Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A expressão se movimentar, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física para o Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio, 2008, refere-se
ao fato de que o sujeito é autor dos próprios movimentos, carregados de emoções, desejos e possibilidades.
às atividades com possibilidades de uma grande quantidade de movimentos ginásticos.
a uma cultura de movimento inadequada, pois considera-se apenas o se.
pouco ao repertório dos alunos, pois é individualista.
ao entendimento do movimento relativo ao trabalho doméstico e profissional.
Com referência aos principais instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional de educação física na aplicação de testes antropométricos, julgue os itens que se seguem.
O compasso de barras destina-se à tomada de medidas como perímetros transversos dos membros inferiores e superiores.
Na prestação de socorro a uma pessoa que apresenta um quadro de hipotermia, NÃO se deve:
protegê-la do vento
mantê-la com roupas molhadas
cobri-la
fornecer-lhe bebidas quentes
mantê-la acordada
A cultura lúdica, esportiva, gímnica, rítmica e das lutas, por meio do se movimentar
contribui para a reflexão dos aspectos psicológicos e ideológicos dos alunos.
contribui com o alto grau de desempenho físico e esportivo dos alunos do ensino básico.
contribui significativamente como formação relativa apenas ao aspecto físico e assim deve ser estimulada.
ajuda a delimitar a experiência dos alunos, permitindo que a Educação Física restrinja, de forma global, o desenvolvimento físico.
deve proporcionar novas experiências e permitir estabelecer novas significações.
Com referência aos principais instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional de educação física na aplicação de testes antropométricos, julgue os itens que se seguem.
O compasso para dobras cutâneas é usado para medir o nível de adiposidade do tecido muscular subcutâneo.
O processo de desenvolvimento motor apresenta características que obedecem cronologicamente a etapas. Diante disso, é CORRETO afirmar:
as habilidades básicas são adquiridas em até 3 ou 4 anos de idade e formam o alicerce para o aprendizado de tarefas mais complexas;
todas as habilidades específicas ou culturalmente determinadas independem da apreensão das habilidades básicas;
as aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental devem trabalhar ao máximo as habilidades específicas, sem se preocupar com as habilidades básicas;
as habilidades específicas devem ser priorizadas a partir dos 7 anos de idade;
a partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças estão aptas para adquirir habilidades específicas.
As modalidades esportivas fazem parte do cotidiano dos alunos e estão nas ruas, escolas, clubes e nas matérias televisivas; no entanto, muitos alunos apresentam dificuldade para compreender e analisar, técnica e taticamente, uma partida de alguns esportes. Para superar isso, o professor pode
solicitar aos alunos uma pesquisa sobre a história da modalidade nas revistas esportivas, para discussão em sala.
pedir aos alunos um resumo das principais regras da modalidade em questão, ilustrando com fotos e desenhos.
assistir, com os alunos, a uma partida no campo, torcendo juntos pelo time mais forte.
passar um vídeo da modalidade e solicitar aos alunos a observação das características do jogo, para discussão.
solicitar aos alunos o comparecimento ao estádio ou para entrevistar jogadores da modalidade.
Com referência aos principais instrumentos que podem ser utilizados pelo profissional de educação física na aplicação de testes antropométricos, julgue os itens que se seguem.
A balança é utilizada para mensurar o peso corporal (P), o qual é igual à massa corporal (m) multiplicada pela aceleração da gravidade (g), ou seja, P = m.g.
O lúdico é sinal de liberdade, desejo, participação e bem estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é CORRETO afirmar:
brincar significa gerar a ludicidade pelo jogo de forma competitiva, devido à presença de regras e ao incentivo do desejo de vencer;
a ludicidade, entendida como forma viva e como uma ação sentida e vivida, pode ser entendida pela palavra, e não pela vivência;
o lúdico é um fenômeno complexo compreendido como a capacidade humana de gozar o ócio de modo autônomo e construtivo;
a atividade lúdica, vinculada à criatividade, deve incentivar o potencial técnico do aluno para a obtenção de resultados positivos no seu universo como cidadão;
o lúdico deve ser incentivado para o respeito e para a conservação da cultura da comunidade.
As esteiras e as bicicletas ergométricas representam alternativa ao exercício aeróbio de alto impacto, assim como a hidroginástica, que, além da ausência de impacto com o solo, traz outras vantagens, como aumento da
força, agilidade, coordenação, equilíbrio e criatividade.
resistência muscular e força rápida.
resistência aeróbia e força de membros superiores.
pressão arterial e diminuição das micro varizes.
capacidade cardíaca e grande demanda de oxigênio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...