Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A proposta pedagógica da Educação física parte do princípio em que um dos objetivos gerais do ensino Fundamental, é fazer com que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades, com isso, quais são os blocos de conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental segundo os PCNs (1997)?
São esportes, jogos, lutas e ginástica; Atividades rítmicas e expressivas.
São a ginástica, as lutas, atividades interativas e atividades individuais.
São Os jogos, os esportes, brincadeiras cantadas e estratégias adaptativas.
São esportes, ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas.
Nosso corpo é constituído por enorme variedade de músculos, com tamanhos e formas diferenciados que em sua grande maioria fazem parte do sistema locomotor.
Nossa capacidade de locomoção não depende somente dos músculos, mas da ação conjunta de:
Ossos, articulações e músculos, sob regulação do sistema circulatório.
Ossos, articulações e músculos, sob regulação do sistema nervoso.
Ossos, músculos e nervos, sob regulação do sistema nervoso.
Ossos, músculos e nervos, sob regulação do sistema articular.
Ossos, músculos e articulações, sob regulação do sistema articular.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal:
Diabetes, meningite, sarampo;
Hipertensão, diabetes, cólera;
Resistência insulínica, hipertensão, aterosclerose;
Esquistossomose, resistência insulínica, diabetes;
Aterosclerose, diabetes, úlcera de bauru.
Se os alunos necessitam apenas de uma bola na quadra e, com ela, jogar os quatro esportes tradicionais (Vôlei, Futebol, Basquete e Handebol) e nada mais, para quê então freqüentamos tanto tempo uma instituição de ensino superior específica na área? É uma incoerência saber que possuímos tanto conhecimento para transmitir e, ao mesmo tempo, não somos capazes de elaborar um plano de aula que atenda às necessidades de nossos alunos. Cita os PCNs (1999), que o profissional de Educação Física durante sua formação acadêmica adquire inúmeros e diversificados conhecimentos, porém com o comodismo de seu trabalho, o professor não utiliza o que aprendeu, esquecendo do seu potencial, não resgatando suas capacidades e habilidades, perdendo a importância dentro do ambiente escolar. Conforme o texto, no que é que a aula se torna?
Negligenciada com falta de referenciais teóricos.
Desenvolvida com o significativo de desenvolvimento humano.
A aula se torna rotineira e mecânica.
Possibilita a aprendizagem sem os conceitos do movimento.
No estudo anatômico do corpo humano, convencionou- se a posição anatômica para descrever as posições espaciais dos órgãos, ossos e demais componentes.
Os planos que são utilizados como referência são:
Sagital, frontal e transversal.
Diagonal, frontal e horizontal.
Sagital, ortogonal e transversal.
Ortogonal, frontal e horizontal.
Horizontal, transversal e diagonal.
Kolyniak (2000) considera o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física: todo movimento corporal que possibilite uma representação psíquica e uma interferência voluntária imediata ou mediata é considerado como movimento humano consciente. O autor complementa citando que ao reconhecer o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física, faz com que a prática da disciplina deixe de ser o núcleo para ser as partes. Portanto, o que será necessário estabelecer para que envolvam todos os níveis de ensino?
Um conjunto de referências conceituais e experiências motoras.
Modalidades esportivas institucionalizadas.
Elaboração e transmissão de conhecimentos seletivos.
N D A.
Tendo como referência a posição anatômica, leia as afirmativas abaixo sobre os termos que descrevem os movimentos do corpo humano:
1. Flexão: movimento no plano sagital em que dois segmentos do corpo (proximal e distal) aproximam-se um do outro.
2. Abdução: é uma posição ou movimento, aproximando- se da linha mediana
3. Circundação: Movimento circular de um membro, combinando os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
É correta apenas a afirmativa 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
De acordo com Sassaki (2006), uma idéia surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas com deficiência por vários séculos. A exclusão ocorria em sentido total, ou seja, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estasatribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência. Para o autor qual seria esta idéia?
A segregação inclusiva da sociedade.
A valorização social da sociedade.
A normalização da sociedade.
A integração social.
Podemos dividir os métodos de treinamento de resistência do ponto de vista fisiológico em 4 grupos principais. São eles:
Repetição,contínuo, ativo e passivo.
Contínuo, intervalado, repetição e competição.
Contínuo, competitivo, pré competitivo e reação.
Intervalado, contínuo, simples e complexo.
Intervalado, repetição,pré competitivo e competitivo.
ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:
Fatores motivacionais: diversão, tornar-se líder e competitividade.
Experimentação de trabalho em grupo e conceito de imagem.
Diversidade de motivação de imagem corporal.
Aquisição de força muscular, aparência e controle de peso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...