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Identifique, entre as modalidades de parcerias entre os setores público e privado, a modalidade que não é pertinente a uma PPP (Parceria Público-Privado).
Modalidade na qual a construção é separada juridicamente da operação, já que neste caso o empreendimento da construção cabe ao setor privado, mas, após o fim da mesma, o direito de concessão cabe ao Estado, que diante de outro ato legal, concede a exploração à mesma empresa ou a outra.
Mecanismo de concessão para a exploração de um serviço público, no qual o setor privado exige do Estado uma taxa de risco social para adquirir a concessão.
Mecanismo de concessão para a exploração de um serviço público, na qual a empresa fica com plenos direitos sobre o projeto, sem devolução posterior para o Estado, não havendo prazo final da concessão.
Venda da concessão para o setor privado de um ativo já em operação, acompanhada da obrigação de operação e eventual expansão por parte dos novos controladores.
Mecanismo de concessão para a exploração de um serviço público, no final da qual, porém, ela retorna às mãos do Estado.
De acordo com a Teoria da Agência, também chamada Teoria do Agente Principal, indique a opção falsa.
O agente contrata o principal ou depende dele para a realização de uma tarefa em seu benefício.
O principal incorre em custos para ter certeza que o agente está agindo de modo apropriado.
A governança corporativa cuida do alinhamento dos interesses em uma relação agente-principal.
O principal sabe que o agente dispõe de informações privilegiadas (assimétricas).
A teoria do agente principal assume que os indivíduos são criativos, mas egoístas e maximizadores de utilidade.
Sobre os conceitos econômicos de bens públicos e externalidades, é correto afirmar que:
se a produção de um bem implica externalidades negativas, então, em condições de concorrência perfeita, esse bem será produzido em quantidade superior à que seria socialmente eficiente.
um bem público é qualquer bem que seja de propriedade estatal.
define-se externalidade como um evento que ocorre fora dos estabelecimentos de uma empresa.
não é possível que um ato de consumo gere externalidades negativas.
não é possível que um ato de produção gere externalidades positivas.
A aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento e a estabilidade, diante da incapacidade do mercado em assegurar o atingimento de tais objetivos, compreende a seguinte função do Governo:
Função Estabilizadora.
Função Distributiva.
Função Monetária.
Função Desenvolvimentista.
Função Alocativa.
Do ponto de vista fiscal, o défi cit público é medido a partir do Resultado Primário. Isso posto, é correto afirmar:
o Resultado Primário corresponde à diferença entre receitas não-financeiras e despesas não-financeiras.
entende-se por receita não-financeira: a receita orçamentária arrecadada, mais as operações de crédito, as receitas de privatização e as receitas provenientes de rendimentos de aplicações financeiras.
entende-se por despesa não-financeira: a despesa total, aí incluídas aquelas com amortização e encargos da dívida interna e externa (amortização mais juros).
do ponto de vista fiscal, ou pelo critério "acima da linha", ocorre déficit público quando o total das receitas não- -financeiras é superior às despesas não-financeiras.
nos casos em que o total das receitas próprias de um ente público (sem considerar empréstimos) é inferior às despesas realizadas, temos um superávit primário.
Em relação à política fiscal e aos conceitos de necessidade de financiamento do setor público (NFSP), déficit e dívida pública, qual das afi rmações abaixo é correta, supondo que não existem juros nominais recebidos pelo governo.
Se os juros nominais pagos em função da dívida pública são superiores ao déficit primário, então o governo possui superávit nominal.
Se o governo apresenta déficit primário, isto implica que a poupança do governo seja negativa.
Quando há déficit nominal, os juros nominais pagos são necessariamente inferiores a um déficit primário.
A existência de déficit primário significa que os investimentos governamentais (se existirem) não são financiados na sua integralidade por poupança do governo.
Quando se tem uma variação negativa da dívida pública e não existem variações patrimoniais relevantes no período como privatizações ou reconhecimento de esqueletos, então o governo apresentou déficit nominal no período.
Selecione o único item que deve ser considerado como componente do custo econômico ou custo de oportunidade de uma empresa associado à sua decisão de produzir q unidades de seu produto.
A recuperação de gastos com publicidade realizados há um ano.
O custo histórico de aquisição das matérias-primas em estoque na empresa que foram adquiridas há um ano, cujos preços de mercado não se mantiveram constantes e que serão empregadas no processo produtivo.
O valor de mercado do aluguel do terreno no qual será realizado o processo produtivo, terreno esse de propriedade da empresa.
Uma margem destinada à recuperação dos gastos com pesquisa e desenvolvimento incorridos no desenvolvimento, já concluído, do produto.
Uma parcela dos salários da equipe administrativa da empresa que seria mantida contratada mesmo que as q unidades referidas acima não fossem produzidas.
Considere os seguintes coeficientes de comportamento monetário:
c = (papel-moeda em poder do público)÷M1
d = (depósitos a vista do público nos bancos comerciais) ÷M1
R = (encaixes totais dos bancos comerciais) ÷ Depósitos a vista
Considerando M1 = meios de pagamentos e B = base monetária, é correto afirmar que:
B = c.R + d.M1, desde que "d" e "R" sejam positivos.
se "d" = 0, então M1÷B será igual a zero.
quanto maior "c", maior tende a ser o multiplicador dos meios de pagamentos em relação à base monetária.
quanto maior "R", maior tende ser M1÷B.
dado que 0 < "c" < 1 e "c" + "d" = 1, então M1 é maior do que B.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Considerando o modelo IS/LM sem os denominados casos clássicos e da armadilha da liquidez, é incorreto afirmar que:
um aumento das aquisições de bens de capital, por parte dos empresários, eleva a taxa de juros.
uma política monetária expansionista reduz a taxa de juros de equilíbrio.
o equilíbrio de curto prazo do modelo IS/LM não precisa ser o de pleno emprego.
considerando uma função consumo linear do tipo C = C0 + α.Y, com 0 < α < 1, um aumento de C0 reduz a taxa de juros.
uma política fiscal contracionista reduz a taxa de juros.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2008
Considere o modelo IS/LM e o de oferta e demanda agregada. Supondo que a curva de oferta agregada de curto prazo é positivamente inclinada, é correto afirmar que:
a partir do equilíbrio de longo prazo, no modelo de oferta e demanda agregada, um aumento da base monetária eleva a taxa de juros e reduz o nível de atividade econômica no curto prazo.
é possível construir, com o modelo IS/LM, uma teoria para a demanda agregada. A partir dessa teoria, pode-se avaliar os efeitos, por exemplo, de uma política monetária expansionista no modelo de oferta e demanda agregadas.
no equilíbrio de longo prazo, um aumento da demanda agregada não provoca inflação.
a partir do equilíbrio de longo prazo, uma política fiscal expansionista, quando eleva o nível do produto de curto prazo, não provoca alterações no nível geral de preços.
somente a política fiscal pode elevar o produto de equilíbrio de longo prazo sem causar inflação.
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