Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabe-se que a conduta motora, de coordenação motora global é concretizada através da maturação motora e neurológica da criança. Para isto ocorrer haverá um refinamento das sensações e percepções, visual, auditiva, sinestésica, tátil e principalmente proprioceptiva (VELASCO, 1996). Através de quê a criança consegue esta coordenação motora global?

  • A.

    Através da interação com pequenos objetos e movimentos voluntários.

  • B.

    Através de ação diferenciada de energia e gasto energético.

  • C.

    Através de tarefas de coordenação motora.

  • D.

    Através solicitação motora que as atividades infantis requerem.

A antropometria consiste na avaliação das dimensões físicas e da composição corporal humana.

São componentes avaliados pela antropometria:

  • A.

    Massa, estatura, perímetros e dobras cutâneas.

  • B.

    Massa, estatura, resistência e flexibilidade.

  • C.

    Massa, estatura, agilidade e perímetros.

  • D.

    Massa, estatura, flexibilidade e dobras cutâneas.

  • E.

    Massa, estatura, dobras cutâneas e flexibilidade.

Betti (2003), que como um fenômeno importante na cultura entre os jovens, ela ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação, em especial para a Educação Física. Sendo de grande importância no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo O que tem sido esta problemática no campo da Educação Física ultimamente?

  • A.

    As necessidades e tendências da atualidade.

  • B.

    A compreensão da realidade social.

  • C.

    O distanciamento progressivo da mediação esportiva.

  • D.

    A mídia.

Alguns equipamentos são utilizados na antropometria que tem funções específicas.

Para estimarmos a composição corporal em milímetros utilizamos um(a):

  • A.

    Balança.

  • B.

    Pedômetro.

  • C.

    Antropômetro

  • D.

    Adipômetro.

  • E.

    Fita flexível.

Dentre os vários meios de desenvolver a Educação Física tem-se o esporte e ao contrário do que muitos pensam, a Educação Física escolar não deve ser totalmente dissociada do esporte, já que um de seus objetivos consiste em promover a socialização e interação entre seus alunos BARROS NETO (1997). Qual é o grande questionamento que se faz a respeito do esporte na escola, sabendo que o aluno trabalha a obtenção de resultados?

  • A.

    Leva a criança a uma possível limitação da Educação Física mecanizada.

  • B.

    É que o esporte transfere para o aluno uma carga de responsabilidade muito grande, afetando-o psicológicamente de forma negativa.

  • C.

    É que o esporte leva o aluno a uma profissionalização com espírito de guerra.

  • D.

    É que o esporte não contribui para a Educação Física como uma dinâmica escolar.

Uma alta frequência de movimentos pressupõe uma condição de aquecimento.

Ao aquecermos um músculo ou grupos musculares, estamos promovendo a nível neuromuscular:

  • A.

    Um declínio das reações bioquímicas.

  • B.

    Um equilíbrio nas reações bioquímicas.

  • C.

    A melhora da capacidade das reações bioquímicas.

  • D.

    A melhoria no equilíbrio das reações musculares.

  • E.

    Um prejuízo para a atividade motora a ser realizada.

Atribui-se à Educação Física um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas dando-lhes liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar (FREIRE, 1991). De acordo com o autor, como o professor faria isso?

  • A.

    Promovendo relações pessoais de auto-estima, associando a ginástica ao esporte.

  • B.

    Com exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade e tendo em conta a evolução física e psíquica do aluno.

  • C.

    Os alunos devem ser provocados e exercitados a entenderem que podem vencer com treinamento.

  • D.

    Transformando o lazer em competição.

Alguns aspectos devem ser considerados ao prescrevermos exercícios para grupos especiais. Estudos mostram que a prática de atividade física regular promove uma melhora na execução das tarefas diárias do portador de deficiência física ou mental.

Com base nessas informações, um programa de exercícios deve ser:

  • A.

    Semelhante, dando prioridade aos objetivos a serem atingidos.

  • B.

    Individualizado, priorizando as necessidades específicas de cada deficiente.

  • C.

    Individualizado e rigoroso, priorizando atingir os objetivos rapidamente.

  • D.

    Generalizado, pois toda deficiência assemelha- se em suas características.

  • E.

    Generalizado e leve, para que todos tenham um desenvolvimento igual.

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

  • A.

    Em todas as séries do ensino médio.

  • B.

    Nas séries finais do ensino fundamental.

  • C.

    Nas séries iniciais do ensino fundamental.

  • D.

    Na educação infantil.

Alongamento, segundo Dantas (1999), é a forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal, com o mínimo de restrição possível.

Com base no conceito acima, é correto afirmar sobre o alongamento:

  • A.

    Durante sua execução, a articulação é forçada ao seu limite máximo.

  • B.

    Provoca adaptações duradouras nos componentes plásticos, elásticos e inextensíveis, possibilitando o alcance de novos articulares superiores as primitivos.

  • C.

    Mecanismos de propriocepção são estimulados e os terminais nervosos da dor podem ser estimulados nos limites máximos.

  • D.

    Sua principal atuação será sobre os componentes plásticos através do estiramento da musculatura e dos ligamentos.

  • E. Logo após a sua realização, a flexibilidade é diminuída, mas gera adaptações que irão aumentá-la em longo prazo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...