Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A programação das aulas de Educação Física deve permitir que o lazer seja trazido como tema de estudo com dupla finalidade: educar para o lazer e educar pelo lazer. Portanto, na operacionalização das aulas, o professor precisa ter clareza entre essas duas finalidades.
Pensando nisso, a educaçãopara o lazer deve conduzir os alunos a aprenderem a importância do lazer como possibilidade de descansar, divertir-se e aprender coisas que colaboram para o desenvolvimento pessoal e social, enquanto que a educação pelo lazer deve buscar incorporar o componente lúdico da cultura no desenvolvimento das aulas.
para o lazer exige que o professor transmita aos alunos sua própria maneira de sentir prazer e descansar, para que eles aprendam que essas são as formas corretas de divertirem-se com a finalidade de aproveitar melhor a vida.
para o lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto que a educação pelo lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento.
pelo lazer se restringe ao estudo de jogos e brincadeiras, enquanto a educação para o lazer se restringe ao estudo dos recursos disponíveis na comunidade destinados ao descanso e entretenimento com objetivo de efetivar o direito ao lazer.
pelo lazer se restringe a promover melhores relacionamentos entre as pessoas, enquanto a educação para o lazer se preocupa com a diversão e com o desenvolvimento da aptidão física.
A aptidão musculoesquelética, muito importante na relação aptidão física e saúde, tem diversos meios de treinamento e diversos fatores que fazem parte dela. Não corresponde a um desses meios ou fatores
a força muscular, já que a aptidão musculoesquelética é relacionada à resistência e flexibilidade.
os exercícios isotônicos, que são típicos da aptidão relacionada à performance.
os exercícios isocinéticos, que são realizados em equipamentos especiais.
o bom funcionamento do miocárdio, um dos músculos mais importantes para a manutenção da saúde.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Estudiosos dos efeitos que as mensagens veiculadas pela TV e pela Internet exercem sobre as pessoas, destacam que as imagens transmitidas atingem, em primeiro lugar, o lado emocional.
Considerando essa afirmação, trazer para as aulas de Educação Física a discussão sobre assuntos com os quais os alunos tiveram contato pela TV ou pela Interneté recomendável, porque o fato de as mensagens terem atingido a emoção dos alunos, faz com que eles se interessem em conversar sobre o assunto, facilitando o trabalho do professor.
é recomendável, porque, já que a mídia transmitiu conteúdos que seriam discutidos nas aulas de Educação Física, agora o professor pode tratá-los de maneira mais genérica, superficial e rápida.
é recomendável, para que o professor elimine o aspecto emocional presente nesse tipo de leitura do mundo e ensine os alunos que devem interpretar as mensagens apenas de modo racional.
não é recomendável, porque o aspecto emocional afetado pelas mensagens tem a finalidade exclusiva de induzir o aluno ao consumo de produtos, o que não deve ser reforçado pelo professor de Educação Física.
não é recomendável, porque o fato de as mensagens terem atingido a emoção dos alunos, faz com que eles só queiram conversar sobre o assunto, dificultando o trabalho do professor.
Os Jogos Cooperativos, como processos facilitadores da integração da Consciência de Cooperação na ensinagem do Esporte, podem ser divididos em diferentes categorias. Sobre essas categorias, analise as assertivas abaixo.
I. Na categoria de Jogos Cooperativos sem Perdedores, dividem-se os participantes em dois ou mais grupos, sendo que os grupos têm um objetivo comum, e não há perdedores, o objetivo é atingido por todos. II. Na categoria de Jogos de Inversão é enfatizada a noção de interdependência, através da aproximação e troca de jogadores que começam em times diferentes. Conforme os jogos se desenvolvem, os jogadores vão mudando de lado, literalmente, colocando-se uns no lugar dos outros. III. Os jogos semicooperativos permitem diferentes possibilidades. Uma delas é a forma todos passam, todos tocam, na qual a bola deve ser passada por todos os jogadores do time, para que o ponto seja validado. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia as seguintes afirmações considerando as ideias apresentadas por Borges (2005) sobre a formação e a atuação do professor de Educação Física.
I. O trabalho do educador físico é, primordialmente, uma atividade fundada nas interações entre pessoas.
II. Existem dois grupos que divergem a respeito da Educação Física como área de conhecimento: um, que entende que ela é a ciência da atividade física ligada às ciências do esporte e da saúde, e, outro, que defende que ela é uma área de conhecimento autônoma que recebe colaboração, predominantemente, da área de humanidades.
III. Mesmo que haja diversidade de compreensão sobre a Educação Física como área de conhecimento, o currículo escolar não é afetado por isso.
IV. Para resolver problemas da prática pedagógica, é suficiente que o professor conheça técnicas didáticas e evite analisar o contexto e as interpretações existentes sobre eles.
Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).
F...F...F...V.
F...F...V...V.
V...V...F...F.
V...F...F...V.
V...F...F...F.
No processo de ensinagem cooperativa do esporte, algumas habilidades de relacionamento cooperativo devem ser aperfeiçoadas, entre as quais:
I. a possibilidade de vencer ou perder. II. celebrar os sucessos e insucessos em conjunto desfrutando de todo o processo do Jogo como um instante de encontro e realização humana. III. preservar um ambiente de alegria e descontração, favorecendo a tomada de decisão e iniciativa. IV. a consideração das conquistas coletivas em detrimento das individuais. Faz(em) parte das habilidades a ser(em) aperfeiçoadas o que está contido emI, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e IV, apenas.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao trabalhar os temas da cultura corporal, o professor de Educação Física não deve se restringir a ensinar como as práticas corporais ocorrem nos dias atuais, mas trazer para as aulas, também, a discussão de como elas evoluíram ao longo do tempo.
Em relação à evolução das práticas corporais, é correto afirmar queapenas os esportes coletivos mudaram ao longo do tempo para melhor se ajustarem às exigências das transmissões televisivas.
o empobrecimento da maioria das classes sociais dificultou a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
o aumento do poder aquisitivo da população dificultou a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
o fato de o esporte passar a ser visto como um espetáculo facilitou a expansão da prática daqueles já existentes e a criação de novos esportes.
os avanços tecnológicos tornaram mais caras as construções de instalações desportivas, dificultando a expansão da prática dos esportes existentes e a criação de novos esportes.
Sabe-se que a atividade física influencia o estatuto da saúde em adultos, o que gera a necessidade de promover estilos de vida fisicamente ativos. Por outro lado, não há a comprovação sobre a influência da prática de Atividade Física em crianças na diminuição do sedentarismo nas futuras gerações. Desta forma, a Educação Física Escolar
deve ter foco em práticas pedagógicas e educativas que visem à melhora da autoimagem e da autoestima dos alunos, reservando a questão da relação entre atividade física e saúde para os programas de Educação Física para adultos, que são os diretamente afetados por essas questões.
deve ter foco no incentivo ao debate teórico sobre os conceitos de saúde.
deve buscar a seleção de atividades adequadas à criança e ao jovem para garantir os níveis de motivação e gosto pela atividade física, o que é mais importante do que a preocupação imediata com o ganho de saúde.
deve incentivar a prática esportiva mesmo que os ganhos na infância não sejam comprovados, pois podem influenciar nas escolhas da vida adulta.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O método tradicional de ensino dos jogos esportivos coletivos orienta que cada modalidade seja ensinada separadamente, iniciando pela abordagem dos fundamentos de cada esporte até chegar ao estudo dos sistemas táticos de jogo. Por outro lado, autores mais recentes da área da Pedagogia do Esporte recomendam que o ensino se inicie pelo estudo conjunto dos fundamentos comuns aos diferentes jogos esportivos coletivos para, depois, trabalhar os gestos técnicos específicos de cada modalidade esportiva.
A vantagem do segundo método de ensino em relação ao primeiro é que os alunospassam a questionar suas experiências com jogos populares e a valorizar mais os jogos esportivos tradicionais.
passam a trazer para a escola suas experiências com jogos populares, confrontando-as com os jogos esportivos tradicionais.
entendem melhor o significado e a dinâmica dos jogos em menor espaço de tempo.
desenvolvem mais rapidamente o domínio das habilidades motoras que exigem equilíbrio.
conseguem selecionar melhor o esporte que desejam praticar fora das aulas de Educação Física.
Analise as assertivas abaixo sobre aptidão física e conceitos relacionados.
I. Atividade física pode ser compreendida como exercícios planejados e estruturados, objetivando o desenvolvimento da aptidão física. II. A aptidão física relacionada com a performance motora é relativa apenas ao esporte de alto rendimento. III. A aptidão cardiorrespiratória é um dos componentes da aptidão física relacionada com a saúde. IV. Os índices de gordura corporal e distribuição de gordura subcutânea fazem parte de um dos componentes da aptidão física. É correto o que se afirma emI, II, III e IV.
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...