Questões sobre Estruturas de Mercado

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Nas economias de mercado, os preços se formam diferentemente segundo as estruturas de mercado vigentes. Portanto, o estudo dessas estruturas é fundamental para o entendimento do sistema de preços. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um mercado oligopolista, quando apenas uma firma faz propaganda com o intuito de diferenciar seu produto, sua curva de demanda torna-se mais elástica, contribuindo, assim, para elevar o seu poder de mercado.

  • B.

    Barreiras à entrada, que constituem importante fonte de poder de mercado e de lucros, decorrem da existência de fatores como economias de escala, patentes e licenças, porém, não podem ser erigidas pelas próprias empresas.

  • C.

    No longo prazo, os lucros econômicos das empresas que atuam em um mercado em que prevalece a concorrência monopolista são nulos, tornando, assim, esse regime de concorrência, do ponto de vista da eficiência econômica, equivalente aos mercados competitivos.

  • D.

    As barreiras à entrada assentadas na diferenciação de produto, para as empresas já existentes, se fazem presentes quando estas têm acesso exclusivo a determinados ativos ou recursos, o que lhes permite fabricar com a mesma escala de produção de um entrante potencial.

  • E.

    A existência de economias de escopo na produção de determinados bens é compatível com a utilização de processos produtivos que envolvam deseconomias de escala.

Ainda sobre as diferentes estruturas de mercados, assinale a opção correta.

  • A.

    No mercado farmacêutico, a introdução de genéricos destinados a substituir produtos de marcas conhecidas, fabricados pelas empresas dominantes no mercado, não altera a elasticidade da demanda das firmas dominantes, em razão de essas empresas deterem elevadas participações nos mercados em que atuam.

  • B.

    Quando um pequeno número de firmas detém uma parcela substancial do mercado relevante, em razão da disputa pela liderança desse mercado, esse elevado grau de concentração reduz a probabilidade de sucesso de um conluio para fixação de preços nessa indústria.

  • C.

    A curva de oferta de curto prazo de uma firma competitiva corresponde à parte da sua curva de custo marginal em que o custo variável médio excede o custo marginal.

  • D.

    Postos de gasolina, por usarem a locação para diferenciarem seus produtos, fixarem os preços acima do custo marginal e auferirem lucros econômicos positivos no curto prazo, constituem bons exemplos de concorrência monopolística.

  • E.

    Em razão de, no equilíbrio de longo prazo, o preço cobrir apenas o custo médio de produção, e supondo-se que o mercado de segurança privada seja competitivo, a redução do preço desses serviços, provocada, por exemplo, pela melhoria das condições de segurança pública, levará todas as firmas envolvidas nesse setor a encerrar suas atividades.

  O entendimento dos padrões de concorrência, que determinam tanto a inserção da firma na estrutura produtiva como as estratégias empresariais de concorrência, é fundamental para a compreensão do funcionamento dos mercados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Em situações de negociação, uma das partes pode obter uma vantagem estratégica ao limitar sua própria flexibilidade.

  • B.

    A compra da empresa norte-americana Reebok International pela concorrente alemã Adidas Salomon, recentemente anunciada, irá gerar ganhos de escala que se traduzirão em preços mais baixos e em maior quantidade transacionada, elevando, assim, os níveis de bem-estar dos consumidores de artigos esportivos.

  • C.

    Para estimular a competição nos mercados o governo deve regulamentar os mercados em que o índice de Herfindahl- Hirschman seja igual ou próximo de zero porque, nesses casos, o grau de monopolização dessas indústrias tende a ser elevado.

  • D.

    Na vertente desempenho, a competitividade decorre da capacidade de uma firma/indústria produzir bens com maior eficácia que os concorrentes, no que se refere à relação preçoqualidade, à tecnologia, aos salários e à produtividade, e, portanto, refere-se às condições específicas em que se realiza a produção vis-à-vis à concorrência.

  • E.

    a estratégia de diferenciação, a capacitação de montagem e de coordenação da cadeia de fornecedores, a flexibilidade organizacional e a imagem de marca constituem fatores estruturais que fundamentam as vantagens competitivas da firma/indústria.

Considerando que os mercados são interdependentes, o modelo de equilíbrio geral acrescenta informações relevantes para a análise econômica. Com relação a esse tópico, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos mercados competitivos, uma alocação de recursos que promova a distribuição eqüitativa desses recursos é também eficiente no sentido de Pareto.

  • B.

    A lei de Walras implica que, se o valor total dos excessos de demanda para todos os bens produzidos pela indústria for zero, então o valor total dos excessos de demandas para os bens produzidos nos demais setores é positivo.

  • C.

    Se, nos mercados racionados em que a fixação de preço-teto provoque escassez, o preço pago pelos consumidores for igual ao custo marginal de produção do bem /serviço, então, nesse mercado, o nível de produção será eficiente.

  • D.

    Ao longo da curva de contrato na produção, as taxas marginais de substituição técnica entre os diferentes insumos são iguais, garantindo, assim, uma utilização eficiente desses recursos.

  • E.

    Na análise de equilíbrio geral, quando dois bens são complementares, a imposição de um tributo sobre um deles conduz a um aumento do preço do bem tributado, bem superior àquele previsto pela análise de equilíbrio parcial.

Cada estrutura de mercado no mundo econômico apresenta características bem definidas a partir do número dos que exercem as atividades de oferta e de procura. Sobre a estrutura de mercado monopolista, é correto afirmar que

  • A.

    no mercado monopolista, ocorre uma concorrência duplamente imperfeita.

  • B.

    no mercado monopolista, ocorre um grande número de vendedores e apenas um comprador.

  • C.

    trata-se de um mercado de concorrência perfeita caracterizado pelo grande número de participantes, nos dois lados considerados.

  • D.

    não há alternativas possíveis para os compradores, estes ou comprarão do único produtor existente ou deixarão de consumir o produto.

  • E.

    devido ao pequeno número de empresas dominantes, o controle sobre os preços favorece a ocorrência de práticas conspirativas, conluios e acordos que prejudicam o consumidor.

Ainda em relação à regulação dos mercados, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos problemas da regulação advém da existência de assimetria da informação: como a firma conhece melhor que o regulador tanto sua tecnologia como o seu mercado, ela pode induzir opções que lhe convenham — seleção adversa — ou falsear informações sobre seus esforços — risco moral —, fazendo que uma empresa mais eficiente possa extrair rendas adicionais.

  • B.

    A concentração vertical, em que há fusão ou incorporação de empresas em diferentes estágios da cadeia produtiva, por estimular a adoção de práticas anticoncorrenciais, constitui, per se, violação da lei da concorrência.

  • C.

    A decisão, vinda da autoridade competente, relativa a ato de fusão de duas empresas, com base na possibilidade de monopolização do setor, é um exemplo claro da teoria positiva da regulação.

  • D.

    Quando existe um único concessionário, o estabelecimento de cláusulas impositivas leva a abusos do poder de mercado e, portanto, resulta na prática de preços monopolistas.

  • E.

    A fixação de esquemas regulatórios na indústria de telecomunicações deve-se, unicamente, à existência de monopólio natural, visto que as inovações tecnológicas que caracterizam esse setor ampliam o papel desempenhado pelas economias de escala, na determinação do tamanho mínimo eficiente, para as firmas que atuam nesse setor.

Em relação a padrões de concorrência e preço de mercado, é correto afirmar que:

  • A.

    em oligopólios, os preços sempre são dados pelo mercado.

  • B.

    em concorrência perfeita, as empresas têm capacidade de afetar o preço de mercado.

  • C.

    é impossível prever a demanda em concorrência perfeita e, por isso, as empresas escolhem o preço de venda.

  • D.

    um monopolista é restrito em suas escolhas pelo comportamento da demanda.

  • E.

    não existe padrão de concorrência imperfeita no qual as empresas concorram via preço.

Com o intuito de captar o excedente do consumidor, algumas empresas praticam a discriminação de preços. Nesse sentido, na discriminação de preços de segundo grau:

  • A.

    a empresa cobra preços diferentes por unidade para quantidades diferentes da mesma mercadoria ou do mesmo serviço

  • B.

    a empresa divide os consumidores em dois ou mais grupos, com curvas de demanda separadas, de modo que possa cobrar preços diferentes para cada grupo.

  • C.

    a empresa cobra de cada consumidor seu preço de reserva

  • D.

    a empresa cobra de cada consumidor o preço máximo que ele está disposto a pagar por unidade adquirida.

  • E.

    a empresa cobra preços iguais para quantidades diferentes da mesma mercadoria ou do mesmo serviço

Uma empresa que atua em um mercado de concorrência perfeita maximiza o lucro no curto prazo quando:

  • A.

    o preço é igual à receita marginal

  • B.

    o custo marginal é igual à receita marginal.

  • C.

    o custo variável médio é igual ao preço.

  • D.

    o custo marginal é igual ao custo variável médio.

  • E.

    o custo marginal é igual ao custo fixo médio.

As expressões que preenchem corretamente as lacunas da afirmação:

''Podemos afirmar que em concorrência perfeita, existindo custos fixos, a curva de oferta da empresa competitiva é a parte da curva de custo__________ que está localizada acima da curva de ________'', são, respectivamente

  • a.

    marginal custo total médio.

  • b.

    marginal custo variável médio.

  • c.

    total médio demanda.

  • d.

    total médio custo variável médio.

  • e.

    marginal custo fixo médio.

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