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Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considere a seguinte identidade macroeconômica básica:
Y = C + I + G + (X – M)
onde C = consumo agregado;
I = investimento agregado; e
G = gastos do governo.
Para que Y represente a Renda Nacional, (X – M) deverá representar o saldo:
da balança comercial.
total do balanço de pagamentos.
da balança comercial mais o saldo da conta de turismo.
da balança comercial mais o saldo da conta de serviços.
do balanço de pagamentos em transações correntes.
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considere o modelo de determinação da renda com as seguintes informações, em unidades monetárias (quando for o caso):
C = 100 + 0,8.Y
M = 50 + m.Y X = 100
G = 100 I = 200
onde:
Y = produto agregado;
C = consumo agregado;
G = gastos do governo;
I = investimento agregado;
X = exportações;
M = importações; e "m" uma constante positiva.
Considerando uma renda agregada de equilíbrio igual a 900, a propensão marginal a importar será igual a:
0,15
0,50
0,20
0,30
0,25
É correto afirmar que:
a condição para que uma empresa opte por produzir uma quantidade não nula de seu produto é que o preço do mesmo seja superior ao custo fixo médio de produção.
não é possível que, no equilíbrio de longo prazo, alguma empresa opere com lucro econômico nulo, visto que, nesse caso, ela optaria por encerrar suas operações.
no horizonte de curto prazo, não é possível que uma empresa opere com lucro negativo, visto que ela sempre pode optar por encerrar suas atividades.
a condição para que uma empresa opte por produzir uma quantidade não nula de seu produto é que a margem sobre o custo médio de produção seja de aproximadamente 10%.
se um equilíbrio é obtido com todas as empresas de um mercado em concorrência perfeita obtendo lucro econômico negativo, então esse equilíbrio é de curto prazo.
Assinale a opção correta.
A determinação, por parte de um órgão regulador, de um limite superior ao preço a ser cobrado pelo monopolista, certamente implicará em uma redução no nível de produção desse monopolista.
Um monopolista com capacidade de discriminar preços produz uma quantidade inferior à que ele produziria caso não pudesse discriminar preços.
A determinação, por parte de um órgão regulador, de um limite superior ao preço a ser cobrado pelo monopolista, pode induzir esse monopolista a aumentar a quantidade que ele oferta de seu produto.
Independentemente das condições de custo de produção, do ponto de vista social, é sempre preferível que um produto seja ofertado por mais de uma empresa.
Apenas empresas de grande porte podem ter algum poder de monopólio.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considere o Modelo de Solow dado pelas seguintes equações e informações:
Supondo a taxa de crescimento populacional igual a zero, a taxa ótima de poupança dada pela "regra de ouro" gera um nível ótimo de investimento por trabalhador igual a:
5,0
2,5
10,0
25,0
1,5
Considere os seguintes saldos, em unidades monetárias, para as contas dos Balanços de Pagamentos:
Balanço comercial: - 700;
Balanço de serviços: - 7.000;
Balanço de rendas: - 18.000;
Transferências unilaterais: + 1.500;
Conta Capital: + 300;
Investimento Direto: + 30.500;
Investimento em Carteira: + 7.000;
Derivativos: - 200;
Outros investimentos na conta financeira = -18.000;
Erros e omissões: + 2.500.
Considerando esses lançamentos, é correto afirmar que a conta Haveres da Autoridade Monetária apresentou saldo de:
+ 2.000
– 2.100
– 2.900
zero
+ 2.100
Considere os seguintes coeficientes de comportamento monetário:
M1 = meios de pagamentos c = (papel-moeda em poder do público/M1)
d = (depósitos a vista nos bancos comerciais/M1)
R = (encaixes totais dos bancos comerciais/depósitos a vista nos bancos comerciais)
Considerando que c = d/3 e R = 0,3, o valor do multiplicador da base monetária será de, aproximadamente,
2,105
3,103
1,290
1,600
2,990
O ajuste fiscal necessário para dar suporte às políticas macroeconômicas, durante a segunda metade dos anos 90, foi resultado dos seguintes fatores, nos quais não se inclui(em):
o incentivo ao uso dos precatórios pelos estados e municípios.
um corte nos investimentos públicos, com consequências negativas importantes para a qualidade da infraestrutura e dos serviços públicos.
condições mais rígidas aplicadas à expansão da dívida pública estadual, após as negociações realizadas em 1997/1998.
a implementação do programa de privatização, que liberou o governo dos subsídios e empresas estatais ineficientes.
um importante aumento das receitas no nível federal por meio das contribuições sociais não compartilhadas por estados e municípios, as quais foram responsáveis pelo aumento da carga tributária.
Os produtos X e Y são produzidos em determinado país empregando-se apenas a mão-de-obra local. Em um dia, cada trabalhador é capaz de produzir 3 unidades do bem X ou, alternativamente, 5 unidades do bem Y. Nesse caso, pode-se afirmar que:
o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem X é de 3/5 unidades do bem Y.
o custo de oportunidade de se produzir uma unidade do bem Y é de 3/5 unidades do bem X.
o custo de oportunidade de se produzir três unidades do bem Y é de 5 unidades do bem X.
o custo de oportunidade de se produzir três unidade do bem X é de 3 unidades do bem Y.
não é possível calcular o custo de oportunidade da produção do bem X ou do bem Y, pois o enunciado não informa a oportunidade perdida com essa produção.
Em um sistema federal existem níveis alternativos de governo por meio dos quais os serviços públicos são ofertados. Assinale a única opção falsa com relação ao Federalismo Fiscal.
Competência concorrente é aquela exercida simultaneamente pela União, Estados e Municípios.
A partilha de uma ampla base tributária entre os componentes de uma federação torna mais difícil a ocorrência de frequentes mudanças na legislação.
A harmonização tributária implica em perda de autonomia dos estados federados nos processos de uniões econômicas, mas é vantajosa do ponto de vista dos princípios tributários.
A centralização dos recursos e do poder para administrá-los afeta a capacidade do Estado de atuar com a finalidade de evitar a concentração regional da renda.
As decisões de gastos das esferas subnacionais podem afetar a demanda agregada da economia de uma forma que poderia prejudicar os objetivos de estabilização macroeconômica do governo central.
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