Questões de Educação Física

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Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?

  • A.

    Dos 12 aos 17 anos.

  • B.

    Dos 13 aos 17 anos.

  • C.

    Dos 12 aos 16 anos.

  • D.

    Dos 11 aos 15 anos.

Além das atividades físicas regulares, outras atividades também contribuem para o desenvolvimento psico-físico-social do deficiente. Livre de pressões e avaliações, criam um clima de liberdade, propício à aprendizagem.

Essas atividades são denominadas:

  • A.

    Jogos Recreativos.

  • B.

    Jogos exploratórios.

  • C.

    Jogos de aprendizagem.

  • D.

    Atividades direcionadas.

  • E.

    Atividades direcionadas.

Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.

  • A.

    Experiências motoras.

  • B.

    Habilidades motoras.

  • C.

    Período crítico de aprendizagem.

  • D.

    Experiências motoras e habilidades cognitivas.

O Estado de Santa Catarina, mesmo tendo como base a Lei Federal LDBEN no 9394/96, diferencia sua conceituação no que se refere à educação especial, descrito em seu Artigo 58.

Em nosso Estado, a Educação Especial é vista como:

  • A.

    Política de escolaridade que deve ser fundamentada no direito à diferença e na construção do sujeito cultural, social e histórico.

  • B.

    Atendimento educacional que tem por objetivo corrigir e minorar os efeitos da condição específica de cada aluno, mediante sua adaptação escolar e interação social.

  • C.

    Inclusão e valorização fundamentada nos direitos de todo o cidadão comum onde busca amenizar os efeitos da condição individual de cada um.

  • D.

    Respeito às diferenças e à prática de inclusão, introduzindo o portador de deficiência nos programas educacionais propostos na rede de ensino regular.

  • E.

    Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?

  • A.

    Estabelecer objetivos compatíveis.

  • B.

    Brincar de maneira espontânea.

  • C.

    Construir movimentos naturais.

  • D.

    Usar suas experiências motoras.

Ao percorrermos a história da humanidade, podemos constatar e identificar períodos onde a exclusão social e o extermínio de pessoas portadoras de deficiência eram legitimados. A construção de uma sociedade inclusiva é um processo que envolve todos os segmentos sociais, dentre os quais podemos destacar a família e a escola.

O Estado de Santa Catarina vem participando deste processo no qual o princípio de educação inclusiva se institui através de documentos. Sua política de Educação Especial (Decreto no 5296/2004) trata da inclusão, garantindo que:

  • A.

    Todas as pessoas com deficiência deverão passar por uma seleção, para terem assegurado o acesso às escolas de educação infantil e ensino fundamental.

  • B.

    A todas as pessoas de 0 a 14 anos deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental.

  • C.

    A todas as pessoas, independentemente da idade, deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matricula e frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental.

  • D.

    A todas as pessoas, independentemente do grau de seu comprometimento, deverá ser assegurado o acesso, mediante a garantia de matricula e de frequência, às escolas de educação infantil e do ensino fundamental e médio.

  • E.

    A todas as pessoas portadoras de deficiências deverá ser assegurado o acesso, mediante garantia de matricula e frequência, somente às escolas de educação especial.

Qual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral?

  • A.

    Década de 60.

  • B.

    Década de 50.

  • C.

    Década de 90.

  • D.

    Década de 70.

Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?

  • A.

    Capacidades físicas, postura e regras.

  • B.

    A participação, valorização e respeito mútuo.

  • C.

    O diálogo, valorização e cooperação.

  • D.

    O sentido expressivo, criativo e comunicativo.

Os PCNs da área da Educação Física sugerem que as atitudes, os conceitos e os procedimentos dos conteúdos sejam trabalhados em toda a dimensão da cultura corporal, envolvendo, dessa forma, o conhecimento sobre o corpo (BRASIL, 1998). De acordo com os PCNs, quais são estes conteúdos?

  • A.

    Fatos e conceitos, ginásticas, esportes, fundamentos e técnicas.

  • B.

    Esportes, atividades rítmicas e expressivas, fatos e conceitos.

  • C.

    Esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas.

  • D.

    Fundamentos e técnicas, jogos esportes e atividades de habilidades básicas.

A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa de educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe. A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meio de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade. Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de quê para que sejam melhoradas?

  • A.

    De uma disciplina mais rígida.

  • B.

    Promover um processo de continuidade na atividade física.

  • C.

    Desenvolver uma cultura mais esportiva.

  • D.

    De mais esporte de competição.

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