Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Suponha que um monopolista se defronta com uma curva de demanda q=80-p, onde "p" é o preço do bem e "q" a quantidade do bem. Sua função custo total é c=10q. Pode-se afirmar que o preço que maximiza o lucro do monopolista é
10.
35.
45.
80.
30.
Com relação às estruturas de mercado oligopólicas, analise as seguintes afirmações e assinale a opção correta.
I. No modelo da curva de demanda quebrada de oligopólio, para preços acima do preço que prevalece atualmente, a curva de demanda é mais elástica, enquanto para preços abaixo dos que prevalecem atualmente, a curva de demanda é mais inelástica.
II. O modelo de Bertrand com duas empresas e um bem homogêneo é caracterizado por ter um preço de equilíbrio igual ao custo marginal de produção.
III. No modelo de Cournot com mais do que duas firmas, quanto menor for a participação da empresa no mercado, mais elástica será a curva de demanda com que ela se defronta.
I e II são incorretas, III é correta.
I e II estão corretas, III é incorreta.
I é incorreta, II e III são corretas.
I e III são corretas, II é incorreta.
I, II e III estão corretas.
Com relação à concorrência monopolística, julgue as afirmações abaixo e assinale a opção correta.
I. Quanto mais bem-sucedida for a empresa A na diferenciação do seu produto daqueles produzidos por firmas que vendem produtos similares, mais elástica será a curva de demanda pelo produto da empresa A.
II. A entrada de mais firmas com produtos similares leva, no equilíbrio, a tangência entre a curva de demanda e a curva de custo médio.
III. O equilíbrio na competição monopolística é eficiente no sentido de Pareto pois as firmas operam com lucro zero.
I, II e III falsas.
I verdadeira, II e III falsas.
I, II e III verdadeiras.
I e III falsas, II verdadeira.
I falsa, II e III verdadeiras.
Suponha que um monopolista se defronte com dois mercados separados A e B e que não pode haver nenhuma espécie de contato entre os compradores dos dois mercados. Suponha que as curvas de demandados mercados A e B sejam, respectivamente, QA=200-PA e QB=300-2PB, onde QA e QB são as quantidades demandadas do bem nos mercados A e B, respectivamente, PA e PB são os preços do bem nos mercados A e B, respectivamente. Suponha também, que a função custo total do monopolista seja C = Q2+20Q, onde Q representa a produção total do bem pelo monopolista (Q=QA+QB). Pode-se afirmar que, em equilíbrio:
2QA- QB=50.
QA=20 e QB= 35.
QA=70 e QB= 15.
QA=35 e QB= 40.
QA=55 e QB= 20
Com relação à formação de preços em monopólio, considere as seguintes informações relativamente a um bem produzido por um monopolista: custo total = 4y, onde y é a quantidade do produto; elasticidade-preço da demanda = - 2. Pode-se afirmar que o índice de Lerner de poder de monopólio e a taxa de mark-up são, respectivamente
2 e 0,5.
0,5 e 2.
8 e 4.
4 e 2.
2 e 4.
Suponha que 300 indivíduos morem num condomínio e que cada um deles esteja disposto a pagar R$ 2,00 por cada muda de árvore a ser plantada na área comum do condomínio. Se para plantar x mudas, o custo é dado por c(x) = 2x3, o número de mudas a serem plantadas que é eficiente no sentido de Pareto é
8.
6.
100.
10.
Leia os enunciados que se seguem.
"Uma empresa monopolista com custo marginal positivo nunca irá operar no ramo __________ de sua curva de demanda." "Em um monopólio natural, o monopolista opera com prejuízo se o preço praticado for igual ao custo marginal e se o ponto de mínimo da curva de custo médio se encontra à direita da curva de ________".
As expressões que preenchem corretamente as lacunas das afirmações abaixo, são, respectivamente:
elástico / receita média
inelástico / custo marginal
inelástico / demanda
elástico / receita marginal
de elasticidade unitária / oferta
A análise da microeconomia do setor público é fundamental para a compreensão de questões relevantes associadas à intervenção do governo nas economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Constitui exemplo do paradoxo do voto o fato de certas escolhas coletivas, feitas por meio do voto majoritário, produzirem um vencedor, de forma inequívoca e independente da ordem em que são votadas.
São pressupostos básicos na análise das condições de equilíbrio de uma empresa em um modelo de concorrência perfeita, exceto:
a empresa tomar como constante os preços de seus produtos e dos fatores por ela consumidos.
a empresa possuir perfeito conhecimento e prevê exatamente as condições do mercado de seus produtos e de seus fatores de produção.
a empresa possuir perfeito conhecimento de sua função de produção.
a empresa ser suficientemente pequena no mercado a ponto de poder considerar perfeitamente elástica a procura por seus produtos e a oferta de seus fatores.
a empresa poder exercer influência no mercado apenas pela diferenciação informacional do produto.
O preço do monopolista pode ser interpretado como sendo formado por meio de uma margem (mark-up) sobre:
o seu custo marginal e não dependerá da elasticidade preço da demanda.
o seu custo marginal e irá depender da elasticidade preço da demanda.
o seu custo médio e irá depender da elasticidade preço da demanda.
o seu custo médio e não dependerá da elasticidade preço da demanda.
1 + o valor absoluto da elasticidade preço da demanda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...