Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.

II – A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.

III – No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No contexto da História da Educação Física, após a II Guerra Mundial, estudiosos começaram a entender que a EF não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada ao incentivo da busca de medalhas, e principalmente não transformaria o Brasil em uma potência olímpica. Criou-se, então uma grande crise de identidade, configurando a necessidade de mudança nos rumos da EF brasileira. F deste momento que outras ciências, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, contribuíram com a legitimação dessa concepção de EF, originando uma mudança no enfoque da área, buscando outras perspectivas.
Esta fase foi chamada de:

    A) Educação Física Higienizadora.

    B) Educação Física Militarista.

    C) Educação Física Pedagogista.

    D) Educação Física Popular

    E) Educação Física Esportivista.

A força que surge quando um corpo se move ou tende a se mover sobre a superfície de outro denomina-se:

    A) Atrito.

    B) Reação.

    C) Aceleração.

    D) Velocidade angular.

O início do desenvolvimento cultural da Educação Física no Brasil aconteceu com o “Tratado de Educação Física e Moral dos Meninos”. Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória. Além disso, esse tratado entendia a educação moral como coadjuvante da Educação Física e vice-versa.
Esse tratado aconteceu no período do(a

    A) Brasil Colônia.

    B) Brasil Império.

    C) Brasil República.

    D) Brasil Contemporâneo.

    E) Educação Física na atualidade.

Leia o trecho a seguir:


“Pela ______________, pode-se obter o valor da força externa no contato. A forma mais comum de equipamento para medir esse tipo de força é a plataforma de força, a qual fornece um sinal elétrico proporcional à força aplicada.”


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) Antropometria.

    B) Cinemetria.

    C) Dinamometria.

    D) Eletromiografia.

São práticas de esportes que provocam estímulo para a ingestão marginal de energia, objetivo de manter o peso corporal baixo, compatível com o critério de imagem corporal:
Assinale a alternativa que atente completamente as respectivas práticas esportivas:

    A) Ginástica, patinação artística e fisiculturismo.

    B) Ginástica, ballet e patinação artística.

    C) Ballet, patinação artística, fisiculturismo e lutas.

    D) Ginástica, ballet e fisiculturismo.

    E) Ginástica, ballet, patinação artística, fisiculturismo e lutas.

Sobre os tipos de saque utilizados no voleibol, considere a alternativa que descreve o saque oriental:

    A) Indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro.

    B) Um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas (em torno 25 metros).

    C) Saque em que o jogador lança a bola, faz a aproximação em passadas como no momento do ataque, e acerta-a com força em direção à quadra adversária.

    D) O jogador posta-se na linha de fundo de perfil para a quadra, lança a bola no ar e acerta-a com um movimento circular do braço oposto.

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:

    A) Cálcio, folato e zinco.

    B) Piridoxina, folato e zinco.

    C) Piridoxina, cálcio, folato.

    D) Piridoxina, cálcio, folato e zinco.

    E) Cálcio e zinco.

Sobre o Líbero do Voleibol, analise:


( ) O líbero é um atleta especializado nos fundamentos que são realizados com mais frequência no fundo da quadra, isto é, recepção e defesa.

( ) Esta função foi introduzida pela FIVB em 2001.

( ) O líbero só pode realizar levantamentos de toque do fundo da quadra. Caso esteja pisando sobre a linha de três metros ou sobre a área por ela delimitada, ele não pode tocar na bola.


Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) F – V – V.

    B) F – V – F.

    C) V – F – F.

    D) V – F – V.

Os componentes da aptidão física estão relacionados com o crescimento e a sexual. A capacidade para o exercício físico aumenta com a puberdade devido ao aumento de força, habilidade e resistência. Essas mudanças envolvem crescimento linear e alterações na composição corporal e fisiológica como, por exemplo, um maior controle da temperatura corporal, que melhora o desempenho. Em meninas adolescentes após a puberdade, o VO2 máx por unidade de peso corporal diminui, enquanto a gordura corporal aumenta e a hemoglobina tende a diminuir, assim como a atividade voluntária.
Quanto aos meninos, aumentam sua capacidade aeróbia (VO2máx) durante a adolescência, atingindo seu pico entre:

    A) 10 e 12 anos.

    B) 12 e 14 anos.

    C) 14 e 16 anos.

    D) 16 e 18 anos.

    E) 18 e 20 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...