Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os naipes de uma orquestra estão divididos de acordo com o parâmetro
intensidade.
duração.
textura.
densidade.
timbre.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um cânone e uma fuga são os melhores exemplos do pensamento musical
homofônico.
sinfônico.
polifônico.
heterofônico.
monofônico.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Uso de escalas maiores e menores, hierarquia de acordes regida pela exploração de forças harmônicas de tensão e relaxamento, direcionalidade, centralização do discurso sobre a função de tônica e desenvolvimento histórico localizado no ocidente entre os séculos XVII e XIX são características do sistema
modal.
atonal.
serial.
tonal.
pentatonal.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A formação instrumental característica do baião, popularizada por Luís Gonzaga, consiste em
uma sanfona, um triângulo e uma zabumba.
uma flauta, um ganzá e um contrabaixo.
um pífaro, um violão e um pandeiro.
uma gaita, um cavaquinho e uma cuíca.
uma rabeca, um bandolim e um surdo.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Caetano Veloso, Antônio Carlos Jobim e Roberto Carlos são músicos ligados, respectivamente, aos movimentos
antropofagista, música de protesto e pop urbano.
tropicalista, bossa nova e jovem guarda.
pop melódico, nova canção e romântico.
experimentalista, samba-jazz e canção.
novos baianos, MPB e rock-balada.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a ordem de algarismos obtidos na segunda coluna.
( 1 ) Ô abre-alas ( ) Ernesto Nazareth
( 2 ) Apanhei-te cavaquinho ( ) Donga
( 3 ) Gosto que me enrosco ( ) Sinhô
( 4 ) Pelo telefone ( ) Humberto Teixeira
( 5 ) Asa branca ( ) Chiquinha Gonzaga
1, 3, 4, 2 e 5.
2, 4, 3, 5 e 1.
3, 1, 5, 4 e 2.
4, 5, 2, 1 e 3.
5, 2, 1, 3 e 4.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico
sua busca pela precisão e pela verdade.
seus atributos de estabilidade e perenidade.
sua liberdade em relação à tradição e à história.
seu caráter de criação e inovação.
sua independência de contexto e de temporalidade.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
É tarefa do professor a proposição de atividades em que os alunos percebam as qualidades das diferentes formas de expressão artística. Em termos de desenvolvimento perceptivo, sua função é a de
desenvolver a especialização da percepção, incentivando o estudo da natureza, das técnicas de representação e das proporções.
proporcionar a libertação da percepção, incentivando a quebra dos cânones tradicionais, dos estudos históricos e de contexto.
propiciar a flexibilidade da percepção, incentivando a curiosidade, o questionamento e o acolhimento dos diversos saberes artísticos.
favorecer o direcionamento da percepção, incentivando a delimitação e o funcionamento autônomo de cada um dos sentidos.
preparar a conscientização da percepção, incentivando pesquisas nas áreas da psicologia, da anatomia e da neurologia.
A noção de espaço nas Artes Cênicas é bem diversificada, pois abrange aspectos diversos do texto e da representação. O espaço nas Artes Cênicas é
Em determinado período da história do teatro, as apresentações dispunham de um palco especial, sucessivo, formado principalmente de uma série de carros que representavam lugares diferentes. Esse período corresponde ao
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...