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Modernamente, a intervenção estatal na economia, por meio da política fiscal, se dá para o desempenho das seguintes funções básicas:
distributiva, desenvolvimentista e financiadora;
alocativa, distributiva e desenvolvimentista;
alocativa, distributiva e estabilizadora;
desenvolvimentista, financiadora e alocativa;
desenvolvimentista, financiadora e estabilizadora.
Observe as afirmativas a seguir, em relação aos determinantes do consumo e do investimento.
I - De acordo com Mondigliani e a "hipótese do ciclo da vida", o desejo de manter estável o nível de consumo faz com que a propensão a poupar de um jovem não se altere, mesmo que sua expectativa de vida mude ao longo do tempo.
II - A combinação da "hipótese de renda permanente" de Friedman com a de que os consumidores têm expectativas racionais faz com que seja impossível prever as mudanças no consumo ao longo do tempo.
III - Segundo Tobin, as decisões de investimento estão baseadas na política econômica presente e nas expectativas em relação aos efeitos das políticas futuras, relacionadas através do "q de Tobin". Sempre que este for maior que 1, as empresas terão incentivos para investir.
Assinale a alternativa correta:
apenas as proposições II e III estão corretas;
apenas as proposições I e II estão corretas;
apenas a proposição II está correta;
apenas as proposições I e III estão corretas;
todas as proposições estão corretas.
Sobre o conceito de Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP), apurado pelo Banco Central do Brasil (Bacen), é correto afirmar que:
as contas são apuradas pelo método "abaixo da linha", ou seja, o resultado fiscal do setor público é medido pela variação do estoque do endividamento líquido do setor público não-financeiro, levando-se em consideração os ajustes patrimoniais;
o resultado primário se distingue do resultado nominal por excluir das NFSP as despesas do setor público financeiro, isto é, dos bancos públicos federais e estaduais;
a dívida líquida do setor público representa o saldo das dívidas e créditos do setor público não-financeiro, excluindo, portanto, o Banco Central;
o resultado nominal representa o saldo entre o total de despesas e receitas de todo o setor público;
os juros nominais, que compõem as NFSP no conceito nominal, podem ser calculados pela diferença entre o resultado nominal e o resultado operacional apurado pelo Bacen para o mesmo período.
Em relação aos programas de transferência de renda do Governo Lula, observe as afirmativas a seguir:
I - O programa Fome Zero incorporou programas de transferência de renda do Governo FHC.
II - O programa Bolsa-Família, lançado em outubro de 2003, tratava da mesma forma todas as famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo, concedendo a cada uma um benefício de R$50,00.
III - Os programas Fome Zero e Bolsa Família não apresentaram problemas de focalização e as famílias beneficiadas constituíram de fato o público-alvo dos respectivos programas.
IV - A maior parte das famílias que atendem às condições para se beneficiar dos programas Bolsa-Escola e Bolsa- Alimentação têm duas ou mais crianças na faixa etária de referência.
O número de afirmativas corretas, dentre as apresentadas, é:
0;
1;
2;
3;
4;
De acordo com a teoria da renda permanente, as pessoas estabelecem seu nível de consumo com base em:
seu nível de poupança e usam financiamentos bancários para nivelar o consumo em resposta a oscilações permanentes da renda;
seu nível de poupança e usam financiamentos bancários para nivelar o consumo em resposta a oscilações transitórias da renda;
sua renda permanente e usam a poupança e financiamentos bancários para nivelar o consumo em resposta a oscilações transitórias da renda;
taxa de juros de longo-prazo e usam financiamentos bancários para nivelar o consumo em resposta a oscilações permanentes da renda;
sua renda corrente e usam a poupança e financiamentos bancários para nivelar o consumo em resposta a oscilações permanentes da renda.
O cálculo do déficit operacional público, diferentemente do cálculo do déficit nominal público, exclui:
os gastos correntes;
os investimentos públicos;
as transferências;
a correção monetária dos juros da dívida pública;
os juros reais da dívida pública.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Analise as proposições a seguir sobre o modelo IS-LM:
I - Considerando uma economia fechada, quanto maior for a influência de variações na taxa de juros sobre o investimento, maior será o efeito do aumento dos gastos do governo sobre o nível de renda de equilíbrio.
II - Considerando uma economia aberta pequena, com perfeita mobilidade de capital e taxa de câmbio flexível, uma expansão monetária irá elevar o nível do produto de equilíbrio e aumentar o saldo da conta corrente através de uma depreciação induzida.
III - Considerando uma economia aberta pequena, com perfeita mobilidade de capital e taxa de câmbio fixa, se o atual nível de produto de equilíbrio está abaixo do pleno emprego, o governo terá como uma de suas opções para elevá-lo a expansão da oferta monetária.
IV - No caso "clássico", uma política fiscal expansionista levará a um "crowding-out" completo e não terá nenhum efeito sobre o nível de produto de equilíbrio, embora gere um aumento na taxa de juros e modifique a composição da demanda agregada.
Assinale a alternativa correta:
apenas as proposições I e III estão corretas;
apenas as proposições II e IV estão corretas;
apenas as proposição III e IV estão corretas;
apenas as proposições I e II estão corretas;
nenhuma das proposições está correta.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Considere a curva IS do modelo IS-LM. Alterações na política fiscal que:
aumentem a demanda por bens e serviços deslocam a curva IS para a esquerda;
aumentem a demanda por bens e serviços não afetam a curva IS;
aumentem a demanda por bens e serviços deslocam a curva IS para a direita;
reduzem a demanda por bens e serviços deslocam a curva IS para a direita;
reduzem a demanda por bens e serviços alteram a inclinação da curva IS.
De acordo com o modelo de expectativas racionais:
o "trade-off" entre inflação e desemprego, apontado pela Curva de Phillips, só existiria no longo prazo;
o "trade-off" entre inflação e desemprego, apontado pela Curva de Phillips, só existiria no curto prazo;
o "trade-off" entre inflação e desemprego, apontado pela Curva de Phillips existiria tanto no curto quanto no longo prazo;
o "trade-off" entre inflação e desemprego, apontado pela Curva de Phillips não existiria;
a inflação seria um fenômeno estrutural das economias modernas.
O modo de descrever o nível de equilíbrio do PNL (Produto Nacional Líquido) é I = S, isto é, o total das despesas líquidas de investimento tem que ser igual ao da poupança pessoal da renda recebida. Se esse equilíbrio fosse perturbado por um aumento em I, esperaríamos que:
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