Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Neira e Nunes, a preocupação com o pleno exercício da cidadania conduz o desenho curricular da Educação Física a uma perspectiva crítica, que deve levar em consideração o
indivíduo como resultado único das ações do meio que o rodeia.
efeito, causas e conseqüências do desenvolvimento biológico.
valor das regras e especificidades do jogo cooperativo.
conhecimento, a valorização, o respeito e a apropriação da pluralidade.
treinamento repetitivo de padrões de solução para problemas propostos.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
Considerando seu baixo percentual de gordura corporal e sua aptidão aeróbia, o garoto A deve-se adaptar muito facilmente ao voleibol.
O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:
feedback
demonstração
variação da situação estímulo
transferência de aprendizagem
capacidade de ilustrar com exemplos
A cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros,
o jogo, a dança e o canto.
a ginástica, o canto e o treinamento esportivo.
o treinamento esportivo, a ginástica e a leitura.
a recreação, o exercício físico e a leitura.
o exercício físico, a ginástica e a dança.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O garoto C deve ser encaminhado para prova de meio fundo (corrida de 1.500 m), considerando que seu desempenho anaeróbio e aeróbio e seu percentual de gordura corporal são compatíveis com essa modalidade esportiva.
As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:
do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores
da aprendizagem motora e não acredita na existência de "padrões de movimento humano
do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "padrões de movimento humano"
da aprendizagem motora e não acredita na existência de "esquemas motores"
do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "esquemas motores"
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O garoto A pode ser considerado um provável talento para as provas de curta e média duração devido ao fato de possuir aptidão aeróbia classificada como excelente para competições de alto nível.
O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?
dança
esporte
ginástica
jogos populares
estruturas psicomotoras de base
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O garoto B, de acordo com o IMC, foi classificado dentro dos padrões da OMS como tendo excesso de peso, ao passo que o seu percentual de gordura corporal é considerado normal.
Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o Brasil, a partir do final da década 70 surgiram quatro grandes abordagens na Educação Física escolar, que foram:
psicomotora, construtivista, desenvolvimentista, crítica;
tecnicista, construtivista, esportivista, crítica;
psicomotora, crítica, biologicista, construtivista;
psicomotora, tecnicista, construtivista, desenvolvimentista;
tecnicista, biologicista, esportivista, construtivista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...