Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marcellino adverte que, no âmbito do lazer, uma série de barreiras sociais inter e intraclasses dificultam a inclusão social, como as barreiras constituídas por

  • A.

    camadas sociais diferentes.

  • B.

    desconhecimento das regras institucionais.

  • C.

    desconhecimento pedagógico e geral.

  • D.

    diferenças socioeconômicas e culturais.

  • E.

    características pessoais e psicológicas diferenciadas.

Há vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem.

Todos os benefícios trazidos em meses de treinamento são perdidos parcialmente em três meses de inatividade e totalmente em dez meses, segundo o princípio da reversibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos problemas relacionados à inclusão na Educação Física refere-se ao fato de que crianças e adolescentes da mesma idade têm desenvolvimento diferente, o que pode levar, por exemplo, a que os menores não sejam escolhidos pelos maiores na hora da formação de times. O professor de Educação Física, diante dessa situação, pode interferir por meio dos princípios da

  • A.

    inclusão, da participação e da didática.

  • B.

    inclusão, da diversidade e das categorias de conteúdos.

  • C.

    reciprocidade, das categorias dos conteúdos e princípio da psicologia.

  • D.

    pedagogia, princípio da integração horizontal e das categorias de conteúdos.

  • E.

    socialização, princípio cognitivo e socioafetivo.

Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.

Orientações básicas para uma alimentação saudável devem incluir variedade reduzida, moderação e salubridade.

  • C. Certo
  • E. Errado

O esporte é uma forma de patrimônio cultural da humanidade e um importante conteúdo para as aulas de Educação Física no ensino fundamental. Assim, é CORRETO afirmar:

  • A.

    as habilidades esportivas quando adequadamente orientadas, desenvolvem exclusivamente o aspecto afetivo-social;

  • B.

    o desenvolvimento de habilidades para a iniciação esportiva é conteúdo prioritário das séries iniciais do ensino fundamental;

  • C.

    os desempenhos motor e fisiológico dos alunos devem ser observados e comparados, pois o que se busca são talentos esportivos;

  • D.

    na escola devem ser trabalhados apenas os esportes que culturalmente são praticados na comunidade;

  • E.

    a aprendizagem do esporte e pelo esporte promove e visa à transmissão cultural do ponto de vista educacional.

O ensino de Educação Física, segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área, deve partir das manifestações corporais e de movimento dos alunos e buscar

  • A.

    ampliá-las, aprofundá-las e qualificá-las criticamente.

  • B.

    relacioná-las com a importância de um estilo de vida ativo.

  • C.

    relacioná-las com a promoção da saúde.

  • D.

    ampliar o envolvimento dos alunos com a prática esportiva.

  • E.

    contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos.

Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.

A ingestão de banana por atletas que praticam atividade física vigorosa é justificada por esse alimento ser facilmente encontrado, ter baixo teor de glicose e ser rico em potássio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os esportes apresentam potencial técnico e tático. A afirmação que define a tática é:

  • A.

    totalidade das ações individuais e coletivas, de ataque e defesa, baseadas nas regras e maneiras de jogar do adversário;

  • B.

    exploração dos pontos positivos de uma equipe;

  • C.

    conduta e objetivo do jogador;

  • D.

    distribuição das funções e posições dos jogadores;

  • E.

    conjunto dos pontos positivos de uma equipe.

Considere as duas situações de ensino:

1. O professor apresenta movimentos técnicos de basquetebol, enfatizando os fundamentos e os aspectos táticos de ataque e defesa.

 2. O professor estimula os alunos a resolverem uma situação problema da forma que acharem mais apropriada.

Os modelos apresentados são denominados, respectivamente, da

  • A.

    transformação e da aplicação.

  • B.

    percepção e da transformação.

  • C.

    pedagogia e da cooperação.

  • D.

    reprodução e da transformação.

  • E.

    criatividade e da espontaneidade.

Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.

Alimentos ricos em proteínas fornecem aminoácidos que asseguram o desenvolvimento apropriado da musculatura e reduzem o risco de anemia por deficiência de ferro.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...