Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

É muito pouco provável que uma criança obesa, filha de pais obesos, se torne um adulto obeso.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a

  • A.

    elaboração intelectual e física a fim de que possam se relacionar com o mundo em constante mudança.

  • B.

    compreensão dos sistemas que norteiam a criação das regras dos jogos e competições.

  • C.

    capacidade de construção simbólica necessária para a compreensão do mundo que os cerca.

  • D.

    capacidade de aprender e se aperfeiçoar nos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e cooperativos indispensáveis ao bom rendimento escolar.

  • E.

    maioria das capacidades necessárias ao bom desempenho escolar, e profissional no futuro.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Hiperlipidemia, hipertensão, moléstias cardiovasculares, diabetes, sedentarismo e alto índice de mortalidade estão relacionados com a obesidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), da Educação Física, apresentam uma proposta que visa a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliá-la, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore nos alunos dimensões

  • A.

    cognitivas, políticas e afetivas.

  • B.

    práticas, teóricas e socioculturais.

  • C.

    afetivas, contextuais e práticas.

  • D.

    afetivas, socioculturais e esportivas.

  • E.

    afetivas, cognitivas e socioculturais.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Os indivíduos com obesidade hipertrófica (dimensão dos adipócitos) podem se beneficiar mais com os efeitos de um programa de condicionamento físico comparado a indivíduos com obesidade hiperplásica (número de adipócitos).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os PCN's da Educação Física consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam

  • A.

    descobrir as reais tendências dos alunos e escolher as atividades mais adequadas para o desenvolvimento dos programas.

  • B.

    dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo ensino-aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

  • C.

    aprender os fundamentos teóricos e práticos dos esportes mais praticados nos programas escolares.

  • D.

    desenvolver conjuntamente os aspectos relacionados ao desenvolvimento global dos estudantes.

  • E.

    apresentar melhorias estruturais relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

A obesidade, como também a anorexia e a bulimia, deriva de um desequilíbrio orgânico entre os fatores que acumulam e os que gastam energia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que

  • A.

    a gestualidade contida e econômica é apenas uma das muitas opções oferecidas ao mineiro recém-chegado.

  • B.

    a destreza do bom operário fora conseguida por treinamento fornecido pela empresa que o contratara.

  • C.

    o corpo aprende a gestualidade que é geneticamente determinada, independente das situações e oportunidades sócio-ambientais.

  • D.

    não esbanjar forças e saber distribuí-las adequadamente no espaço e no tempo são aprendizagens dependentes do local em que se está.

  • E.

    a economia gestual oferecida pela mineira mais experiente é uma forma de demonstração da sua superioridade hierárquica.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Os obesos têm facilidade em aceitar qualquer nível de exercício e as atividades anaeróbias são as mais recomendadas e benéficas nesse caso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que

  • A.

    exercem controle na constituição do indivíduo e de sua gestualidade.

  • B.

    são levados em consideração pelo trabalhador ao escolher seu emprego.

  • C.

    o ambiente opressor motiva a formação de padrões cognitivos para o máximo de gasto energético.

  • D.

    o movimento humano e as formas como é realizado no trabalho não são modos de exercício do poder.

  • E.

    a estética da retidão e suas implicações políticas sempre estão contidas em projetos arquitetônicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...