Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cópia e releitura são dois procedimentos que podem ser realizados na escola, dependendo do que se quer que o aluno aprenda. Quando o professor, após uma visita ao museu para apreciar obras de arte, solicita aos alunos que escolham uma obra e desenhem o que viram, esse professor está trabalhando

  • A. a orientação espacial e o sentido de dimensão.
  • B. uma estratégia de registro.
  • C. a valorização da cópia.
  • D. o pensamento lógico.

A produção de uma peça em sala de aula resgata a memória dos artistas, permite que os alunos conheçam textos de escritores famosos e ampliem o repertório cultural. Acerca da escolha do elenco para encenação de uma peça, assinale a opção correta.

  • A.

    A promoção de audições em que os alunos fazem leituras em voz alta, escutam e dançam facilita a escolha do elenco.

  • B.

    O júri, para a escolha dos alunos que irão participar de uma peça, deve ser formado exclusivamente por professores.

  • C.

    Deve-se privilegiar os alunos mais simpáticos e que têm mais facilidade em interpretar e dançar.

  • D.

    Na escolha do elenco, é fundamental a aplicação de prova escrita acerca do conteúdo da peça que será encenada.

Considerando o processo de ensino da arte em que o aluno deve se expressar tanto pelo desenho como pela linguagem falada e escrita, assinale a opção correta.

  • A.

    O aluno da educação infantil, ao finalizar o desenho, deve entregá-lo ao professor para que o mesmo possa corrigir e assim possibilitar uma representação mais fiel do objeto desenhado.

  • B.

    O professor não deve interferir nos desenhos que estiverem desproporcionais, pois o aluno deve aprender a comparar as grandezas para que ele próprio possa se corrigir nos próximos trabalhos.

  • C.

    O professor deve dar inteira liberdade ao aluno em suas manifestações artísticas, para que a sua capacidade de criar e desenvolver possa ser melhor conhecida.

  • D.

    A cópia feita como decalque é essencial para o melhor aprendizado dos desenhos espontâneos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Arte, aprender arte consiste no desenvolvimento progressivo de um percurso de criação pessoal cultivado pelas interações que o aluno realiza no ambiente natural e sociocultural. Essas interações devem ser feitas com

  • A.

    os trabalhos dos colegas de sala, em detrimento do trabalho do próprio aluno.

  • B.

    fontes de informação e comunicação cujos conteúdos sejam confiáveis, como textos, vídeos, televisão e gravações. O uso da Internet deve ser evitado.

  • C.

    pessoas que trazem informações para o processo de aprendizagem, desde que sejam professores e especialistas na área.

  • D.

    obras de arte, tais como acervos, mostras, apresentações e espetáculos.

A aprendizagem artística envolve diferentes tipos de conhecimentos, exercitando no aluno a possibilidade de perceberse como agente de transformação. Sendo assim, o ensino da arte deve possibilitar ao aluno

  • A.

    conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos, limitando-se àqueles usados em sala de aula.

  • B.

    pesquisar e saber organizar informações sobre arte, mantendoo em contato com as obras de arte e informações contidas apenas nos livros.

  • C.

    utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal em que iniciam o aprendizado pela cópia da produção dos artistas.

  • D.

    identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte e do trabalho, inclusive da produção dos artistas.

Com relação a pop art, movimento artístico que se desenvolveu na década de 1960 nos Estados Unidos da América, assinale a opção correta.

  • A.

    A proposta desse movimento era eliminar quaisquer barreiras entre a arte e a vida comum.

  • B.

    Os temas desenvolvidos nesse movimento tinham base nas figuras geométricas combinadas de modo a causar sensações de movimento.

  • C.

    Alguns artistas desse movimento criaram esculturas de gesso e de outros materiais, representando pessoas comuns em ações do dia-a-dia.

  • D.

    Nas obras resultantes desse movimento, eram empregadas luz e sombra em áreas bem definidas da tela.

Com relação às obras e características da arte popular brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    Os materiais que servem como base para essa arte são obrigatoriamente reciclados.

  • B.

    As esculturas feitas em madeira apresentam bom acabamento e poucos detalhes devido à falta de experiência que caracteriza o artista.

  • C.

    As obras resultantes dessa arte apresentam características inovadoras e pessoais, além de reflexos da religiosidade, imaginação, mitos, crenças e desejos dos artistas.

  • D.

    O folheto de cordel, manifestação literária popular do Nordeste, utiliza na sua impressão a tela de serigrafia.

Em 1538, vieram para o Brasil os primeiros escravos negros. A influência africana na evolução da música brasileira foi muito profunda. Os aspectos da música africana que se destacaram na evolução musical brasileira incluem

  • A.

    as melodias longas e com poucas repetições.

  • B.

    o ritmo sincopado, geralmente aliado aos movimentos corporais - bater de pés e mãos, por exemplo.

  • C.

    a utilização de poucos instrumentos de percussão e o uso predominante de instrumentos de sopro e de cordas.

  • D.

    um repertório abundante de melodias ligadas à religião católica.

A capoeira é uma manifestação cultural originada na África, bastante difundida no Brasil. Com relação a essa manifestação cultural, assinale a opção correta.

  • A.

    Durante a dança, os músculos das pernas são os que menos trabalham.

  • B.

    Nos quilombos, durante a escravidão, a capoeira era usada pelos negros como dança em rituais.

  • C.

    Nas rodas de capoeira, são necessárias, no mínimo, três pessoas para iniciar a dança, com passos combinados.

  • D.

    Entre os movimentos executados durante a dança, incluem-se a ginga, a armada, a meia-lua, a cabeçada, a rasteira e a queixada.

Na África, ao sul do Saara, a música representa um sistema de comunicação sonora que inclui determinadas práticas sociais, ao mesmo tempo em que está inserida em diferentes contextos de cultura. Considerando o exposto, assinale a opção correta acerca dos instrumentos musicais africanos.

  • A.

    A categoria de instrumentos musicais que simboliza melhor as culturas africanas são os tambores.

  • B.

    As harpas-alaúde são instrumentos de corda de origem africana, muito populares e conhecidas em todos os continentes.

  • C.

    As campânulas duplas produzem dois sons distintos. São ligadas por um arco e feitas de madeira ou metal e são percutidas por uma baqueta.

  • D.

    O lamelofone, ou marimba, é o que a cultura africana tem de mais genuíno. É bastante conhecido no mundo, principalmente na América do Sul.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...