Questões de Educação Artística do ano 2007

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A prefeitura de Belém vai fazer uma festa aberta no mercado Ver-o-Peso para comemorar o aniversário da cidade. Essa festa não terá fins lucrativos, pois não serão cobrados ingressos, e a trilha sonora, mecânica, vai conter basicamente canções de Roberto Carlos.

Em relação a esse tipo de evento, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD)

  • A.

    deve isentar a prefeitura de Belém de qualquer tipo de pagamento, por tratar-se de um evento sem fins lucrativos.

  • B.

    deve cobrar da prefeitura de Belém apenas a metade do valor correspondente aos direitos autorais, por tratar-se de um evento sem fins lucrativos.

  • C.

    deve isentar a prefeitura de Belém do pagamento de direitos autorais caso ela apresente autorização por escrito do beneficiário — Roberto Carlos — nesse sentido.

  • D.

    não deve cobrar direitos autorais da prefeitura de Belém, frente à notoriedade de Roberto Carlos e também pelo fato de suas músicas serem populares.

Tendo os fragmentos acima como referência, assinale a opção correta.

  • A.

    As duas autoras consideram que a dança tem como principal objetivo a diversão.

  • B.

    Para Isadora Duncan, a dança deve ser uma forma de aproximação entre homens e deuses.

  • C.

    Segundo Paulina Ossona, os meios de comunicação têm tido papel relevante no aprimoramento da dança como linguagem artística.

  • D.

    Os deuses citados por Isadora Duncan são exemplos aleatórios e, portanto, poderiam ser substituídos por quaisquer outros deuses do panteão greco-romano.

Assim como ocorre com o teatro e com o cinema, muitos espetáculos de dança foram concebidos a partir de obras literárias. Com relação a essa concepção, julgue os itens abaixo.

I O espetáculo Corpos de luz, com coreografia de Paula Vital Reis e Edison Fernandes, é baseado no livro A terra dos mil povos, do pajé Kaká Werá Jacupé.

II O espetáculo A metamorfose, que estreou no final de 2002, com a Borelli Cia. de Dança, é baseado no livro homônimo de Franz Kafka.

III O espetáculo de dança Macunaíma, que estreou em 1978, com direção de Antunes Filho, é uma adaptação da obra homônima de Mário de Andrade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3

A terra golpeada com os pés na dança parece ter sido o primeiro instrumento de percussão utilizado pelo homem, enquanto seu grito acompanhando a sua dança parece ter sido o primeiro instrumento de sopro. Essa unidade indissociável entre a atividade de música e a de dança, que aparece no começo da cultura, vai-se transformando com o aprimoramento de cada uma dessas duas linguagens. Acerca do uso do corpo nessas duas linguagens artísticas, julgue os itens que se seguem.

I Enquanto a música é primeiramente uma forma textual, a dança é primordialmente uma forma auditiva.

II Diferentemente da dança, na música o corpo do artista cumpre uma função secundária do ponto de vista da percepção do público.

III Diferentemente da dança, que quase sempre usa o corpo como um todo, a música usa com maior exclusividade os membros superiores do corpo, no caso da maioria dos instrumentos, e o aparelho respiratório no canto e nos instrumentos de sopro.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas os itens I e II estão certos.
  • B. Apenas os itens I e III estão certos.
  • C. Apenas os itens II e III estão certos.
  • D. Todos os itens estão certos.

A dança, assim como o teatro, é uma arte efêmera, que se consuma ao fim de cada representação. O surgimento do filme (película ou vídeo), possibilitou o registro dos espetáculos. Além do registro puro e simples, alguns cineastas usaram essas linguagens artísticas como base para a criação de seus filmes. Entre os filmes que exemplificam a contundente presença da dança no cinema não se incluem

  • A.

    Carmem, de Carlos Saura.

  • B.

    Eu sei que vou te amar, de Cacá Diegues.

  • C.

    Dançando na chuva, com Gene Kelly e Debbie Reynolds.

  • D.

    Grease - no tempo da brilhantina, de Randal Kleiser.

Em 2006 foi realizada a 7.ª edição do Encontro Internacional de Dança do Pará (EIDAP) — evento realizado pelo Centro de Dança Ana Unger e pelo Instituto de Educação e Cultura da Amazônia (IECA), promovido pelas Organizações Rômulo Maiorana. O evento teve apoio de patrocinadores, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (SEMEAR), do Governo do Estado do Pará, da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT) e da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL). Em relação ao EIDAP, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O EIDAP é um encontro anual cuja programação é composta de espetáculos, palestras, fóruns, debates e workshops relacionados exclusivamente à dança no Pará.

  • B.

    Uma característica peculiar do EIDAP é a mostra competitiva para artistas portadores de necessidades especiais, caracterizando-se, dessa forma, como um evento que apresenta uma proposta inclusiva.

  • C.

    Na edição de 2006, além das premiações da Mostra Competitiva de Dança, do prêmio SECULT, do prêmio Novos Talentos e das premiações Especiais, foi também contemplado um prêmio destinado ao Folclore do Pará.

  • D.

    Na edição de 2006, houve espaço para participação de crianças por meio da mostra de dança infantil.

Os Balés Russos são um marco na dança, nas artes plásticas e no teatro. O empresário Serge de Diadhilev levou-os para Paris em 1909, onde se apresentaram com enorme sucesso até 1929. A respeito da cenografia empregada nos Balés Russos nesse período, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A ousadia presente na coreografia e na interpretação dos bailarinos não foi acompanhada pelos cenógrafos, uma vez que os cenários, de cunho naturalista, ainda buscavam inspiração na imitação do real.

  • B.

    Os cenários foram projetados tanto por artistas plásticos russos quanto pela vanguarda européia, como Picasso, Braque, Matisse e Miró.

  • C.

    A cor, empregada como linguagem expressiva, foi um dos elementos que romperam com a idéia de cenografia como sinônimo de decoração.

  • D.

    Apesar do sucesso de público, a cenografia empregada recebeu críticas, principalmente porque chamou demasiada atenção em detrimento de outros elementos do espetáculo.

Muitos são os folguedos e danças folclóricas brasileiras que apresentam uma divisão entre dois cordões, ou grupos, sendo um representado pela cor azul e outro pela cor vermelha. Segundo estudiosos do folclore, essas cores são reminiscências do antagonismo entre cristãos (azuis) e mouros (vermelhos). São exemplos dessa configuração, os folguedos

  • A. pastoril e catira.
  • B. pastoril e cavalhada.
  • C. cavalo marinho e pastoril.
  • D. catira e cavalhada.

Na região amazônica, são muitas as crenças a respeito dos botos. Algumas dizem que, ao anoitecer, eles transformam-se em jovens bonitos, altos, fortes, bons dançarinos e bebedores. Voluptuosos e sedutores, freqüentam bailes, namoram e enganam as moças que chegam às margens dos rios, engravidando-as. De madrugada, voltam para o rio, onde recuperam a forma animal. Acerca da origem do mito do boto amazônico, assinale a opção correta.

  • A.

    Vem da cultura portuguesa, que, já no século XV, registrava a difusão de lendas como a da existência de golfinhos que se transformavam em homens bonitos e viris, os quais seduziam as mulheres dos portos de Lisboa.

  • B.

    Trata-se de uma tradição que influenciou a população amazônica a partir do século XVII trazida pelos africanos. Representava, no sentido masculino, o mito de Iemanjá, conhecida como a rainha das águas.

  • C.

    Foi criado pelos jesuítas portugueses que, preocupados com o abuso sofrido pelas indígenas no período da colonização, difundiram a idéia de que os homens poderiam representar perigo para as mulheres.

  • D.

    É um desdobramento de lendas e crendices da cultura indígena brasileira. Na região amazônica, onde a presença das águas determina toda a vida da região, o mito do boto está ligado à fecundidade.

Hibridismo, diversidade étnica, novas identidades políticas e culturais são termos diretamente relacionados ao conceito do multiculturalismo. Se a diversidade cultural acompanha a história da humanidade, o acento político nas diferenças culturais data da intensificação dos processos de globalização. Considerando que a arte também investiga essas questões, assinale a opção incorreta.

  • A.

    De maneira geral, os artistas modernistas brasileiros buscaram compreender a cultura nacional e sintonizá-la com o contexto internacional.

  • B.

    Entre os modernistas, o artista Di Cavalcanti foi resistente ao uso de elementos iconográficos e temáticas nacionais em suas obras.

  • C.

    Na obra de Tarsila do Amaral, intitulada Abaporu, está expressa a idéia do multiculturalismo nacional.

  • D.

    Temas da cultura popular e indígena mexicana eram recorrentes nos murais pintados pelo artista Diego Rivera.

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