Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas economias de mercado, o estudo do ambiente de mercado é fundamental à compreensão da determinação dos preços. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Tanto as empresas competitivas, como as firmas que atuam em mercados monopolistas, apresentam lucros econômicos puros, no longo prazo, em virtude de não haver substituto para os produtos transacionados nesses mercados
A existência de economias crescentes de escala explica porque os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no Pará, são providos pela Companhia de Saneamento do Estado do Pará (COSANPA), que funciona como um monopólio natural.
Embora os mercados oligopolistas sejam produtivamente eficientes, já que neles as firmas produzem no ponto mínimo de sua curva de custo médio, eles não apresentam eficiência alocativa porque fixam os preços acima do custo marginal.
A existência de acordo entre concorrentes, seja para fixar margens de lucro, descontos ou aumentos simultâneos de preços, não define a cartelização do mercado e, portanto, tal conduta não é passível de punição pelos organismos de defesa da concorrência.
A análise das estruturas de mercado e dos padrões de competitividade são aspectos importantes para o estudo da economia industrial. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As forças que definem as vantagens competitivas de uma indústria incluem a ameaça de novos entrantes, a possibilidade de surgimento de bens substitutos para os produtos fabricados pela empresa e a existência de rivalidade entre as firmas que compõem o setor.
O mercado de um bem X se caracteriza por um grande número de produtores e poucos compradores. A denominação técnica de um mercado desse tipo é:
Oligopólio significa
Quais dos seguintes pares são incompatíveis?
Um mercado de concorrência monopolística é aquele em que atuam:
Uma empresa atuando num certo mercado é monopolista. A esse respeito, marque a afirmação correta.
A empresa, ao maximizar seu lucro, equalizará a receita marginal com o custo marginal.
A empresa vai estabelecer um nível de preço tal que o preço seja igual ao custo marginal.
O preço praticado pela empresa será inferior ao custo marginal.
O preço cobrado pela empresa será o mais alto possível.
A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os cartéis confrontam-se com maiores dificuldades na fixação dos preços quando as firmas transacionam produtos heterogêneos, têm diferentes tamanhos e distintas condições de custo.
Nas afirmações abaixo, assinale a unica alternativa correta:
em concorrência perfeita, a curva de oferta da firma será dada pela curva do custo marginal, acima do custo fixo médio.
em concorrência pura, uma das características é que não há substancial mobilidade dos recursos na economia.
se o custo marginal exceder a receita marginal no intervalo em que o custo marginal é crescente, a firma deve contrair a produção, até que a receita marginal iguale o lucro marginal.
a quantidade que uma firma deverá produzir para maximizar seus lucros encontra-se exatamente no ponto em que a curva do custo total estará à maior distância vertical, abaixo da curva de receita total.
De acordo com a classificação de J. Marchal, a estrutura de mercado denominada de concorrência perfeita apresenta as seguintes características:
número muito grande de concorrentes; produto padronizado; impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número muito grande de concorrentes; inexistência de produtos substitutos ou próximos, impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número pequeno de concorrentes; produto padronizado; possibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número muito grande de concorrentes; produto padronizado; impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; existência de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
número pequeno de concorrentes; produto padronizado, impossibilidade de controle de preços e de concorrência extrapreço; inexistência de tipos de obstáculos ao ingresso de agentes que atuam no mercado; informações absolutamente transparentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...