Questões de Educação Artística do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se:

  • A.

    egiptologia;

  • B.

    bissimetrismo;

  • C.

    geometria;

  • D.

    frontalidade;

  • E.

    lateralidade.

A arte, conhecimento humano sensível-cognitivo, particularmente estético e comunicacional:

  • A.

    pode influenciar o jovem, a partir dos modos de aprender sobre as elaborações estéticas presentes nos produtos artísticos.

  • B.

    contribui para uma melhor humanização dos cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades com ética e respeito pela diversidade.

  • C.

    é presença urgente na história da aprendizagem cultural dos jovens de nosso país, humanizando-se e ajudando a humanizar o mundo contemporâneo.

  • D.

    reflete sobre os principais aspectos de escolha profissional dos jovens.

  • E.

    É um conhecimento elitista e supérfluo que não traz nenhuma contribuição à formação do indivíduo.

Quando temos um tipo de audiência específica para um tipo de obra específica estamos falando do:

  • A.

    fruidor;

  • B.

    autor;

  • C.

    mentor;

  • D.

    ator.

  • E.

    cantor

O conteúdo veiculado pela parte material do signo, a imagem mental formada na cabeça do receptor, seu conteúdo é o:

  • A.

    sistema;

  • B.

    código;

  • C.

    signo;

  • D.

    significado;

  • E.

    repertório.

Na semiologia de Peirce existem três modalidades universais e gerais, através das quais se opera a apreensão-tradução dos fenômenos. São elas:

  • A.

    fenomenologia, ciência, metafísica;

  • B.

    primeiridade, segundidade, terceiridade;

  • C.

    lógica, estética, ética;

  • D.

    observação, contemplação, avaliação;

  • E.

    Arte, ciência, senso comum.

Cada som possui propriedades ou parâmetros que nosso ouvido pode identificar, que são:

  • A.

    altura, freqüência e vibração;

  • B.

    altura, freqüência e duração;

  • C.

    altura, intensidade, duração e timbre;

  • D.

    altura, vibração e duração;

  • E.

    nenhuma das respostas acima.

Quando o compositor cria uma obra musical necessita grafá-la, registrá-la sobre um papel, escrevendo uma série de símbolos. Essa escrita da música, manuscrita ou impressa é chamada de:

  • A. parceria;
  • B.

    parâmetro;

  • C.

    manifesto;

  • D.

    partitura;

  • E.

    código.

Valorizar as manifestações artísticas em dança é importante porque desenvolve competências para:

  • A.

    aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para história da dança nacional reconhecendo e contextualizando as diferentes opções;

  • B.

    utilizar diferentes fontes para improvisação em dança;

  • C.

    trabalhar com as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica;

  • D.

    fruir diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes utilizadas nas composições;

  • E.

    dançar de maneira mais aperfeiçoada.

As Correntes Construtivistas Brasileiras denominam-se:

  • A.

    suprematismo e construtivismo;

  • B.

    tachismo e informalismo;

  • C.

    concretismo e neoconcretismo;

  • D.

    conceitualismo e abstracionismo;

  • E.

    informalismo e geometrismo.

O ensino da arte através de projetos:

  • A.

    é a melhor forma de aprofundar conhecimentos específicos;

  • B.

    é importante apenas para se trabalhar datas cívicas;

  • C.

    deve ocupar apenas uma parte do planejamento;

  • D.

    é uma maneira inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;

  • E.

    é a única forma de trabalhar com arte na escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...