Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas economias de mercado, os preços se formam diferentemente segundo as estruturas de mercado vigentes. Portanto, o estudo dessas estruturas é fundamental para o entendimento do sistema de preços. A esse respeito, assinale a opção correta.
Em um mercado oligopolista, quando apenas uma firma faz propaganda com o intuito de diferenciar seu produto, sua curva de demanda torna-se mais elástica, contribuindo, assim, para elevar o seu poder de mercado.
Barreiras à entrada, que constituem importante fonte de poder de mercado e de lucros, decorrem da existência de fatores como economias de escala, patentes e licenças, porém, não podem ser erigidas pelas próprias empresas.
No longo prazo, os lucros econômicos das empresas que atuam em um mercado em que prevalece a concorrência monopolista são nulos, tornando, assim, esse regime de concorrência, do ponto de vista da eficiência econômica, equivalente aos mercados competitivos.
As barreiras à entrada assentadas na diferenciação de produto, para as empresas já existentes, se fazem presentes quando estas têm acesso exclusivo a determinados ativos ou recursos, o que lhes permite fabricar com a mesma escala de produção de um entrante potencial.
A existência de economias de escopo na produção de determinados bens é compatível com a utilização de processos produtivos que envolvam deseconomias de escala.
Ainda sobre as diferentes estruturas de mercados, assinale a opção correta.
No mercado farmacêutico, a introdução de genéricos destinados a substituir produtos de marcas conhecidas, fabricados pelas empresas dominantes no mercado, não altera a elasticidade da demanda das firmas dominantes, em razão de essas empresas deterem elevadas participações nos mercados em que atuam.
Quando um pequeno número de firmas detém uma parcela substancial do mercado relevante, em razão da disputa pela liderança desse mercado, esse elevado grau de concentração reduz a probabilidade de sucesso de um conluio para fixação de preços nessa indústria.
A curva de oferta de curto prazo de uma firma competitiva corresponde à parte da sua curva de custo marginal em que o custo variável médio excede o custo marginal.
Postos de gasolina, por usarem a locação para diferenciarem seus produtos, fixarem os preços acima do custo marginal e auferirem lucros econômicos positivos no curto prazo, constituem bons exemplos de concorrência monopolística.
Em razão de, no equilíbrio de longo prazo, o preço cobrir apenas o custo médio de produção, e supondo-se que o mercado de segurança privada seja competitivo, a redução do preço desses serviços, provocada, por exemplo, pela melhoria das condições de segurança pública, levará todas as firmas envolvidas nesse setor a encerrar suas atividades.
O entendimento dos padrões de concorrência, que determinam tanto a inserção da firma na estrutura produtiva como as estratégias empresariais de concorrência, é fundamental para a compreensão do funcionamento dos mercados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
Em situações de negociação, uma das partes pode obter uma vantagem estratégica ao limitar sua própria flexibilidade.
A compra da empresa norte-americana Reebok International pela concorrente alemã Adidas Salomon, recentemente anunciada, irá gerar ganhos de escala que se traduzirão em preços mais baixos e em maior quantidade transacionada, elevando, assim, os níveis de bem-estar dos consumidores de artigos esportivos.
Para estimular a competição nos mercados o governo deve regulamentar os mercados em que o índice de Herfindahl- Hirschman seja igual ou próximo de zero porque, nesses casos, o grau de monopolização dessas indústrias tende a ser elevado.
Na vertente desempenho, a competitividade decorre da capacidade de uma firma/indústria produzir bens com maior eficácia que os concorrentes, no que se refere à relação preçoqualidade, à tecnologia, aos salários e à produtividade, e, portanto, refere-se às condições específicas em que se realiza a produção vis-à-vis à concorrência.
a estratégia de diferenciação, a capacitação de montagem e de coordenação da cadeia de fornecedores, a flexibilidade organizacional e a imagem de marca constituem fatores estruturais que fundamentam as vantagens competitivas da firma/indústria.
Considerando que os mercados são interdependentes, o modelo de equilíbrio geral acrescenta informações relevantes para a análise econômica. Com relação a esse tópico, assinale a opção correta.
Nos mercados competitivos, uma alocação de recursos que promova a distribuição eqüitativa desses recursos é também eficiente no sentido de Pareto.
A lei de Walras implica que, se o valor total dos excessos de demanda para todos os bens produzidos pela indústria for zero, então o valor total dos excessos de demandas para os bens produzidos nos demais setores é positivo.
Se, nos mercados racionados em que a fixação de preço-teto provoque escassez, o preço pago pelos consumidores for igual ao custo marginal de produção do bem /serviço, então, nesse mercado, o nível de produção será eficiente.
Ao longo da curva de contrato na produção, as taxas marginais de substituição técnica entre os diferentes insumos são iguais, garantindo, assim, uma utilização eficiente desses recursos.
Na análise de equilíbrio geral, quando dois bens são complementares, a imposição de um tributo sobre um deles conduz a um aumento do preço do bem tributado, bem superior àquele previsto pela análise de equilíbrio parcial.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Cada estrutura de mercado no mundo econômico apresenta características bem definidas a partir do número dos que exercem as atividades de oferta e de procura. Sobre a estrutura de mercado monopolista, é correto afirmar que
no mercado monopolista, ocorre uma concorrência duplamente imperfeita.
no mercado monopolista, ocorre um grande número de vendedores e apenas um comprador.
trata-se de um mercado de concorrência perfeita caracterizado pelo grande número de participantes, nos dois lados considerados.
não há alternativas possíveis para os compradores, estes ou comprarão do único produtor existente ou deixarão de consumir o produto.
devido ao pequeno número de empresas dominantes, o controle sobre os preços favorece a ocorrência de práticas conspirativas, conluios e acordos que prejudicam o consumidor.
Ainda em relação à regulação dos mercados, assinale a opção correta.
Um dos problemas da regulação advém da existência de assimetria da informação: como a firma conhece melhor que o regulador tanto sua tecnologia como o seu mercado, ela pode induzir opções que lhe convenham seleção adversa ou falsear informações sobre seus esforços risco moral , fazendo que uma empresa mais eficiente possa extrair rendas adicionais.
A concentração vertical, em que há fusão ou incorporação de empresas em diferentes estágios da cadeia produtiva, por estimular a adoção de práticas anticoncorrenciais, constitui, per se, violação da lei da concorrência.
A decisão, vinda da autoridade competente, relativa a ato de fusão de duas empresas, com base na possibilidade de monopolização do setor, é um exemplo claro da teoria positiva da regulação.
Quando existe um único concessionário, o estabelecimento de cláusulas impositivas leva a abusos do poder de mercado e, portanto, resulta na prática de preços monopolistas.
A fixação de esquemas regulatórios na indústria de telecomunicações deve-se, unicamente, à existência de monopólio natural, visto que as inovações tecnológicas que caracterizam esse setor ampliam o papel desempenhado pelas economias de escala, na determinação do tamanho mínimo eficiente, para as firmas que atuam nesse setor.
Em relação a padrões de concorrência e preço de mercado, é correto afirmar que:
em oligopólios, os preços sempre são dados pelo mercado.
em concorrência perfeita, as empresas têm capacidade de afetar o preço de mercado.
é impossível prever a demanda em concorrência perfeita e, por isso, as empresas escolhem o preço de venda.
um monopolista é restrito em suas escolhas pelo comportamento da demanda.
não existe padrão de concorrência imperfeita no qual as empresas concorram via preço.
Com o intuito de captar o excedente do consumidor, algumas empresas praticam a discriminação de preços. Nesse sentido, na discriminação de preços de segundo grau:
a empresa cobra preços diferentes por unidade para quantidades diferentes da mesma mercadoria ou do mesmo serviço
a empresa divide os consumidores em dois ou mais grupos, com curvas de demanda separadas, de modo que possa cobrar preços diferentes para cada grupo.
a empresa cobra de cada consumidor seu preço de reserva
a empresa cobra de cada consumidor o preço máximo que ele está disposto a pagar por unidade adquirida.
a empresa cobra preços iguais para quantidades diferentes da mesma mercadoria ou do mesmo serviço
Uma empresa que atua em um mercado de concorrência perfeita maximiza o lucro no curto prazo quando:
o preço é igual à receita marginal
o custo marginal é igual à receita marginal.
o custo variável médio é igual ao preço.
o custo marginal é igual ao custo variável médio.
o custo marginal é igual ao custo fixo médio.
As expressões que preenchem corretamente as lacunas da afirmação:
''Podemos afirmar que em concorrência perfeita, existindo custos fixos, a curva de oferta da empresa competitiva é a parte da curva de custo__________ que está localizada acima da curva de ________'', são, respectivamente
marginal custo total médio.
marginal custo variável médio.
total médio demanda.
total médio custo variável médio.
marginal custo fixo médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...