Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

O momento em que se instala a obesidade hipertrófica na criança é facilmente definido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,

  • A.

    pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de atitudes menos econômicas para a situação treinada.

  • B.

    não interfere no desempenho das atividades cotidianas individuais e não tem maiores conseqüências cognitivas.

  • C.

    gera uma cadeia processual em que o aprendizado pela observação não é conseqüência inevitável.

  • D.

    transfere padrões do ambiente ao qual é adequado para outros, e pode tornar movimentos a priori desagradáveis, confortáveis.

  • E.

    induz à formação de maior liberdade gestual para a mesma situação, com escolhas em um rol de possibilidades acumuladas.

Atualmente, os astronautas exploram sistematicamente o ambiente sem peso, os cientistas desenvolvem procedimentos cirúrgicos capazes de prolongar e aprimorar a qualidade de vida e os geneticistas moleculares elucidam os segredos básicos da função subcelular. No entanto, não existe uma resposta clara para uma questão aparentemente simples: Por que tantas pessoas ficam excessivamente gordas?

Tendo tema abordado no texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

O exercício seletivo de áreas corporais específicas (exercício localizado) se revelou mais efetivo para a perda de gordura localizada que a atividade física de natureza mais geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A capacidade física conhecida como flexibilidade é um importante componente do desempenho muscular e pode ser melhor desenvolvida em adolescentes por meio de exercícios denominados

  • A.

    alongamentos estáticos e dinâmicos.

  • B.

    mobilidade da região abdominal e dorsal.

  • C.

    corridas de longa duração.

  • D.

    flexo-extensão dos cotovelos em apoio no solo.

  • E.

    musculação com pequena carga.

O número de pessoas idosas tem crescido rapidamente. A prevenção das doenças, a assistência de saúde e o tratamento mais efetivo de certas doenças relacionadas à idade ajudam as pessoas a viverem mais tempo. Considerando que cada vez mais há necessidade de se contemplar esse segmento (a terceira idade) com adequados programas de atividade física, julgue os itens seguintes.

Excluída toda e qualquer condição patológica, as capacidades fisiológicas e as relacionadas ao desempenho físico de uma pessoa começam a declinar a partir dos 50 anos de idade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é

  • A.

    elaborar atos corporais desprovidos de significado.

  • B.

    resgatar a dimensão antecipatória da ação global.

  • C.

    redimir a Educação Física militarista.

  • D.

    corporificar a experiência sensorial.

  • E.

    alcançar as raízes antropológicas do esporte em geral.

O número de pessoas idosas tem crescido rapidamente. A prevenção das doenças, a assistência de saúde e o tratamento mais efetivo de certas doenças relacionadas à idade ajudam as pessoas a viverem mais tempo. Considerando que cada vez mais há necessidade de se contemplar esse segmento (a terceira idade) com adequados programas de atividade física, julgue os itens seguintes.

Uma redução de cerca de 40% a 50% na massa muscular (atrofia das fibras musculares e perda de unidades motoras) constitui a causa primária da diminuição da força e da potência entre homens e mulheres sadios e fisicamente ativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Santin afirma que a Educação Física é uma ciência e também uma pedagogia, é função de sua inserção no ambiente escolar oferecer ao indivíduo práticas que possibilitem a

  • A.

    ascensão social pela vitória nos esportes.

  • B.

    exploração máxima das capacidades físicas.

  • C.

    compreensão e vivência do corpo.

  • D.

    superação individual e a maturação.

  • E.

    metamorfose social clássica.

O número de pessoas idosas tem crescido rapidamente. A prevenção das doenças, a assistência de saúde e o tratamento mais efetivo de certas doenças relacionadas à idade ajudam as pessoas a viverem mais tempo. Considerando que cada vez mais há necessidade de se contemplar esse segmento (a terceira idade) com adequados programas de atividade física, julgue os itens seguintes.

O consumo máximo de oxigênio do idoso não aumenta com a melhoria do seu condicionamento físico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Santin afirma que um desafio da Educação Física escolar é desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias da natureza, que formam um verdadeiro processo de imunização contra qualquer tipo de manipulação emocional e intelectual, protegendo os estudantes do alcoolismo e das drogas. Uma estratégia de aula que pode estimular esse processo perceptivo é

  • A.

    a vitória não recompensada.

  • B.

    o esporte brincado.

  • C.

    a supervalorização do erro.

  • D.

    o respeito às normas sociais.

  • E.

    a valorização de talentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...