Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marcellino adverte que, no âmbito do lazer, uma série de barreiras sociais inter e intraclasses dificultam a inclusão social, como as barreiras constituídas por
camadas sociais diferentes.
desconhecimento das regras institucionais.
desconhecimento pedagógico e geral.
diferenças socioeconômicas e culturais.
características pessoais e psicológicas diferenciadas.
Há vários princípios da atividade física que devem ser observados no planejamento de atividades físicas sistematizadas, dentre os quais se destacam a reversibilidade, individualidade biológica, especificidade, sobrecarga crescente e continuidade. Em relação a esses princípios, julgue os itens que se seguem.
Todos os benefícios trazidos em meses de treinamento são perdidos parcialmente em três meses de inatividade e totalmente em dez meses, segundo o princípio da reversibilidade.
Um dos problemas relacionados à inclusão na Educação Física refere-se ao fato de que crianças e adolescentes da mesma idade têm desenvolvimento diferente, o que pode levar, por exemplo, a que os menores não sejam escolhidos pelos maiores na hora da formação de times. O professor de Educação Física, diante dessa situação, pode interferir por meio dos princípios da
inclusão, da participação e da didática.
inclusão, da diversidade e das categorias de conteúdos.
reciprocidade, das categorias dos conteúdos e princípio da psicologia.
pedagogia, princípio da integração horizontal e das categorias de conteúdos.
socialização, princípio cognitivo e socioafetivo.
Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.
Orientações básicas para uma alimentação saudável devem incluir variedade reduzida, moderação e salubridade.
O esporte é uma forma de patrimônio cultural da humanidade e um importante conteúdo para as aulas de Educação Física no ensino fundamental. Assim, é CORRETO afirmar:
as habilidades esportivas quando adequadamente orientadas, desenvolvem exclusivamente o aspecto afetivo-social;
o desenvolvimento de habilidades para a iniciação esportiva é conteúdo prioritário das séries iniciais do ensino fundamental;
os desempenhos motor e fisiológico dos alunos devem ser observados e comparados, pois o que se busca são talentos esportivos;
na escola devem ser trabalhados apenas os esportes que culturalmente são praticados na comunidade;
a aprendizagem do esporte e pelo esporte promove e visa à transmissão cultural do ponto de vista educacional.
O ensino de Educação Física, segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área, deve partir das manifestações corporais e de movimento dos alunos e buscar
ampliá-las, aprofundá-las e qualificá-las criticamente.
relacioná-las com a importância de um estilo de vida ativo.
relacioná-las com a promoção da saúde.
ampliar o envolvimento dos alunos com a prática esportiva.
contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos.
Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.
A ingestão de banana por atletas que praticam atividade física vigorosa é justificada por esse alimento ser facilmente encontrado, ter baixo teor de glicose e ser rico em potássio.
Os esportes apresentam potencial técnico e tático. A afirmação que define a tática é:
totalidade das ações individuais e coletivas, de ataque e defesa, baseadas nas regras e maneiras de jogar do adversário;
exploração dos pontos positivos de uma equipe;
conduta e objetivo do jogador;
distribuição das funções e posições dos jogadores;
conjunto dos pontos positivos de uma equipe.
Considere as duas situações de ensino:
1. O professor apresenta movimentos técnicos de basquetebol, enfatizando os fundamentos e os aspectos táticos de ataque e defesa.
2. O professor estimula os alunos a resolverem uma situação problema da forma que acharem mais apropriada.
Os modelos apresentados são denominados, respectivamente, da
transformação e da aplicação.
percepção e da transformação.
pedagogia e da cooperação.
reprodução e da transformação.
criatividade e da espontaneidade.
Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.
Alimentos ricos em proteínas fornecem aminoácidos que asseguram o desenvolvimento apropriado da musculatura e reduzem o risco de anemia por deficiência de ferro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...