Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

A introdução dos jogos cooperativos nas aulas de educação física é uma forma de adaptar o esporte a uma concepção menos competitiva e mais cooperativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantidade máxima de oxigênio que o sistema cardiovascular pode transportar para o músculo denomina-se

  • A.

    potencial anaeróbio.

  • B.

    capacidade vital.

  • C.

    VO2 máximo.

  • D.

    resistência muscular localizada.

  • E.

    resistência máxima.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

A educação física escolar, historicamente, apropriou-se de princípios e valores do esporte de rendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A importância da atividade recreativa passiva desenvolvida no início de um dia de trabalho é, principalmente,

  • A.

    preparar o colaborador psicologicamente.

  • B.

    aquecer os músculos do colaborador.

  • C.

    preparar o colaborador fisiologicamente para o trabalho.

  • D.

    descontrair os músculos e articulações do colaborador.

  • E.

    despertar, no colaborador, o interesse pelas atividades físicas.

Acerca de educação física escolar, esportivização, competição e jogos cooperativos, julgue os próximos itens.

Nas aulas de educação física, para minimizar os efeitos da competição do esporte de rendimento, os jogos cooperativos devem apresentar características como: não terem perdedores; terem resultado coletivo; permitirem a troca dos jogadores das equipes; permitirem a utilização de regras de inclusão dos menos habilidosos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As atividades de Educação Física para os idosos deverão ser

  • A.

    eminentemente práticas e voltadas para a competição.

  • B.

    eminentemente práticas, na forma de sequências pedagógicas, desenvolvendo os esportes conhecidos.

  • C.

    eminentemente teóricas, implementadas sob a forma de jogo, dança, recreação e ginástica.

  • D.

    realizadas com caráter teórico-prático e implementadas com jogos, dança, recreação e ginástica.

  • E.

    de livre escolha dos alunos, para que eles possam manifestar sua inclinação e gosto.

A associação de vários músculos para a realização de um gesto ou função denomina-se

  • A.

    coordenação.

  • B.

    sinergia.

  • C.

    sinapse.

  • D.

    contração.

  • E.

    mobilidade.

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

  • A.

    Banco de Astrand.

  • B.

    Cooper.

  • C.

    Schuttle Run.

  • D.

    Banco de Balke.

  • E.

    Student.

Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos

  • A.

    gastrocnêmios e tibiais.

  • B.

    dorsais e abdominais.

  • C.

    glúteos e psoas.

  • D.

    glúteos e lombares.

  • E.

    iliopsoas e tibiais.

A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir

  • A.

    a ausência de estruturação muscular inata.

  • B.

    as deficiências posturais estruturadas existentes.

  • C.

    os esforços para a eliminação dos defeitos posturais existentes.

  • D.

    os esforços diários e as deficiências físicas.

  • E.

    os desequilíbrios decorrentes dos esforços diários e as debilidades físicas existentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...