Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A competição nos programas de educação física NÃO deve ser tratada como um monstro da conduta humana ensina Freire. Assim sendo, este autor conclui que procedimentos corretos devem conduzir o aspecto competitivo como elemento:

  • A.

    diferenciador de habilidades inatas;

  • B.

    classificador dos mais aptos;

  • C.

    indispensável nos esportes coletivos;

  • D.

    encaminhador para a cooperação.

Segundo Fernandes Filho (2003), o método do somatotipo, de Heath-Carter (1967), é um dos mais utilizados na atualidade, tendo sofrido pequenas alterações em sua concepção inicial, o que lhe conferiu maior validade científica. Entre outras aplicações, o referido método pode ser usado para

I analisar a imagem corporal.

II comparar a forma corporal relativa de mulheres e homens.

III apontar as características das mudanças físicas das pessoas ao longo dos períodos de crescimento, treinamento e envelhecimento.

IV descrever e comparar a forma corporal de esportistas em diferentes níveis de competição.

V estimar quantitativamente a forma corporal e sua composição atual.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Ao desenvolver a noção de regras do jogo de futebol, Ferraz observou que:

  • A.

    meninas e meninos não apresentam diferenças significativas quanto à compreensão das regras do jogo;

  • B.

    meninos desenvolvem padrões motores e cognitivos superiores às meninas em todas as faixas etárias;

  • C.

    meninas e meninos não apresentam diferenças quanto a performance motora;

  • D.

    aulas separadas por sexo permitem que as meninas desenvolvam melhores perfomances motoras que os meninos.

Na ocorrência de fraturas em aulas de educação física ou na prática de esportes, devem-se adotar alguns procedimentos de emergência. Com relação a noções de primeiros socorros, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Na hipótese de fratura fechada no antebraço, o socorrista deve colocar duas talas, uma na face externa e outra na face interna do antebraço da vítima, de modo que as talas se estendam do cotovelo até o meio da palma da mão, e deve apoiar ou suspender o antebraço da vítima com uma tipóia.

  • B.

    No caso de fratura no pé, deve o socorrista retirar com cuidado o tênis da vítima, colocar talas nas faces externa e interna do pé fraturado, que devem ir do calcanhar até o meio da perna, e prender as talas com tiras.

  • C.

    Em caso de fratura na clavícula, uma maneira de imobilização provisória é a ligadura em forma de 8, com faixa larga ou bandagem, no sentido de tracionar os ombros da vítima para trás e estender a clavícula fraturada; em seguida, deve o socorrista suspender o antebraço do lado afetado, usando uma tipóia.

  • D.

    Na hipótese de fratura exposta e ferimento, a imobilização deve ser feita antes do curativo.

  • E.

    No caso de fratura fechada na perna, estando a vítima deitada, é providencial que o membro fraturado seja mantido em posição natural, sem qualquer desconforto, que o socorrista coloque talas suficientemente compridas para imobilizar as duas articulações próximas à fratura, que amarre as talas junto à perna fraturada, com tiras abaixo e acima do local fraturado e abaixo e acima das articulações próximas. Após esse procedimento, poderá, ainda, o socorrista amarrar, unidas, as duas pernas da vítima, antes de esta ser removida para atendimento médico.

Assegurar a igualdade de acesso à prática esportiva para todas às pessoas é uma meta conceitual do(a):

  • A.

    do associativismo no esporte;

  • B.

    da interdependência do bem-estar social com relação ao estado sociedade-esporte;

  • C.

    do esporte como meio democratização;

  • D.

    do envolvimento social do esporte.

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício físico, julgue os itens que se seguem.

I A adrenalina, hormônio secretado pelas glândulas supra%u2013renais, é elemento causador de vasoconstrição e, conseqüentemente, de elevação da pressão arterial.

II A atividade física, principalmente realizada em pé, constitui um dos meios de controle da pressão arterial, em razão, entre outras, da melhora da circulação periférica e orgânica.

III A diminuição da pressão arterial durante o exercício físico pode servir como parâmetro para a interrupção precoce e imediata de teste de esforço.

IV A pressão arterial é expressa por dois valores, sendo o maior denominado pressão diastólica ou de contração cardíaca, e o menor, pressão sistólica ou de relaxamento.

V Em situação de repouso, uma pressão arterial elevada, a exemplo de 200 mmHg/100 mmHg, não representa contraindicação para início de teste de esforço.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.

Assinale a opção correta acerca das alterações promovidas pelo exercício físico no sistema cardiovascular e na pressão arterial.

  • A.

    Existem evidências científicas de que a pressão arterial de indivíduos normotensos e hipertensos, tanto sistólica como diastólica, não se altera significativamente com um programa regular de atividades físicas.

  • B.

    É recomendada para indivíduos com doença vascular ou cardíaca a prática de exercícios estáticos, pois a tensão muscular comprime o sistema arterial, acarretando um aumento significativo da resistência ao fluxo de sangue.

  • C.

    Como a elevação da pressão arterial durante o exercício é consideravelmente mais alta quando a atividade é realizada com as pernas do que quando é feita com os braços, exercícios como marcha, corrida e ciclismo são contraindicados para indivíduos que apresentam disfunção cardiovascular.

  • D.

    A baixa pressão do sangue venoso é resolvida pela ação de válvulas que permitem um fluxo sanguíneo unidirecional de retorno ao coração, combinado com a compressão das veias pelos músculos durante o exercício, criando-se, assim, um efeito denominado de bomba de retorno venoso.

As lesões podem ser classificadas quanto a sua natureza ou quanto a seu tipo. Acerca dessa classificação, julgue os seguintes itens.

 I A lesão aguda resulta de um incidente traumático súbito, a exemplo de uma forte e repentina torção do joelho.

II A tendinite do tendão de Aquiles constitui exemplo da denominada lesão crônica.

III As lesões nos tecidos moles, como os estiramentos ligamentares, as distensões e contusões musculares, enquadram-se na categoria das denominadas lesões sem risco de vida.

IV As fraturas ósseas e luxações são consideradas lesões sérias.

V Constituem exemplos das denominadas lesões com risco de vida os sangramentos intensos (hemorragias arteriais), a hipotermia e hipertermia.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

No estudo da composição corporal, para se estimarem a massa livre de gordura e a água corporal de indivíduos saudáveis, utiliza-se o teste de

  • A.

    cicloergometria.

  • B.

    ergometria.

  • C.

    ergoespirometria.

  • D.

    goniometria.

  • E.

    bioimpedância ou impedância bioelétrica.

Acerca dos objetivos e benefícios potenciais do exercício físico regular, para fins de tratamento e reabilitação de indivíduos com artrite, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Um dos benefícios da atividade física regular é a melhoria do estado psicológico da pessoa.

  • B.

    Entre os benefícios potenciais do exercício físico, está a redução do risco em relação a doenças como enfermidades cardíacas, hipertensão, diabetes e outras patologias crônicas.

  • C.

    O exercício físico contribui para a diminuição da perda de massa óssea.

  • D.

    O exercício físico pouco ou nada contribui para a preservação e a restauração da amplitude dos movimentos de articulações lesionadas.

  • E.

    Um dos objetivos do exercício físico é o aumento da força e da resistência musculares para a melhoria da estabilidade articular.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...