Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até a década de 1980, a prática pedagógica do professor encontrava‐se fortemente subsidiada pela didática, por força dos muitos manuais de exercitação que traziam aos professores indicações de procedimentos de ensino.

( ) O movimento renovador da educação física brasileira, iniciado na segunda metade da década de 1980, constitui‐se a partir de duas categorias: uma em que são inseridas as propostas de cunho acrítico e outra na qual se inserem as propostas críticas ou progressistas.

( ) Pode‐se dizer que a inserção oficial da educação física na escola se deu no ano de 1961, com a Lei nº 4.024/1961 com a implantação da ginástica nas aulas.

( ) A inserção da educação física na escola ocorre fundamentada nos princípios eugenistas e higienistas a partir da perspectiva biologicista, no qual se primava pelo aprimoramento das qualidades físicas e, sobretudo, pela perfeição do físico.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, V, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.

Como existem inúmeros fatores que interferem no desempenho de uma habilidade motora, há também várias formas de medir o desempenho. Em relação à medida baseada na produção de desempenho, está CORRETO o seguinte exemplo:

  • A. Tempo gasto para percorrer uma determinada distância.
  • B. Padrão de aceleração/desaceleração durante o movimento.
  • C. Quantidade de lances livres perdidos.
  • D. Tempo, em segundos, em que uma determinada posição é sustentada.

A respeito das provas combinadas do atletismo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O decatlo masculino compreende dez provas a serem realizadas em três dias de competição.

( ) O heptatlo masculino compreende as seguintes provas: primeiro dia – 100 m com barreiras, salto em altura, arremesso do peso e 200 m rasos. Segundo dia – salto em distância, lançamento do dardo e 800 m rasos.

( ) O decatlo feminino compreende as seguintes provas: primeiro dia – 100 m com barreiras, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 1500 m rasos. Segundo dia – 100 m rasos, lançamento do dardo, salto com vara, lançamento do dardo e 400 m rasos.

( ) O octatlo masculino compreende as provas distribuídas em dois dias. No primeiro dia – 100 m rasos, salto em distância, arremesso do peso e 400 m rasos. Segundo dia – 110 m com barreiras, salto em altura, lançamento do dardo e 1000 m rasos.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, V, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.

Várias teorias foram e são apresentadas para entender e explicar o processamento de informações e a sua influência no controle motor. Em relação à Teoria do Circuito Fechado, é CORRETO afirmar:

  • A. É baseada no conceito de um programa motor pré-estruturado, não necessitando assim de retroalimentação.
  • B. Apoia-se na ideia do programa motor generalizado, assim, o esquema motor é uma regra que cerca o princípio do movimento básico para uma classe de resposta motora.
  • C. Destacam-se como críticas a essa teoria as demandas de tempo e de atenção.
  • D. Tem como crítica principal a ideia de que cada movimento deve ter um programa motor preconcebido, pois somente dessa maneira é possível controlá-lo.

Sobre a educação infantil e educação física escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. O grande avanço do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é a definição por uma estrutura curricular por disciplinas. Com isso se tem a disciplina educação física para a infância.

II. Geralmente, os cursos de licenciatura em educação física voltam‐se a instrumentalizar o acadêmico de um conjunto de atividades corporais (especialmente jogos e brincadeiras) para ser desenvolvido com as crianças tendo em vista as faixas etárias.

III. O Plano Nacional de Educação 2014–2024 apresenta a universalização da educação infantil no processo de escolarização formal no Brasil como meta.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. II.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

De acordo com o artigo 13 do Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do Sistema Único de Sáude (SUS), caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores, EXCETO

  • A. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
  • B. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
  • C. Garantir a transparência, a integralidade e a inequidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
  • D. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Sobre o planejamento das aulas de Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os primeiros modelos de organização didática das aulas do que hoje concebemos por Educação Física baseavam‐se nos denominados “métodos” ginásticos, com ênfase para o método francês.

( ) Sob a influência do paradigma da aptidão física, o planejamento e o desenvolvimento de uma aula estruturavam‐se em partes estanques, com finalidades e durações distintas: sessão preparatória, sessão propriamente dita e volta à calma.

( ) A partir da década de 1950, com a adoção pelo método desportivo generalizado, evidencia‐se uma perspectiva de integração e organização sequencial dos temas de uma aula em relação às subsequentes.

( ) A partir da segunda metade da década de 1980, as formas de estruturar as aulas de Educação Física na escola na perspectiva biológica foram enfaticamente reforçadas nos debates acadêmicos relacionados aos fundamentos didático‐metodológicos.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. F, F, F, V.
  • C. V, V, V, F.
  • D. V, V, V, V.

O consumo de oxigênio aumenta à medida que a intensidade do exercício físico aumenta. Assim, para diferentes velocidades de deslocamento, haverá diferentes níveis de oxigênio consumido. Em relação ao assunto abordado e aos conhecimentos associados, é CORRETO afirmar:

  • A. Modificações no volume diastólico final não têm interferência no consumo de oxigênio durante o exercício.
  • B. Quanto maior o volume sistólico final, maior será o débito cardíaco e, consequentemente, o consumo de oxigênio.
  • C. À medida que o retorno venoso aumenta, o volume diastólico final diminui. Assim, gradativamente, o consumo de oxigênio será reduzido.
  • D. O consumo de oxigênio é alterado por modificações no débito cardíaco e na diferença artério-venosa do oxigênio.

“Dentre os instrumentos musicais utilizados na capoeira, encontra‐se um pequeno chocalho feito de palha trançada com a base de cabaça, cortada em forma circular e a parte superior reta, terminando com alça da mesma palha.” A descrição trata‐se de

  • A. cuíca.
  • B. caxixi.
  • C. cabaça.
  • D. atabaque.

Ao prescrevermos exercícios físicos para qualquer indivíduo, temos que saber, entre outras coisas, se ele usa algum medicamento que interfere direta ou indiretamente na sua capacidade de adaptação e tolerância ao esforço. Em relação à prescrição de exercício para indivíduos que fazem uso de betabloqueadores (bloqueia receptores beta-adrenérgicos subtipo 1 no coração), como por exemplo o propranolol, é CORRETO afirmar:

  • A. Com o uso do propranolol, tanto o inotropismo como o cronotropismo serão aumentados durante o exercício.
  • B. A resposta cronotrópica durante o exercício será reduzida conforme a dose utilizada.
  • C. Com o uso desse medicamento, não há necessidade de fazer o ajuste da frequência cardíaca de treino pela dosagem utilizada, pois somente a pressão arterial é afetada pelo propranolol.
  • D. Independentemente da dosagem, o consumo máximo de oxigênio não é afetado pelo uso do propranolol. Portanto, a tolerância ao esforço não será alterada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...