Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes com relação a gestão cultural.
O levantamento da capacidade que o município tem de sediar eventos culturais deve ficar a cargo do setor de turismo, sem qualquer interferência da gestão cultural.
A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais afirma que diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. Com relação a essa convenção, julgue os próximos itens.
O princípio da soberania afirma que a diversidade cultural somente poderá ser protegida e promovida se estiverem garantidos os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tais como a liberdade de expressão, informação e comunicação, bem como a possibilidade de os indivíduos escolherem sua própria expressão cultural.
A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais afirma que diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. Com relação a essa convenção, julgue os próximos itens.
Segundo definição estabelecida pela referida convenção, as atividades culturais são válidas somente na contribuição para a produção de bens e serviços culturais.
A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais afirma que diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. Com relação a essa convenção, julgue os próximos itens.
Na mencionada convenção, que trata da educação e conscientização pública, um dos itens versa acerca do dever das partes de propiciar e desenvolver a compreensão da importância da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, por intermédio de programas de educação e maior sensibilização do público, entre outros.
A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais afirma que diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. Com relação a essa convenção, julgue os próximos itens.
A citada convenção prevê tratamento especial para países em desenvolvimento, ressaltando que países desenvolvidos devem facilitar intercâmbios culturais com os países em desenvolvimento, garantindo um tratamento preferencial aos seus artistas e outros profissionais e praticantes da cultura, assim como aos seus bens e serviços culturais.
Acerca da relação do ensino da arte com o sistema educacional brasileiro, assinale a opção correta.
A arte na educação interfere na invenção, na inovação e na difusão de novas tecnologias, o que contribui para a construção de um meio ambiente institucional inovador.
O ensino da arte no Brasil, especialmente quando se refere a contemporaneidade, está mais ligado a conhecimento memorizado do que a construção do pensamento a partir do conceito de pensamento visual.
O fazer artístico, no ensino da arte no Brasil, é entendido como a aventura individual de uma inteligência ou sensibilidade especialmente dotada, visando um fim em si mesmo.
A arte está separada da economia, da política e dos padrões sociais que operam na sociedade. É, acima de tudo, um produto da fantasia e da imaginação.
Algumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta.
Nas técnicas do grafite, não são utilizados conhecimentos relativos ao uso adequado de cor, luz e sombra.
O grafite, ao contrário da pichação, tem linguagem elaborada por artistas para transmitir uma ideologia.
Nos grafites, predominam as mensagens que incitam o grande público ao consumismo.
A arte do grafite valoriza a cópia como resultado e, portanto, é uma forma de se apropriar de uma imagem e desenhá-la exatamente como ela é.
Os museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta.
O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais.
A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos.
A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer.
Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante.
O ambiente do museu propicia o encontro com obras originais realizadas por artistas, enquanto que na escola, normalmente, é utilizada a linguagem verbal e materiais didáticos com reprodução de obras. Considerando esse tema e com relação a visita a museus por estudantes como atividade educativa, assinale a opção correta.
As imagens cotidianas observadas no trajeto para o museu não interferem no processo de aprendizagem pela familiaridade e rapidez em que são vistas.
Ao visitar um museu de arte, os alunos devem interagir com as obras de arte do acervo, por meio do olhar e do tato.
Durante a visitação a um museu, o professor deve se portar como um simples guia, evitando expor seu conhecimento para não constranger os alunos.
Cada nova visita feita por estudantes a uma mesma obra pode lhes proporcionar uma descoberta diferente, um novo desejo, novos sentidos.
A busca por uma nova expressão na arte brasileira ganhou força com a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Com relação a esse movimento modernista, assinale a opção correta.
No referido evento, reuniram-se apenas pintores, escultores e desenhistas, que mostraram o que se fazia de mais moderno àquela época.
As palestras conclamavam os artistas e o público a apreciar a arte moderna e a promover o academicismo.
Diversos grupos surgiram com propostas divergentes. Com isso, o movimento acabou sem resultados concretos.
Esse movimento era a busca do novo e de uma expressão genuinamente nacional.
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