Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A maioria dos educadores entende que o jogo é uma coisa séria, apesar de ainda existir quem afirme que o jogo é brincadeira.

A seriedade do jogo encontra-se

  • A.

    na exigência do esforço físico voltado a atingir objetivos de aptidão física.

  • B.

    na impossibilidade de suas regras e dinâmicas de ação serem modificadas pelos alunos.

  • C.

    na exigência do cumprimento de uma série de regras cujo domínio pelos alunos os levará a melhor se adaptarem à sociedade.

  • D.

    no seu poder de ensinar os alunos a aprenderem e executarem, de forma prazerosa, sistemas de regras e de dominarem um sistema linguístico próprio de um contexto social.

  • E.

    no fato de refletirem as tradições dos povos que devem ser mantidas e, com isso, ensinam os alunos a serem obedientes.

Analise as seguintes características e assinale a resposta correta: “um indivíduo de corpo e membros finos; com um mínimo de gordura e músculos; ombros largos e descaídos; pescoço fino e comprido; rosto magro; queixo recuado e testa alta; tórax e abdómen estreitos e finos”. A partir das descrições dadas, podemos classificar este indivíduo como:

  • A.

    Endomorfo.

  • B.

    Meso-endomorfo.

  • C.

    mesomorfo.

  • D.

    Ectomorfo.

Todo tipo de exercício físico, para ser adequadamente prescrito e planejado, deve seguir os princípios da atividade física, a fim de obterem-se os efeitos desejados. Um desses princípios é o princípio da individualidade biológica, cuja definição estipula que

  • A.

    o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente à genética do indivíduo.

  • B.

    o mesmo tipo de exercício, na mesma intensidade, duração e frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos, devido exclusivamente a características individuais.

  • C.

    o programa de exercícios que foi excelente para determinada pessoa normalmente é contraindicado para outra.

  • D.

    os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações de cada participante.

Dentro do contexto da Educação e Lazer, referente ao tema EDUCAR PELO LAZER e EDUCAR PARA O LAZER, marque a alternativa CORRETA:

  • A.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional.

  • B.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, contudo, não sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

  • C.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

  • D.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação não utilizando este como meio educacional e sim como uma atividade isolada. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

Ao ensinar conteúdos de dança nas aulas de Educação Física, o professor utiliza aspectos artísticos como fundamento para seu trabalho.

Segundo Lomakine (in Scarpato, 2007), entende-se por artístico tudo aquilo que desenvolve

  • A.

    a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético e a comunicação humana.

  • B.

    a criatividade, a sensibilidade, o sentido estético, mas não a comunicação humana.

  • C.

    a comunicação humana, a criatividade, a sensibilidade, mas não o sentido estético.

  • D.

    a sensibilidade e a criatividade, mas não o sentido estético e a comunicação humana.

  • E.

    o sentido estético e a sensibilidade, mas não a criatividade e a comunicação humana.

Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa incorreta acerca do treinamento esportivo desenvolvido para as crianças:

  • A.

    Dê ênfase nos discursos para os alunos sobre a importância de sempre vencer.

  • B.

    Insira conceitos de valores e respeito ao próximo.

  • C.

    Desenvolva atividades mistas relativas aos gêneros.

  • D.

    Trabalhe com atividades de baixas organizações e intensidades.

Sobre os princípios da atividade física, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A grande capacidade do organismo humano (órgãos, sistemas e tecidos), em se adaptar a cada nova carga de trabalho, exige que este seja exposto periodicamente a novos estímulos, a fim de que se atinjam ou aperfeiçoem os limites esperados (metabólicos e funcionais). Essa afirmação consiste no princípio da continuidade.

( ) O princípio da especificidade pressupõe que os benefícios do exercício físico são otimizados quando os programas são planejados para se adequarem às características, objetivos, capacidades e limitações específicas de cada participante (ou grupo).

( ) Uma das características do princípio da reversibilidade é que as adaptações metabólicas e funcionais induzidas pelos exercícios físicos tendem a retornar aos estados iniciais após a paralisação ou até mesmo as interrupções temporárias dos programas prescritos.

( ) Os principais parâmetros de controle do princípio da continuidade são volume e intensidade.

  • A.

    V/ V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ V/ V

  • C.

    V/ V/ F/ F

  • D.

    F/ F/ V/ F

Com relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    São vivências caracterizadas por atividades físicas e esportivas, de forma geral.

  • B.

    São vivências caracterizadas pelas atividades artísticas.

  • C.

    Tem como característica a perspectiva do turismo e do meio ambiente, pois estas desenvolvem os aspectos intelectuais.

  • D.

    Parte da premissa de que é necessário um aprendizado, ou ações educativas que podem desenvolver o nível cognitivo e intelectual do aluno.

  • A.

    I-A; II-B; III-C.

  • B.

    I-B; II-A; III-C.

  • C.

    I-C; II-A; III-B.

  • D.

    I-C; II-B; III-A.

  • E.

    I-B; II-C; III-A.

A abertura anatômica presente nos seres humanos, especificamente existentes nos ossos por onde passam estruturas nobres como: veias, artérias, nervos e outros como a medula espinal, localizada no centro da fossa posterior do neurocrânio, é chamada de:

  • A.

    Epicôndilo.

  • B.

    Seios paranasais.

  • C.

    Forame magno.

  • D.

    Ducto cístico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...