Questões de Educação Artística do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos museus de arte, locais onde as pessoas podem ver e apreciar imagens que os artistas produziram ao longo do tempo, assinale a opção correta.

  • A. Todas as obras que compõem o acervo do museu ficam expostas ao público.
  • B. Durante a visita a qualquer museu, é permitido tocar as obras de arte para sentir o tipo de técnica utilizada pelo artista.
  • C. Nos museus históricos, encontram-se apenas objetos arqueológicos.
  • D. A obra de arte de um artista que faz parte de um acervo é única, isto é, ela foi produzida uma única vez.

O início do século XX ampliou as conquistas técnicas e o desenvolvimento industrial do século anterior mas foi marcado por diversos conflitos políticos. Foi nesse contexto que se desenvolveu a arte da primeira metade do século XX. Na pintura e na escultura, desenvolveram-se tendências artísticas como o expressionismo, o fauvismo, o cubismo, o abstracionismo, o surrealismo e o futurismo. Considerando o contexto apresentado e a tendência artística denominada abstracionismo, assinale a opção correta.

  • A. A pintura abstrata caracteriza-se pela ausência de relação imediata entre as formas e as cores representadas e as formas e as cores reais.
  • B. Na pintura abstrata, os aspectos apresentados estão associados a elementos inexistentes na natureza, criando conjuntos irreais.
  • C. O mais conhecido pintor abstrato é o espanhol Salvador Dali.
  • D. Uma das características das pinturas abstratas era a expressão do próprio movimento, usando linhas retas e curvas e cores que sugerissem velocidade.

Com relação ao surrealismo, tendência artística da primeira metade do século XX, assinale a opção correta.

  • A. Uma de suas principais tendências ficou conhecida pela organização geométrica das formas e das cores.
  • B. Para os surrealistas, a obra de arte não resulta de pensamentos racionais do artista; ela é, isto sim, resultado de pensamentos absurdos, em que a composição não representa a realidade.
  • C. Os surrealistas faziam a decomposição do objeto em relação ao observador sem a intenção de representá-lo em perspectiva e em três dimensões.
  • D. As cores utilizadas nas obras surrealistas não são as da realidade, são puras, tal como saem dos tubos de tinta. O artista não as suavizava nem criava gradações.

A observação e a memória trabalham juntas nos procedimentos de análise. De uma percepção mais geral, o analista segue para a decomposição das partes do objeto observado. Esse método é uma espécie de roteiro a ser seguido na análise dos elementos que compõem o objeto. Acerca da análise da obra apresentada acima, assinale a opção correta.

  • A. A técnica utilizada no quadro acima é o pontilhismo.
  • B. A partir da disposição das flores, é correto afirmar que a composição da figura é desequilibrada.
  • C. Alguns dos girassóis estão desfolhando, outros quase sem vida, o que mostra que o artista não estava preocupado em pintar flores belas nessa obra, mas em representar suas emoções.
  • D. No quadro acima, é possível perceber as emoções do artista, por meio das pinceladas longas, que revelam calma e serenidade.

Com relação às muitas expressões da arte contemporânea, assinale a opção correta.

  • A. As novas tecnologias permitem uma arte multiculturalista, no entanto, são pouco utilizadas pelos artistas principalmente como suporte para pintura.
  • B. Em arte, a instalação refere-se a uma imagem fotográfica que mostra um trabalho artístico — do tipo que alguns críticos definem como escultura ambiental.
  • C. Na escultura, o uso de materiais ficou restrito ao mármore, vidro e bronze.
  • D. O uso de imagens eletrônicas para criar obras de arte foi uma das tendências da segunda metade do século XX.

Leia as alternativas abaixo.

I – A arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, portanto faz-se necessário reordenar nossas referências a cada momento; o que nos leva a perceber que criar e conhecer são indissociáveis e para tanto é preciso ser flexível.

II – A melhor maneira de se ensinar arte é através da criação livre da criança. Devemos deixá-las fazer o que bem entendem na aula de educação artística, sem tentarmos orientá-las, pois qualquer tentativa de orientação pode macular o poder criador infantil.

III – A escola deve centrar seus objetivos na aula de artes na repetição de modelos pré-estabelecidos, pois os alunos devem aprender a copiar e a fazer bem o que já foi feito antes.

De acordo com os PCN's1 de artes podemos considerar correta a alternativa:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. II.
  • D. III.
  • E. I.

Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende, "a arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade (...), mas também tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos". Esta importância se deve:

  • A.

    a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de desumanização, pois não se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • B.

    a função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de humanização, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • C.

    função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de brigas, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade não criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • D. a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização
  • E. a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores relativos de humanização, pois se constitui de modos não específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com as proposições a seguir, sobre a arte teatral.

(  ) As fontes de estudo do teatro podem ser encontradas na história do teatro, na encenação, na dramaturgia, na cenografia, além dos métodos de ensino e aprendizagem teatral.

(  ) O teatro no espaço escolar promove oportunidade para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos.

(  ) O jogo teatral é um jogo de construção em que a consciência do "como se" é gradativamente trabalhada, em direção à articulação de uma linguagem artística.

(  ) O teatro favorece aos jovens e adultos estabelecer relação do indivíduo com o coletivo a desenvolver a socialização.

A seqüência correta é:

  • A. V – V – V – V.
  • B. F – V – V – V.
  • C. V – F – V – V.
  • D. V – V – V – F.
  • E. V – V – F – V.

Para Aristóteles, discípulo de Platão, o conceito de mimese estava ligado à idéia de reprodução seletiva, como se...

  • A.

    ... o artista procurasse o mais puro realismo;

  • B.

    ... o artista, com sua techné buscasse o mais característico de uma pessoa ou coisa, criando um realismo sublimado;

  • C.

    ... o artista procurasse a representação mais perfeita possível;

  • D.

    As lacunas acima estão corretas;

  • E.

    Todas as lacunas acima estão erradas.

O teatro grego, no século V aC., materializava o nível de consciência e de responsabilidade popular...

  • A.

    de confronto com os deuses;

  • B.

    enquanto consciência frente ao destino;

  • C.

    sobre o destino individual e com o destino coletivo, como nação;

  • D.

    sobre o destino individual;

  • E.

    Todas as lacunas acima estão erradas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...