrescentes, a curva de produto total é uma linha reta, e o produto marginal é constante.
O aumento dos salários dos engenheiros no vale do silício, na Califórnia (EUA), decorrente da expansão da indústria de tecnologia da informação, é consistente com a visão de que, nessa indústria, a curva de oferta de longo prazo é horizontal.
Quando o processo produtivo é caracterizado pela existência de proporção fixa entre os fatores de produção, a taxa marginal de substituição técnica entre esses fatores é decrescente.
Para as empresas competitivas, no longo prazo, a igualdade entre preço e custo total médio mínimo significa que elas utilizarão a tecnologia disponível mais eficiente e cobrarão o menor preço possível, compatível com seus custos de produção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...