Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes ações praticadas por um professor de Educação Física que atua na escola como PEBII.

I. Seleciona conteúdos diferentes para ensinar aos diferentes anos com os quais trabalha.

II. Planeja o ensino de maneira que sejam abordadas suas várias dimensões: histórica, cultural, biológica, técnica.

Quando procede dessa maneira, o professor atende aos princípios pedagógicos

  • A.

    da diversificação e da sistematização de conteúdos de ensino.

  • B.

    da diversificação e da individualização do ensino.

  • C.

    da especialização precoce e do significado cultural dos conteúdos.

  • D.

    da especialização precoce e da individualização do ensino.

  • E.

    da consideração dos diferentes níveis de ensino e o da especialização precoce.

Assinale a alternativa correta sobre os componentes da aptidão física relacionada à saúde.

  • A.

    A resistência muscular, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é a capacidade de um grupo muscular em realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.

  • B.

    A flexibilidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, se refere especificamente à capacidade de alongar as fibras musculares.

  • C.

    A velocidade, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, é imprescindível para a manutenção das atividades da vida diária.

  • D.

    A resistência anaeróbia, um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde, consiste na capacidade do organismo como um todo em resistir à fadiga em esforços de curta duração.

As práticas corporais que o ser humano desenvolve em seus momentos de lazer podem se tornar temas de estudo nas aulas de Educação Física. Entretanto, dependendo do tratamento que o professor dá a esses temas, o ensino pode desenvolver diferentes atitudes nos alunos em relação ao lazer.

Nesse sentido, é correto afirmar que, se o professor levar os alunos a

  • A.

    valorizarem as práticas da cultura popular, eles nunca valorizarão outro tipo de cultura de lazer.

  • B.

    valorizarem as práticas da cultura erudita, em detrimento da cultura popular, eles se tornarão mais educados e serão mais bem aceitos pela sociedade.

  • C.

    valorizarem as práticas da cultura erudita, em detrimento da cultura popular, eles reivindicarão melhores políticas públicas de lazer.

  • D.

    entenderem que essas práticas podem ser modificadas, eles desenvolverão atitudes críticas em relação ao lazer.

  • E.

    entenderem que essas práticas podem ser modificadas, eles desenvolverão atitudes conformistas em relação ao lazer.

Sobre a aptidão cardiorrespiratória, analise as assertivas abaixo.

I. Cabe ao sistema cardiorrespiratório fornecer elementos vitais ao organismo e eliminar os subprodutos das reações químicas celulares, como CO2 e ácido lático.

II. A aptidão cardiorrespiratória é o funcionamento efetivo do coração e artérias.

III. O Acidente Vascular Cerebral (popularmente conhecido como derrame) tem relação direta com uma aptidão cardiorrespiratória deficiente.

IV. A baixa aptidão cardiorrespiratória pode resultar em fadiga prematura, baixa capacidade no trabalho e maior risco de doenças cardiovasculares.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I e IV, apenas.

Leia as afirmações a respeito dos estudos do lazer presentes nas aulas de Educação Física.

I. O professor deve discutir apenas as práticas de lazer nas quais as pessoas atendam ao duplo objetivo de se divertirem e de melhorarem seu condicionamento físico.

II. As práticas de lazer cujos objetivos são voltados à promoção do descanso, não devem ser estudadas nas aulas de Educação Física.

III. Se a vivência do lazer é capaz de proporcionar descanso e divertimento, e também promover o desenvolvimento de capacidades e habilidades humanas, as aulas de Educação Física podem estimular a reflexão sobre as mais diversas práticas de lazer.

Assinale a alternativa que expressa o julgamento correto a respeito das três afirmações.

  • A.

    As frases I e II são incorretas e a frase III é correta.

  • B.

    A frase I é incorreta e as frases II e III são corretas.

  • C.

    As frases I e III são incorretas e a frase II é correta.

  • D.

    A frase I é correta e as frases II e III são incorretas.

  • E.

    As frases I e II são corretas e a frase III é incorreta.

Analise as assertivas abaixo sobre Educação Física, saúde e qualidade de vida.

I. A Educação Física e a saúde possuem uma relação histórica, e conforme as discussões propostas acerca do tema se intensificam, percebe-se que o grau de relacionamento entre elas está fixo e estabelecido.

II. A “Promoção da Saúde” considera a relação da Educação Física com a saúde, apesar de interpretar a última apenas como a ausência de doenças.

III. A Aptidão Física Relacionada à Saúde (Health Related Fitness) estabelece uma relação entre a Educação Física e a saúde pela via da aptidão, priorizando parâmetros fisiológicos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Aprender a assistir a um espetáculo esportivo pode ser tão importante quanto saber praticar a modalidade esportiva a que se assiste.

Nesse sentido, é correto afirmar que é função das aulas de Educação Física

  • A.

    oportunizar a vivência do espetáculo esportivo da mesma forma em que a televisão o veicula, sem qualquer modificação promovida pelo professor, para que os alunos sintam o que significa ser protagonista desse espetáculo.

  • B.

    desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente a modalidade assistida, ao mesmo tempo em que buscam perceber os interesses e as mensagens que permeiam o espetáculo esportivo.

  • C.

    estimular os alunos a serem mais praticantes do que espectadores de modalidades esportivas, pois só dessa maneira desenvolverão seu senso crítico sobre o espetáculo esportivo.

  • D.

    estimular os alunos a serem mais espectadores do que praticantes de modalidades esportivas, pois só dessa maneira desenvolverão seu senso crítico sobre o espetáculo esportivo.

  • E.

    fazer com que os alunos percebam que o espetáculo esportivo desvirtuou completamente a essência do esporte, e, por isso, é melhor ser espectador do que praticante de esporte.

Os profissionais de Educação Física devem atentar para a atual necessidade social derivada da interrelação entre saúde e qualidade de vida. Partindo desse pressuposto, os programas de Educação Física com foco na qualidade de vida devem

  • A.

    focalizar nos grupos de risco.

  • B.

    priorizar a prática da atividade física sobre as demais práticas.

  • C.

    compreender o processo de desmedicalização.

  • D.

    ter a ação focada no que concerne às relações específicas entre Educação Física e saúde.

  • E.

Cada vez mais se aceita que as aulas de Educação Física devem se orientar pelo princípio da inclusão. Diante disso, analise as seguintes situações didáticas:

I. quando o tema da aula são as corridas de atletismo, o professor pede para Humberto exercer a função de cronometrista, já que ele é deficiente físico e se locomove em cadeira de rodas;

II. durante a vivência de um torneio de voleibol interclasses, o professor de Educação Física determina que as meninas montem os times, já que elas normalmente se saem melhor do que os meninos nessa modalidade esportiva;

III. quando o tema é futsal, o professor permite que tanto meninas quanto meninos escolham suas equipes, considerando que ambos os gêneros devem ter oportunidades iguais, mesmo que suas habilidades sejam diferentes.

Pensando na aplicação do princípio da inclusão, classifique as situações I, II e III como correta ou incorreta, respectivamente.

  • A.

    Correta; incorreta; correta.

  • B.

    Correta; incorreta; incorreta.

  • C.

    Incorreta; correta; correta.

  • D.

    Incorreta; correta; incorreta.

  • E.

    Incorreta; incorreta; correta.

Pode-se conceituar conteúdo como uma seleção de formas ou saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínios, habilidades, linguagens, valores, crenças, sentimentos, atitudes, interesses modelos de conduta etc., cuja assimilação é considerada essencial para que se produza um desenvolvimento e uma socialização adequada ao aluno. É importante ressaltar que nem todos os saberes e formas culturais são suscetíveis de constarem como conteúdos curriculares, o que exige uma seleção rigorosa da escola. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os conteúdos curriculares, inclusive da Educação Física, devem incluir conhecimentos acadêmicos.

  • B.

    Os conteúdos curriculares são as atividades e conceitos aplicados nas aulas.

  • C.

    Os conteúdos curriculares são as informações conceituais capazes de ativar as capacidades cognitivas.

  • D.

    Os conteúdos curriculares da Educação Física devem ter um caráter procedimental, relacionado ao saber fazer.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...