Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com as últimas recomendações feitas pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva acerca da quantidade mínima e da qualidade recomendada de exercício para desenvolver e manter a aptidão cardiorrespiratória e muscular, julgue os itens a seguir, com relação aos procedimentos propostos para um programa diversificado, visando melhoria dos componentes da aptidão física para aprimoramento da qualidade de vida.
As diretrizes para um programa de atividade física bem elaborado incluem exercícios aeróbios combinados com exercícios resistidos e de flexibilidade para se obter um aumento significativo na força muscular, potência aeróbia e redução da gordura corporal com aumento da taxa metabólica de repouso.
De acordo com Neira e Nunes, a cultura existe à medida em que o homem se afasta do estado "natural", havendo, assim, uma oposição entre "natureza" e "cultura", sendo esta uma característica que pode distinguir a espécie humana das demais. Por estar associada à idéia de razão, cultura nesta perspectiva está de acordo com o
Iluminismo.
Existencialismo.
Parnasianismo.
Culturalismo.
Negativismo.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O garoto B, por ser mais pesado e mais alto que os outros, além de ter boa potência de membros inferiores, pode ser direcionado para a prática de basquetebol.
Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:
operatório-concreto
operatório-formal
sensório-motor
pré-operatório
simbólico
A escola é uma instituição social e, como tal, participa das relações socioculturais que promovem as desigualdades. Por inserir boa parcela da população nessas relações desiguais, pode ser entendida como
local isento de parcialidades políticas.
palco primário de confrontos culturais.
contexto sociocultural nocivo à sociedade.
promotora de conflitos inter-raciais.
reguladora inicial dos anseios de classe.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O garoto A possui a maior potência aeróbia de membros inferiores.
Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:
do interesse da maioria da turma, para despertar maior motivação para a aprendizagem
da competência didático-pedagógica do professor, para garantir a eficácia do ensino
do estágio de desenvolvimento motor dos alunos, para assegurar a aprendizagem das habilidades motoras
da popularidade dos temas da cultura corporal junto a comunidade escolar, para reforçar a identidade comunitária
dos diferentes temas da cultura corporal, para possibilitar a vivência e a reflexão acerca do seu significado, sentido e fatores determinantes
Para Neira e Nunes, a tarefa do currículo crítico-emancipatório é a de promover condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas do ensino, encaminhando o indivíduo para a emancipação, possibilitada pelo uso da
retenção.
andragogia.
autodisciplina.
linguagem.
dedicação.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
Apesar de o garoto C apresentar o melhor rendimento no teste de 40 segundos, possui potência anaeróbia total menor que o garoto B, devido a sua massa corporal.
Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:
fomentar o interesse permanente pela prática recreativa das atividades físico-esportivas
educar a juventude por meio de atividades lúdico-esportivas para a ocupação das horas de ócio
trabalhar as atividades físicas na perspectiva da formação de corpos harmoniosos, saudáveis e robustos
desenvolver, por meio da prática de atividades físico-esportivas, um caráter altruísta, participativo e solidário
formar uma consciência crítica em relação aos fatores determinantes das normas e valores competitivos que impregnam o esporte
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...