Questões de Educação Física

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A magnitude do efeito de um treino de força muscular realizado de uma maneira adequada é influenciada, de forma determinante, por dois fatores. São eles:

  • A.

    motivação intrínseca e suporte técnico.

  • B.

    predisposição genética e condição atual de treinamento.

  • C.

    motivação intrínseca e nível de habilidade motora.

  • D.

    nível de habilidade motora e condição atual de treinamento.

  • E.

    nível de habilidade motora e predisposição genética.

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

os transtornos alimentares estão relacionados com a anorexia e a bulimia, conforme comprovam pesquisas acerca de distúrbios decorrentes da obesidade em crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mecanismo para a redução do risco de câncer de mama pode envolver o efeito redutor do exercício sobre o estrogênio que estimula o crescimento das células mamárias. A atividade física regular exerce alguns efeitos que se opõem a formação de tumores cancerosos. Qual das alternativas abaixo, NÃO corresponde a esses efeitos proporcionados pelo exercício físico:

  • A.

    Aumenta os hormônios corticorteróides;

  • B.

    Aumenta os níveis circulantes de glicose e insulina no sangue;

  • C.

    Estimula a atividade de glicogênio sintetase;

  • D.

    Aumenta as citocinas anti-inflamatórias;

  • E.

    Aprimora a função dos leucócitos.

Para aumentar a força muscular de um cliente adulto, já fisicamente bem condicionado, é preciso sistematizar a progressão da carga a ser aplicada. Para isso, o profissional de Educação Física deve manipular a intensidade do exercício, o número de repetições

  • A.

    em uma dada intensidade, a velocidade/ritmo da repetição, o intervalo de descanso e o volume do treinamento.

  • B.

    independentemente da intensidade, a velocidade/ritmo da repetição do exercício, o intervalo de descanso e o volume do treinamento.

  • C.

    em uma dada intensidade, a velocidade/ritmo da repetição, o intervalo de descanso e a alimentação.

  • D.

    em uma dada intensidade, o intervalo de descanso, o volume do treinamento e a alimentação.

  • E.

    independentemente da intensidade, a velocidade/ritmo da repetição, o volume do treinamento e a alimentação.

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

o consumo diário de alimentos segue, de acordo com o modelo piramidal, 3 agrupamentos: as vitaminas e as proteínas, que ocupam a base; os carboidratos, que se localizam na parte intermediária, e as gorduras e os açúcares, que se situam no topo da pirâmide.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os tipos de eventos desportivos existentes, marque a alternativa que corresponde ao conceito a seguir: “Evento desportivo participativo e informativo, onde visa à integração, promoção da modalidade, e principalmente motivar os participantes e familiares.”

  • A.

    Festival;

  • B.

    Campeonato;

  • C.

    Gincana

  • D.

    Torneio;

  • E.

    Olimpíada.

O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,

  • A.

    genéricas, fáceis e delimitadas a curto e médio prazos.

  • B.

    específicas, difíceis e delimitadas a longo prazo.

  • C.

    genéricas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.

  • D.

    específicas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.

  • E.

    específicas, fáceis e delimitadas a longo prazo.

A participação em atividade física regular e a orientação alimentar são usualmente recomendadas na ação contra a obesidade infantil, para que auxiliem a criança a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo. A(s) base(s) de tais recomendações preceitua(m) que

a obesidade é o resultado de calorias em excesso, independentemente do tipo de fonte.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ginástica acrobática é uma nova modalidade da Federação Internacional de Ginástica e tem como principais características a execução de exercícios que exigem força, agilidade e equilíbrio. Marque a alternativa INCORRETA com relação a está modalidade:

  • A.

    As rotinas são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música;

  • B.

    As séries (rotinas) são executadas num tablado de 12 x 12 metros;

  • C.

    Os acrobatas em grupo devem executar quatro séries: uma de equilíbrio, uma dinâmica, uma combinada e uma de coordenação;

  • D.

    Existem as seguintes categorias: par misto, par feminino, par masculino, trio feminino, trio masculino, quadra masculina;

  • E.

    O que se pode identificar em uma apresentação de ginástica acrobática são: figuras, lançamentos e diagonais.

O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para

  • A.

    determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e estimar a força muscular localizada.

  • B.

    determinar as respostas fisiológicas durante o trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

  • C.

    estimar a motivação do participante em situações de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

  • D.

    estimar a motivação do participante em situações de trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

  • E.

    determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.

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