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Com relação às definições utilizadas na mensuração do déficit público e da dívida pública no Brasil, é incorreto afirmar que
a dívida bruta do governo geral abrange o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.
o Banco Central é incluído na apuração da dívida líquida pelo fato de transferir seu lucro automaticamente para o Tesouro Nacional.
no conceito de setor público utilizado para a mensuração da dívida líquida do setor público no Brasil, não são incluídas as administrações indiretas e as empresas estatais municipais
a dívida líquida do setor público corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público nãofinanceiro e do Banco Central com o sistema financeiro, o setor privado não-financeiro e o resto do mundo.
as "Necessidades de Financiamento do Setor Público - resultado nominal sem desvalorização cambial" correspondem à variação nominal dos saldos da dívida líquida, deduzidos os ajustes patrimoniais efetuados no período
Considere as seguintes restrições orçamentárias num modelo de dois períodos:
onde T1 = impostos no período 1; T2 = impostos no período 2; G1 = gastos do governo no período 1; G2 = gastos do governo no período 2; C1 = consumo no período 1; C2 = consumo no período 2; Y1 = renda no período 1; Y2 = renda no período 2. Com base nessas informações e partindo da proposição conhecida como "equivalência ricardiana", é correto afirmar que:mesmo que o governo altere o seu padrão de gastos corrente e futuro, uma queda nos impostos no período 1 financiado com endividamento público não altera o consumo no período 1.
desde que o governo não altere o seu padrão de gastos corrente e futuro, uma queda nos impostos no período 1, financiado com endividamento público, não altera o consumo no período 1.
uma redução nos impostos no período 1, financiado com endividamento público, aumenta o consumo nos períodos 1 e 2.
uma redução nos impostos no período 1, financiado com endividamento público, reduz o consumo nos períodos 1 e 2.
desde que o governo não altere o seu padrão de gastos corrente e futuro, uma queda nos impostos no período 1, financiado com endividamento público, resulta num aumento no consumo apenas do período 2.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Utilizando os conceitos básicos da macroeconomia aberta, julgue os itens seguintes.
Quando financia um deficit fiscal por meio de empréstimos junto ao setor privado, o governo aumenta a taxa de juros real, aprecia a moeda nacional e expande o deficit comercial.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As políticas fiscais e monetárias influenciam, significativamente, o desempenho da economia. Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens.
No longo prazo, políticas monetárias expansionistas não são eficazes porque não alteram o produto potencial da economia, contribuindo apenas para aumentar o nível de preços.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As políticas fiscais e monetárias influenciam, significativamente, o desempenho da economia. Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens.
Uma curva de oferta agregada positivamente inclinada contribui para a expansão do efeito multiplicador dos gastos públicos.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As políticas fiscais e monetárias influenciam, significativamente, o desempenho da economia. Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens.
De acordo com a abordagem das expectativas racionais, a taxa de sacrifício necessária à redução de inflação é bem mais elevada que a exigida pelas teorias tradicionais.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
A política Monetária e a Política Fiscal são diferenciadas, fundamentalmente, podemos afirmar que:
A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política fiscal age diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos.
A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos do governo, enquanto a política fiscal trata de juros, câmbio e nível de emprego.
Não existe qualquer diferença entre as políticas fiscal e monetária.
A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciado as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A escolha em situação de escassez, as interações entre o governo e os mercados privados e a evolução da análise econômica são tópicos relevantes para o exame dos fenômenos econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Economistas que se proclamam não-intervencionistas advogam a adoção de regras fixas de política econômica, tais como orçamento equilibrado e constância da taxa de crescimento do estoque monetário.
Dentro da Estrutura tributária Brasileira, a Política Fiscal envolve a política de receitas e despesas do Governo, em que, a definição e a aplicação da Carga Tributária é exercida sobre os agentes econômicos e sobre a definição e aplicação de suas despesas. A tributação sobre o consumo utiliza os seguintes instrumentos tributários:
IPI, PIS/PASEP, ISS - Em nível Federal IOF – Em nível Estadual COFINS – Em nível Municipal
ICMS, COFINS, IOF, ISS - Em nível Estadual; IPI, PIS/PASEP - Em nível Federal ISS – Em nível Municipal.
COFINS, IPI, PIS/PASEP, IOF - Em nível Federal ICMS – Em nível Estadual ISS – Em nível Municipal
ICMS, COFINS, IOF, ISS - Em nível Estadual IPI, PIS/PASEP, IPA - Em nível Federal ISS – Em nível Municipal
ICMS, COFINS , IOF, ISS - Em nível Estadual IPI, PIS/PASEP E INSS - Em nível Federal ISS – Em nível Municipal
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os capitais financeiros e as denominadas multinacionais condicionam seus empréstimos e seus investimentos produtivos aos ajustes políticos e institucionais dos estados nacionais. As exigências do capitalismo mundial incluem
reconhecimento jurídico das marcas e patentes tecnológicas do capitalismo mundial.
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